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Este é um artigo que expõe resumidamente em 6 partes, as novas tendências para lojas virtuais que devem ser levadas a sério nos próximos anos. Hoje, na internet, não está nada fácil concorrer de igual para igual com os grandes grupos comerciais do varejo.

6 tendências para lojas virtuais nos próximos anos - tendências para lojas virtuais Artigos tendencias comercio eletronico

As lojas grandes geralmente conseguem sempre o menor preço, os maiores descontos, e vantagens nos serviços de pós-venda que lojas menores não possuem tanta facilidade para se igualar porque não tem tanto poder de negociação com fabricantes e fornecedores de produtos e serviços.

Então, como se sobressair em meio a forte concorrência e tornar sua loja mais atrativa para seu cliente? Certamente, você não deve nunca desgrudar os olhos dos grandes varejistas, pois assim fica mais fácil para você acompanhar as tendências, porque eles estão sempre atualizando suas estratégias comerciais.

Neste artigo, trazemos algumas tendências mais fortes para você pensar em aplicar à sua pequena ou média loja virtual e estar à altura dos maiores. Confira as dicas a seguir e comente suas experiências ao final desta leitura.

1. O frete é cortesia. E a encomenda chega mais rápido!

O valor do frete e a versatilidade do transporte para uma entrega mais rápida já é uma tendência, mas vai ficar cada vez mais forte nos próximos anos. O cliente fica cada vez mais exigente a cada dia, e nas compras online não é diferente, ele quer receber o produto rapidamente e de preferência não pagar nada pelo frete.

No entanto, para fazer a vontade dos clientes, você não necessariamente precisa ter prejuízo ou trabalhar com uma margem de lucro menor para oferecer frete grátis. Pesquise em todas as empresas de transporte e tente incluir várias formas de frete para o cliente escolher.

É interessante oferecer formas de frete expresso, onde o cliente pagará um pouco mais por isso, mas também uma opção de frete grátis, mesmo que tenha um prazo de entrega muito maior. Dependendo da urgência do cliente em receber o produto, ele não irá se importar em pagar um pouco mais para receber a encomenda rapidamente ou de esperar mais quando não tem pressa pela entrega da mercadoria.

2. Torne sua loja compatível com smartphones e tablets

De acordo com dados do site custora.com, o percentual de compras através de dispositivos móveis vem aumentando cada vez mais em relação às compras realizadas por meio de um computador ou notebook. No gráfico a seguir temos um comparativo das vendas no e-commerce, de julho de 2013 e de julho de 2014.

É possível notar que o percentual de vendas através de computadores e notebooks caiu 4% neste período, representando 83% de todas as vendas online em julho de 2013, contra 79% das vendas no mesmo período de 2014.

Ainda analisando o mesmo gráfico anterior, temos um aumento de 1% nas vendas através de Tablets e de 4% nas vendas por meio de Smartphones.

Esta tendência deve continuar nos próximos anos e por isso é muito importante que as lojas virtuais comecem a adequar seus sites o quanto antes para permitir que os clientes efetuem suas compras usando o dispositivo que quiserem, seja um computador, um tablet ou um smartphone.

Se sua loja virtual ainda necessita de vários movimentos de pinça (ampliar e diminuir o tamanho), com os dedos, nas telas touchscreen dos dispositivos móveis, é sinal que você já está atrasado. Procure o quanto antes um meio de tornar sua loja virtual “responsiva”.

3. Tendência do crescimento da busca online por produtos

O cliente que compra via internet hoje quer economizar tempo e dinheiro, por isso cada vez mais pessoas utilizam a busca online para encontrar o produto que desejam comprar.

A tendência seguida pelos sites de shopping online e também os buscadores, como o Google, é de mostrar as opções certas para o cliente com cada vez menos cliques. Por isso as empresas de busca online vão começar a desenvolver mais ferramentas para tornar as recomendações mais relevantes para os usuários e ajudá-los a navegar menos para encontrar a coisa certa.

Uma das formas de estar sempre bem na visão dos clientes é manter um cupom de desconto disponível em sites de cupons, como o PegaDesconto, assim ajudamos a mostrar sua loja no Google para seus clientes voltarem à sua loja e fechar a compra. Lembre-se que o concorrente tem o mesmo produto que você, então diferencie-se e torne este item mais barato na sua loja através de um cupom.

4. Marketing de conteúdo vale ouro!

O marketing de conteúdo é valioso para qualquer site da internet, e se tornou uma estratégia popular no e-commerce e vai continuar a crescer nos próximos anos, pode apostar. Esta é uma das principais maneiras com as quais as lojas virtuais estabelecem uma relação de confiança com seus compradores.

Um estudo recente mostra que, em 2014, 82% das lojas online nos EUA planejam aumentar seus orçamentos para o marketing de conteúdo. As lojas virtuais com um orçamento mais apertado, pode usar a criatividade e fornecer informações sobre produtos que sejam mais exclusivas, úteis e diferentes da concorrência, para inspirar as compras e ampliar o destaque nos resultados das buscas orgânicas.

Fazer marketing de conteúdo não está limitado a apenas escrever um release bacana sobre algum produto da sua loja, mas também ter um espaço com dicas, estilo um blog mesmo, dentro do mesmo endereço URL da sua loja virtual. Neste espaço você pode publicar dicas relacionadas com o tema da sua loja, avaliações (reviews) dos produtos que você vende, pesquisas reais sobre a eficiência e qualidade de determinados produtos etc.

Crie muito conteúdo, mas cuidado com o plágio. O site da loja virtual Bebê Store, por exemplo, mantém um blog, em formato de revista digital, que apresenta dicas de cuidados com o bebê, e este tipo de conteúdo consegue chamar a atenção dos clientes interessados no assunto, que acabam criando uma certa relação de confiança com a loja e passam a fazer compras online.

5. Produtos que só você tem

Alguns consumidores querem produtos originais e exclusivos, e as empresas precisam ser capazes de entregar isso de formas cada vez mais criativas – e rentáveis, é claro. Cada vez mais podemos notar as lojas oferecendo aos seus clientes a possibilidade de personalizar, modificar ou projetar os produtos que eles querem comprar.

Exemplos de produtos personalizáveis podem ser vistos facilmente na maioria das lojas de artigos esportivos, principalmente em lojas de grande porte como a Centauro, onde existem diversos itens que você pode solicitar a personalização, como é o caso deste camisa da Seleção Brasileira de futebol que você pode conferir clicando aqui.

Cada vez mais as lojas devem começar a implementar a tecnologia de impressão 3D para permitir e acelerar essa personalização. Para um pouco mais além de camisas personalizadas, as empresas de comércio eletrônico deverão investir em programas de personalização de diversos tipos de produtos para que os consumidores possam especificar de antemão o que eles querem comprar e quando eles querem comprar.

No futuro este investimento em produtos personalizados pode representar uma economia para a empresa que acreditar nisso, pois pode-se lançar um novo produto no mercado já sabendo qual a demanda de clientes para ele.

6. Invista na força da sua marca

Em meio a tantas lojas virtuais novas aparecendo todos os dias na grande rede, a construção de uma marca forte, que seja única e represente seu nicho de mercado, faz-se novamente essencial, como foi no passado.

Nenhuma das tendências anteriores é mais importante do que esta, pois sua loja virtual não vai sobreviver sem ter uma marca sólida como sua fundação. Empresas constroem uma marca forte oferecendo grandes produtos, articulando as suas missões e alinhando-se com pessoas influentes que podem falar sobre suas marcas, o famoso merchandising.

O ponto chave aqui é: não importa o que você faz, não se esqueça de sua marca, independente do seu tipo de negócio.

Enfim, as 6 tendências do comércio eletrônico que apresentei aqui, foram selecionadas com base no conhecimento do mercado e pesquisas. O que as une é o fato de que elas beneficiam tanto os consumidores quanto as empresas.

Uma loja melhor significa uma experiência de compra memorável para os consumidores, com mais opções, melhores serviços e preços mais baixos. E é uma vitória para as empresas também, porque isso significa clientes mais felizes, funções online com menos problemas e mais oportunidades de crescimento.

E agora queremos saber de você. O que achou dessas tendências e quais delas você vai levar em consideração ou levaria se fosse abrir uma loja virtual hoje?

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