O que é Black Friday ou sexta-feira negra?

  • Por Moisés Back em 26 de novembro de 2013.

O que é Black Friday ou sexta-feira negra? 5.00/5 (100.00%) 3 votos

O termo Black Friday ou sexta-feira negra, em tradução livre, foi criado nos Estados Unidos, para designar o dia em que os grandes varejistas norte-americanos fazem grandes promoções e oferecem os maiores descontos do ano. É uma data muito popular pelos preços mais atrativos e por anteceder a maior data festiva do ano, o Natal.

Black Friday Brasil1 O que é Black Friday ou sexta feira negra?

A Black Friday, nos EUA, se comemora na quarta sexta-feira de novembro, dia seguinte ao feriado de Ação de Graças por lá. O termo começou a surgir há poucos anos no Brasil e, vem ganhando cada vez mais importância dos grandes varejistas que, notaram a grande oportunidade de negócios nesta data, porque muitos consumidores a consideram o melhor dia do ano para comprar.

O termo, provavelmente, surgiu por volta do ano 2005, na Filadélfia, Estados Unidos, pois a polícia local denominava o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças como “a sexta-feira negra”, daí Black Friday, em inglês. Isto porque neste dia muita gente saia as ruas para as compras de natal, já que era o mesmo dia, oficial, da abertura das vendas de natal nas lojas. Hoje, o Black Friday é a denominação usada pelos varejistas para indicar o período de maior lucro e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores preços. O evento vem se popularizando a cada ano e já está virando tradição também no Brasil e Portugal, Paraguai e outros países da América latina, assim como Canadá, Austrália, Alemanha, Reino Unido e outros.

E aqui no PegaDesconto oferecemos um apanhado geral das melhores ofertas de desconto das lojas virtuais brasileiras.