O dia 15 de setembro foi escolhido como Dia do Cliente por ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
Imagine se sua empresa não tivesse clientes, o que aconteceria? Sim, ela desapareceria, porque o cliente é o único responsável pela existência de todas as empresas e entidades, de todos os produtos e serviços, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo. Sem clientes, ninguém sobrevive. O cliente é a peça fundamental no giro dos negócios. Ele é formador de opinião e propagador, positivo ou negativo, da imagem de uma empresa. Por isso, para se alcançar a fidelização, devemos dar a ele um atendimento bom e personalizado.
Sam Walton, fundador do Wal-Mart, a maior empresa de varejo do mundo, já dizia: “O cliente é tão importante que pode demitir todo mundo em uma empresa, desde o presidente até o mais humilde funcionário. Basta fazer uma única coisa: não comprar”.
A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos. A data, criada originalmente no estado do Rio Grande do Sul, serve para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas (fim do inverno).
O Dia do Cliente foi criado no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho José Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios. O dia 15 de setembro foi escolhido como Dia do Cliente por ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
O Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial. E com uma grande diferença: enquanto outras datas atingem públicos específicos, O DIA DO CLIENTE atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.
(fonte – Revista Varejo & Cia., SINCOVARP – Ribeirão Preto -SP)
• 1% por falecimento;
• 5% por mudança de endereço;
• 5% por amizades comerciais, ou adoção de novos hábitos;
• 10% por maiores vantagens de outras organizações (principalmente o preço)
• 14% por reclamações não atendidas, ou desapontamento com a qualidade do produto/serviço;
• 65% por indiferença no atendimento, má qualidade do serviço prestado.
Apenas UM de cada DEZ Clientes que têm, ou tiveram, problemas , permanece fiel à marca, ou a quem lhe vendeu.
(fonte – Revista Você S.A. – edição de setembro/98)
—
Artigo de contribuição exclusiva de autoria de Priscila Santos para o PegaDesconto.
Ver Comentários
Os Artigos do Blog são para comentários das pessoas que os leem. Fica desagradável e antiético, copiar e colar parte do texto do Autor, e Simplesmente colocar como Comentário Pessoal.
Assim como há o dia e semana do consumidor, mais no início do ano, há também o dia do cliente mais no final do ano. Parece ser a mesma coisa, mas não são. O cliente/consumidor só tem a ganhar, porque nestas datas há grandes ofertas, promoções e descontos.
São opções para os consumidores, para serem aproveitadas e realizar excelentes compras.
sim ,são ótimas oportunidades de comprar com descontos.
Se as opções Ofertarem Ótimas Oportunidades de aquisições, vamos aproveitar comprando o que está na lista das "Necessidades de Compras".
Verdade,excelente post,não sabia sobre a origem.
Sim,pena que nem todo lojista respeita o cliente.
sim, tem aqueles que gostam de colocar falsas promoções...
Verdade,não sabia a origem da data.
Excelente conteudo muito bom ,bem explicados nos minimos detalhes eu não sabia dessa data.
Ótimo conteúdo, muito bem explicado sobre os descontos e cupons deste dia
Já tinha visto falar,mas não muito.
sim, mais uma data para aproveitar as ofertas.
Amei o post,tem gente que parece não notar a importância do cliente.
Uau, não sabia que esse dia existia mesmo, muito legal o post
Que bom que fizeram o dia do cliente, assim temos mais cupons e descontos
Ja´tinha visto falar alog sobre,amei o post.
Obrigada,amo o dia do cliente,geralmente as lojas tem boas promoções.
Agora vamos esperar pelo proximo que infelizmente ainda vai demorar
verdade, sempre encontro ótimas promoções nessa época.
Salvo engano tem loja que dá mais pontos Dotz.
Boa tarde, muito bom ter um dia pra nós consumidores, bem legal o artigo.
Verdade,pena que nem toda loja respeita o cliente.
ótimo artigo e analise no final, de muito bom proveito para quem esta ou pretende atuar no ramo.
Verdade,quem sabe um dia tento mais uma vez vender pela internet.
Ótimo artigo!!!! adorei as dicas!!!! adoro esse site todo, vou indicar aos amigos.
Pena que não pontua mais por compartilhar.
esse site é maravilhoso, cheio de dicas e cupons de desconto.
Verdade,de vez em quando aproveito cupom.