Categorias: Dicas para economizar

7 dicas para viajar gastando pouco

Leia aqui dicas de como viajar sem precisar gastar muito. E saiba como pode se planejar, escolher destinos que tenham o melhor custo-benefício, comprar as passagens e fazer reservas com antecedência, pesquisar e comparar preços online, definir um orçamento diário, montar um roteiro, etc.

Viajar nunca foi dos prazeres mais baratos para o bolso. No entanto, em tempos de crise, a procura por meios alternativos cresceu muito, fazendo com que famílias, casais e amigos adquirissem novos hábitos na hora de escolher seu destino de férias. Em épocas de maré baixa, fazer uma viagem gastando pouco é a solução para não perder a chance de descansar e se divertir. Veja como é possível viajar gastando muito pouco em 7 dicas incríveis. Não perca essa chance!

Planejamento é tudo

Não é novidade pra ninguém: quem deixa para a última hora, acaba pagando muito mais caro. Se quer ter economia na sua viagem, a primeira coisa é se programar para poder organizar o passeio com antecedência. Quanto antes, melhor. Há inúmeros benefícios em planejar viagens a médio e até longo prazo, como veremos nas outras dicas.

Fique de olho nas promoções

Alguns meses antes da viagem, os trechos aéreos costumam reduzir muito de preço, podendo chegar até a 30% do valor padrão do bilhete. Mas é preciso ficar atento nas promoções e sempre pesquisar na internet. Assinar a newsletter das companhias aéreas ou curtir as fan pages faz com que a informação chegue mais fácil. Aproveite cupons de descontos e outras oportunidades para economizar, oferecidas pelas companhias e sites de turismo.

Faça uma projeção de gastos diário

Se o dinheiro está contado, nada melhor do que estipular metas para não estourar o orçamento. Veja qual é a quantia total que poderá gastar e divida pelos dias em que estará em trânsito. Dessa forma, saberá qual a média de gasto diário para ficar em um limite saudável para o seu bolso. Se deseja fazer um programa especial, você pode remanejar a média para mais ou para menos, conforme a sua rotina.

Fuja da alta temporada

As festas de fim de ano costumam inflacionar o mercado do turismo. Hotéis, restaurantes e translados podem até dobrar de preço nos meses mais procurados do ano. Se a ideia é gastar pouco, vale a pena tentar driblar a concorrência e optar por meses mais tranquilos. Experimente viajar em dezembro, antes do Natal, ou imediatamente após o carnaval.

Vá visitar amigos que estão longe

Nada melhor do que rever velhos amigos que moram longe ou estão passando um tempo fora. O convívio social é uma ótima desculpa para conhecer outra cidade ou até mesmo outro país. Visitando a cidade de amigos, os programas podem ser menos turísticos e mais sociais, diminuindo os custos com eventos e pontos muito badalados.

Faça programas alternativos

Se faz questão de ir no melhor restaurante da cidade ou de compras de luxo, economizar será difícil. Mas se é do espírito aventureiro e explorador, há ótimas alternativas para gastar pouco em viagens. Pequenos restaurantes guardam, além de boas histórias, muito charme e bom tempero. Procure os tradicionais fora da rota do turismo e seja surpreendido. As compras também podem ficar por conta de lojas de segunda mão e brechós, que possuem artigos de qualidade por um preço muito acessível.

Viaje gastando pouco e se divertindo muito

Pesquisar antes o local visitado pode trazer ricas informações para quem gosta de conhecer bem as cidades por onde passa. No verão, há programas como festivais de música e eventos em parques, que geralmente são gratuitos e muito agradáveis. Praia, por incrível que pareça, pode ser um passeio econômico, já que a principal atração não cobra ingresso. Alugar uma casa no litoral com a família pode ser uma solução para fugir da rotina sem pesar no bolso.

Com tantas alternativas, não há mais motivos para ficar em casa nas férias. Siga as nossas dicas e veja como viajar gastando pouco vale muito a pena! Quer receber mais dicas sobre viagens e turismo? Sugira um tema para a gente através dos comentários abaixo!

Referências
  1. http://www.360meridianos.com/2015/07/como-viajar-pelo-brasil-gastando-pouco.html
  2. http://viajargastandopouco.com/viajar-gastando-pouco-11-dicas-infaliveis/
  3. http://www.schusterturismo.com.br/dicas50economicas.html
  4. http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2015/08/28/10-dicas-simples-para-viajar-gastando-pouco.htm

Ver Comentários

  • Realmente como diz logo no inicio planejamento é tudo, se pesquisar antes as opções disponiveis e se informar sobre preços, custos e taxas, a economia e garantida, post muitissimo util este.

  • Ótimas dicas pra quem gosta de viajar e quer ou precisa economizar nas viagens.

    • Acho que a dica mais dificil é fugir da alta temporada, embora não seja impossivel, mais a muitos fatores envolvidos, férias da empresa, companhia, clima do destino, época de festas..., é dificial conciliar tudo, e viajar no período mais econômico.

  • Viajar é muito bom , porém é caro , qualquer dica que possa reduzir o preço é otimo

    • Em economia a viajens a grandes centros, na hora do almoço procure tambem por redes de supermercados como pão de açucar, carrefour..., estas redes costumam servir refeições de qualidade e possuem espaço proprio para isto, e custa menos que restaurant

    • E seguir uma só dica talvez nem faça tanta diferença no preço, para se tiver dicas para economizar em vários pontos, a economia de todas juntas, já gera uma diferença poupada considerável.

  • Viagem é realmente caro, adorei as dicas, dá para economizar muito dessa forma.

    • Destas dicas a > Vá visitar amigos que estão longe, tem sido a que mais fiz uso na ultima década, mais espero fazer mais uso das outras dicas nesta outra década.

  • ótimo conteudo com varias dicas que vai ajudar a muitas pessoa se tudo bem explicadinho nos minimos detalhes.

    • Uma dica para economizar em viagens internacionais, não comprar toda a moeda local, aqui no Brasil, deixar uma metade p/ comprar no destino, é melhor devido as taxas de câmbio e imposto menores em muitos outros países.

      • Mais dica adicional, pesquise os solos da região, e já leve um calçado adequado, pois muitas veses somos surpreendidos por caminhadas em solos mais rusticos, e acabamos por precisar comprar calçados mais caros nos e ou proximo de pontos turisticos.

  • Obrigada,costumo viajar em épocas de baixa temporada,pra economizar.

    • Eu não tenho conseguido usufruir de economia nas baixas temporadas, devido alinhamento de férias com terceiros. Mais Faço a projeção dos gastos e consigo economizar um pouco, em outros gastos.

      • concordo com você eu também viajo em baixa temporada pois tudo é mais barato hotel consegue pela metade do preço

  • Obrigada pelas dicas, adorei bastante, vou compartilhar com os amigos e familiares.

    • é um tópico muito benefico a todos, pena que os participantes aqui, não o enriquecem mais com outras dicas...

    • Outra dica quando estiver hospedado e for fazer passeio turístico, tente não usar só transporte contratado, e ponto de táxi em porta de hotel, saia para fazer passeio em feira local, e pegue táxi ou Uber apartir da feira, a negociação fica economica

      • Sim interessantes e tambem vantajosas para gerar economia real, e tambem informação cultural e educacional.

  • Boas dicas pra quem quer viajar e não quer gastar muito na viagem

    • Viagens para o nordeste é possível economizar com o almoço, pois o café da manhã lá e reforçado e costuma ter itens de almoço, e em alguns estabelecimentos é servido até às 11:00, ou seja se tomar café tarde nem estará com fome na hora do almoço

  • com essas dicas vou tentar economizar um pouco na viagem. bom artigo.