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Clientes poderão cancelar serviços de telefonia sem atendente

Novas regras da Anatel passam a valer a partir de junho de 2014.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou recentemente, em 20 de fevereiro de 2014, novas regras para serviços de telefonia fixa e móvel, que passam a valer a partir de junho de 2014. Uma das determinações novas é a regra de que o cliente não precisará mais passar por um atendente para fazer o cancelamento de serviços de telefonia, banda larga ou TV por assinatura. Os consumidores, a partir de junho, poderão realizar cancelamentos de forma eletrônica, por telefone, internet ou terminais de autoatendimento.

Esta  medida é parte do novo regulamento da Anatel para estes serviços, que detalha direitos e garantias dos consumidores e deverá ser seguido por todas as empresas dos setores envolvidos.

Como é o cancelamento automático
A lei dos call centers, de 2008, já determina que o cancelamento de serviços possa ser feito de forma rápida pelo consumidor. No ano passado, a Anatel mencionou a ideia de que ele pudesse ser feito sem que o cliente tivesse que conversar com um atendente.

A nova regra diz que, quando o cliente optar pelo cancelamento automático, a operadora terá um prazo máximo de 2 dias úteis para efetivar a decisão. Nesse período, o serviço continua em vigor e consumidor pode desistir do encerrá-lo. Nesses 2 dias de prazo, qualquer gasto feito pelo cliente será cobrado mas, ao fim dele, a operadora não poderá mais fazer qualquer tido de cobrança.

Continua valendo a opção de o cliente fazer o cancelamento junto a um atendente: nesse caso, o serviço deve ser encerrado imediatamente.

Crédito do pré-pago
Outra medida definida nesta quinta é que os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, não existe prazo mínimo para validade: as empresas são apenas obrigadas a oferecer aos clientes o acesso a créditos com validade para 90 e 180 dias – obrigação que será mantida.

Esse assunto chegou a ser discutido na Justiça: no ano passado, uma decisão judicial proibiu a fixação de prazo mínimo de validade dos créditos e determinou a revalidação daqueles que haviam expirado. Essa decisão, porém, foi suspensa.

De acordo com a Anatel, os créditos com validade eterna trariam prejuízo às empresas e aos próprios consumidores, já que sem a previsão de vencimento a tendência seria o valor do serviço subir. Cerca de 80% dos telefones celulares ativos no país hoje são pré-pagos.

O regulamento também prevê a obrigatoriedade de as operadoras informarem seus clientes quando o crédito estiver próximo de expirar. O objetivo é evitar que a pessoa seja pega de surpresa e não consiga fazer uso do telefone em um momento de emergência.

Fatura do pós-pago
A agência também definiu novas regras para garantir direitos de clientes de planos pós-pago de telefonia celular. Entre elas está a criação da fatura detalhada, que deverá informar aos clientes o valor dos tributos cobrados sobre cada serviço contratado por ele.

O regulamento estabelece ainda que as faturas deverão ter um espaço para levar aos usuários desse serviço informações consideradas importantes, como alterações nas condições de provimento de um serviço, expiração de uma determinada promoção, reajuste no valor cobrado por serviços e existência de débitos vencidos. A agência, porém, dá prazo de 2 anos para que essa exigência comece a valer. O objetivo é dar tempo para que as operadoras se adaptem às mudanças.

Outra novidade é que as empresas passam a ser obrigadas a informar o usuário quando o consumo de um serviço, como número de mensagens tipo SMS ou uso de internet móvel, estiver próximo do limite da franquia contratada. Essa regra deverá valer em 18 meses.

Lojas farão atendimento pós-venda
A Anatel também decidiu que as lojas que hoje fazem apenas a venda de celulares e de produtos relacionados serão obrigas também a oferecer atendimento às demanda dos clientes. Isso significa que o cliente poderá procurar as lojas associadas às marcas dessas operadoras para tentar registrar reclamações, solucionar problemas ou mesmo cancelar o serviço.

Essa regra vale apenas para as lojas associadas às marcas das operadoras e não terá que ser cumprida, por exemplo, por varejistas ou supermercados, que também oferecem a venda de telefones celulares. Além disso, o texto abre a possibilidade de que esse atendimento ao cliente seja feito por um funcionário ou um em um terminal de autoatendimento que ofereça acesso ao site da operadora. A medida deverá vigorar em 18 meses.

O relator do regulamento, conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone, disse que essa medida vai ampliar os pontos e as possibilidades de atendimento aos consumidores de serviços de telefonia. Hoje, é necessário acessar a central de atendimento das operadoras por telefone ou pela internet. De acordo com ele, apenas uma das quatro grandes operadoras do país dispõe hoje de 2,4 mil lojas associadas à sua marca no país.

Operadora tem de retornar ligação
Outra exigência é que as prestadoras retornem as ligações telefônicas quando há queda dela no meio de um atendimento. As centrais das empresas também deverão passar a receber tanto chamadas de telefones fixos quanto celulares.

Ainda de acordo com o regulamento, as operadoras dos serviços de telecomunicação serão obrigadas a gravar todas as conversas feitas pelo telefone com seus usuários, inclusive aquelas que partiram da empresa para, por exemplo, oferta de um serviço ou promoção. O objetivo dessa medida é garantir aos consumidores prova do descumprimento de promessas feitas pelas operadoras nesse tipo de contato, alvo de reclamações.

O regulamento também detalha como deve ser feito o atendimento pela internet. Todas as operadoras serão obrigadas a manter em seus sites um espaço destinado a cada usuário e que deverá conter: cópia e sumário do contrato, plano de serviço contratado, documentos de cobrança, histórico das demandas desse cliente, mecanismo para solicitar cópia das gravações de conversas mantidas com o call center, além da ferramenta para cancelamento automático do serviço. Após encerrar um contrato, a pessoa terá garantia de acesso a esses dados por seis meses.

A Anatel definiu ainda que os consumidores terão prazo de 3 anos para contestar débitos lançados nas contas desses serviços. E que a emissão de nova fatura sem os valores questionados será gratuita nesse período. Além disso, ao receber uma reclamação desse tipo a prestadora terá 30 dias para responder. Se não cumprir o prazo, terá que devolver em dobro o valor questionado e já pago.

Ofertas e contratação de combos
O regulamento determina que os combos – pacotes de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura – devem estar sob um único contrato. E que esse contrato deverá detalhar ao consumidor o valor de cada serviço dentro e fora do combo, para que ele saiba quanto está economizando com a opção pelo pacote.

Ele define ainda que a página na internet das prestadoras desses serviços terá que apresentar todos os planos que estão à venda. E que as ofertas devem estar disponíveis a todos os interessados, inclusive aos que já são seus clientes, sem qualquer tipo de discriminação.

Atualmente existem casos de clientes que, ao verem uma promoção da sua operadora que oferece um serviço por preço mais baixo do que ele paga, são impedidos de aproveitá-la por cláusulas de contrato. O objetivo do novo regulamento, ao determinar que não pode haver discriminação nas ofertas, é evitar esse tipo de situação.

O regulamento mantém o direito do consumidor de optar por receber ou bloquear o envio, para o seu telefone, de propaganda por meio de mensagens.

A Anatel determinou a criação de um grupo, com a participação das operadoras de serviços de telecom, para discutir os meios de implementação das novas medidas.

Fonte: g1.com.br

Ver Comentários

  • Ainda bem que foi aprovado tal medida, quem passou por atendimento sabe como é estressante e frustrante

    • Teve vez que fui desbloquear celular,foi simples,a loja atendeu bem.

      • Existem serviços que somente presente na loja é possível resolver o Imbróglio. Nem sempre o Atendimento Humano é Nocivo para as nossas Prerrogativas.

    • A Anatel vem evoluindo mais rápido ao longo dos Últimos Anos, proporcionando aos usuários dos serviços de Telecomunicações e afins prestados no Brasil. Acredito que tenha muitas outras novidades Benéficas para serem implantadas.

      • Espero que a divisão dos clientes da oi seja feita de maneira digna.

        • Na minha área os clientes foram migrados para a Operadora Claro Móvel.

  • Otimo post cancelar serviços de qualquer tipo com atendente e um inferno.

    • A ANATEL vem colaborando nas Elaborações e Publicando Resoluções, com a finalidade de que o Atendimento seja mais eficaz do que a tempos atrás

    • Já teve vez que minha família passou por problema,mas foi com outro tipo de serviço.

      • Acredito que cada Casa é um Caso diferente. Existem soluções que somente nas lojas físicas são passíveis de serem solucionadas.

      • No meu caso,o desbloqueio de celular,feito a muito tempo,não foi tão complicado.

  • ótima iniciativa, deveria ter tambem uma legislação de multa, para serviços tarifados que são incluídos nos planos dos clientes sem autorização formal do mesmo. Por muitas ocasiões me senti lesado por cobranças indevidas destes serviços.

  • Dica perfeita para quem não aguenta mais esperar ouvindo aquela música chata de espera

    • nossa aquela música é muito chata, e a gente fica um tempão esperando e as vezes cai a ligação.

      • O Decreto nº 6.523, de 31 de Julho de 2008, regulamenta a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, fixando normas sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor, estabelecendo dentre outras questões, o tempo máximo para atendimentos aos clientes.

        • Quando não somos bem atendidos por telefone ou aplicativo, o melhor é dirigir-se a uma loja física da Operadora em questão.

    • Muito bom este artigo para as pessoas que estão passando por essa situação, não é meu caso mas poderá vir a ser um dia

    • Às vezes, torna-se necessário o atendimento para resolução de várias incidências ao mesmo tempo. Para o simples cancelamento é perfeito, Entretanto se for necessário negociar com o atendente, é bom saber das resoluções da ANATEL.

      • Realmente.ainda bem que quando minha família trocou a operadora de telefone fixo foi simples.

        • Atualmente a portabilidade, cancelamentos ou alterações dos Serviços com as operadoras, vem se tornando mais eficazes e com mais rapidez.

  • eu gostei das dicas são perfeitas pra quem não quer perder horas esperando pra cancelar um serviço de telefonia,eu mesmo não gosto.

    • Cada vez mais está se tornando muito mais rápido e prático, cancelar serviços de telefonia, Banda larga e TV por assinatura sem atendente.

      • sim, as vezes a gente fica um tempão esperando e a ligação cai do nada.

      • Bom sabermos que alguns serviços podem ser cancelados com maior rapidez, do que ficar horas aguardando um atendente.

        • Existem casos em que é necessário ir até a loja física da Operadora, para resolver a questão.

  • essas dicas são perfeitas pra quem não quer perder horas esperando pra cancelar um serviço de telefonia

    • Sim,só soube que pode através do pegadesconto,na vez que precisei cancelar serviço de telefone não tinha essa opção.

  • São informações muito importantes e de alta relevância, que muitas das vezes não temos ciências das resoluções da ANATEL.

    • Tem razão,só soube através do pegadesconto,até compartilhei,pena que não tem mais o link pra fazer isso.

  • Bem útil esse artigo, bom saber que existe essas possibilidades. Obrigada.

    • Concordo,o blog ensina muito,e o site tem cupons perfeitos como da zattini.

      • Ensina muito, sempre tem algo interessante, também adoro os cupons Zattini, pois sempre compro nesse site.

    • Use sempre que precisar, pois a ANATEL, atende via Telefone ou via o próprio site, podendo ser relatado as Ocorrências com as Operadoras de Telecomunicações.

      • E funciona melhor, já fiz reclamação no site da ANATEL, e o retorno para resolução foi diferenciado, porem quando é pelo SAC da operadora, o processo é muito desgastante.

  • Obrigada amei saber pretendo compartilhar pelo whatsapp.Isso é muito útil.