Dicas para economizar

Mochilão pelos Estados Unidos: planejando o seu como um profissional

O objetivo desse post é ensinar você a planejar seu mochilão pelo Estados Unidos. Veja quais documentos vai precisar e dicas de como economizar dinheiro com hospedagem, transporte e comida.

Fazer um mochilão pelos Estados Unidos é o sonho de muita gente, e não é para menos. O país, que é enorme, possui muitas cidades famosas, cheias de atrações legais e opções para todos os gostos e perfis de viajantes.

Se você está planejando o seu mochilão, veja essas dicas que irão te ajudar muito:

Documentos necessários para um mochilão pelos Estados Unidos

Passaporte

O primeiro documento que deve ser providenciado é o passaporte. Caso você ainda não tenha um, pode fazer a solicitação no site da Polícia Federal. O ideal é fazer a solicitação com no mínimo seis meses de antecedência, para ter tempo de sobra e não correr o risco de imprevistos atrapalharem seus planos de viagem.

Se já estiver com o passaporte em mãos, atente-se à data de validade do mesmo. Ao contrário do que muita gente diz, não é necessário que o passaporte tenha mais de 6 meses de validade. Ele precisa apenas ser válido no momento em que você sair dos Estados Unidos, então é nessa data que você deve prestar atenção.

Visto

Com o passaporte em mãos, você já pode fazer a solicitação do visto. O ideal é iniciar esse processo pelo menos três meses antes da viagem. Geralmente é um processo rápido, mas com muitos detalhes, como formulários, atendimentos presenciais, entrevistas, entre outros.

Para fazer um mochilão, o visto necessário é o de turista, Mesmo se você tiver outro tipo de visto americano, como o de estudante ou de trabalho, você precisa solicitar o específico para esse tipo de viagem.

Roteiro ideal

Como os Estados Unidos são um país muito grande, o ideal é escolher uma região para conhecer e evitar deslocamentos muito longos. Você pode, por exemplo, fazer um mochilão pela costa leste, incluindo Nova York, Washington e Philadelphia, ou então, explorar as cidades californianas, como São Francisco, Los Angeles e São Diego.

A escolha das cidades é algo muito pessoal e depende muito dos seus interesses e do seu perfil, então você deve pesquisar um pouco sobre cada região e escolher a que mais te interessar.

Os voos de uma costa a outra dos Estados Unidos podem durar até 6 horas, ou seja, são viagens longas e que se tornam cansativas. Por isso, escolher cidades próximas é a melhor opção.

Deslocamentos: como ir de uma cidade à outra?

Antes de escolher os meios de transporte, é preciso definir o roteiro. Analise o custo-benefício em relação ao tempo de viagem e aos preços.

As principais opções de transporte são o avião, ônibus e trens. Muitas pessoas optam por fazer uma roadtrip — uma viagem de carro — mas para essa opção é preciso analisar as condições climáticas, a distância entre as cidades e os documentos necessários para alugar um carro no exterior.

Uma outra sugestão é utilizar aplicativos de carona compartilhada, como o Uber, que tem várias modalidades bem baratas à disposição. No Uber Pool, por exemplo, você consegue rachar o valor da viagem com outros passageiros que estão indo ao mesmo lugar.

Hospedagem

A hospedagem é um dos itens mais caros de qualquer viagem e, sendo assim, os mochileiros geralmente optam por ficar em hostels com quartos compartilhados para economizar. Principalmente nas grandes cidades, é muito fácil encontrar diversas opções.

Nos Estados Unidos, a hospedagem em “motéis” também é muito comum entre os mochileiros. Diferente do Brasil, o termo “motel” nos Estados Unidos significa simplesmente hotéis mais simples e econômicos.

Outra boa opção são os apartamentos por temporada, principalmente para quem viaja em grandes grupos. É preciso apenas tomar cuidado, pois em algumas cidades — como Nova York e Miami — esses aluguéis por temporada são proibidos. Portanto, antes de alugar, veja se a prática é permitida na cidade escolhida.

Moeda

A única moeda utilizada e aceita em qualquer cidade dos Estados Unidos é o dólar. A melhor opção é trocar a moeda ainda no Brasil. Você pode optar por levar o dinheiro em espécie, em cartões pré pagos de viagem ou no cartão de crédito. Não se esqueça de verificar as taxas cobradas pelos cartões.

Acha que essas dicas irão ajudar no planejamento do seu mochilão pelos Estados Unidos? Então não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo!

 

Ver Comentários

  • Em um mochilão, importante tambem apontar para atenção a cultura da região que se esta, sugiro estudar bem os comportamentos culturais e costumes do local por onde passa, afim de não gerar problemas indesejados, pois muitos dos nossos costumes como normais aqui podem ser anormais e grosseiros em outro local.

    • Referente ao tópico moeda, p/ quem for fazer um 'mochilao', sugiro levar pelo menos 3 meios de pagamento, pode ser: uma parte em valor em espécie, parte em cartão pré-pago internacional, e parte em uma carteira digital internacional como PayPal.

        • E também se possível contratar um seguro pessoal, mesmo sendo um simples, pode fazer a diferença se precisar.

          • Obs. O termo motel nos USA é diferente daqui no Brasil, não sabia desta, realmente interessante, pegadesconto tambem é cultura regional...

    • Por exemplo nos USA, é muito comum se dar "gorjeta", pelo recebimento de favores, e ou serviços já pagos, o que é opcional aqui no Brasil, a ausencia de gorjeta lá pode até gerar situações muito incomodas e inesperadas...

  • Particularmente eu acho um pouco perigoso mochilar por ai sozinho principalmente pra mulheres mais pra quem gosta de viajar sozinho essas dicas são boas.

    • Realmente parece ser uma aventura instigante mais para mulheres sozinhas, não seria recomendado.

  • excelente conteúdo muito bom bem explicado nos mínimos detalhes vai ajudar muitas pessoas.

  • Boas dicas, mas prefiro viajar de uma maneira mais tranquila e confortável.

    • Uma dica para ter um roteiro mais confortável sem sendo mochilão ou viagem normal, é estudar a época e condições climáticas do destino, pois o impacto pode ser grande no desconforto.

      • Um mochilão que certamente poderia ser uma fria, seria se o trajeto fosse realizado no inverno.

  • Obrigada,apesar de não ter interesse em viajar pro exterior achei bem interessante.

    • Pessoalmente em minha condição eu teria vontade de fazer um mochilao desde de que seja em grupo.

    • eu acho muito perigoso viajar por ai sozinho principalmente para as mulheres o bom é ir com uma amiga.

  • Muito bacana esse post, dá até vontade de ir deve ser uma aventura inesquecível

    • Concordo se pudermos e conseguirmos, só precisamos fazer por onde esta aventura não seja inesquecível por conta de situações sofríveis.

  • boas dicas pra quem quer se planejar e fazer mochilao pelos Estados Unidos