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Problemas com compras na internet: saiba como resolver

Veja quais são os problemas mais comuns ocorridos com compras feitas pela internet e como evitá-los ou resolvê-los, caso já tenha acontecido. Aprenda a identificar sites confiáveis para comprar online.

Comprar pela internet é uma das maravilhas do mundo moderno, que permite que possamos escolher, pagar, comparar preços, e até optar por formas de pagamento sem sair de casa. Mas esta comodidade pode acabar se tornando em um problema, justamente em função de toda tratativa ocorrer a distância e a comunicação com os vendedores nem sempre ser das mais simples.

Ainda mais quando lembramos que, na internet, é mais fácil aplicar golpes do que na vida real, mesmo que isso seja relativo em alguns casos específicos. Mas se você seguir nossas dicas aqui do Blog do PegaDesconto nunca terá problemas, e se tiver serão mais simples de resolver.

Levando em consideração estes inconvenientes que podem ocorrer em alguns casos, o post de hoje traz os problemas mais comuns, e o que fazer para que a prática de realizar suas compras na internet continue sendo algo cômodo e seguro. Confira!

Os principais problemas

Você escolheu seus produtos, colocou no carrinho, o pagamento foi confirmado, e a partir daí podem surgir uma série de aflições características das compras na internet, como:

  • Atraso na entrega em relação ao que foi combinado;
  • Entrega do produto diferente do que foi comprado;
  • Dificuldades em realizar a troca;
  • Ou simplesmente o vendedor/loja sumir e o produto nunca ser entregue.

Existem também outros inconvenientes, como a não confirmação do pagamento ou outras falhas no site que podem até não causar prejuízo, mas que caracterizam um e-commerce sem a devida estrutura de atendimento, e é com estes que você deve ter cuidado.

Como evitar os inconvenientes causados pelas compras na internet?

Atualmente existem uma série de detalhes que podem ser observados antes que você confirme a compra, que garantirão que a transação será tranquila e as mercadorias adquiridas chegarão no local combinado conforme você escolheu. Atenção para as seguintes informações:

  • Sites de reclamações são grandes aliados dos clientes. Verifique se existem registros de inconvenientes, e acompanhe de que forma o vendedor resolveu o problema. Um dos recomendados é o Reclame Aqui;
  • Verifique se a loja disponibiliza algum contato telefônico, de preferência algum telefone fixo, e observe também se o CNPJ da loja está descrito no site. Colhidas as informações, é hora de verificar junto aos órgãos reguladores se estas informações realmente condizem com a realidade;
  • Não facilite. Se você ainda não realizou compras em determinado site, faça – a em data que a entrega da mercadoria seja anterior ao lançamento em sua fatura do cartão. Isso permite que a compra seja estornada caso a demora se caracterize;
  • E principalmente converse com seus amigos e outras pessoas em fóruns e redes sociais, perguntando se a experiência de compra foi satisfatória;
  • Compare as ofertas do site com outros vendedores. Se a esmola for demais, vale a pena desconfiar. Normalmente é assim que as páginas de vendas na internet que praticam fraudes atuam.

Jamais efetue compras num site de comércio eletrônico que não possua link de navegação segura (HTTPS antes do endereço www, em verde) pelo menos na página de login/cadastro e fechamento do pedido, onde informações sensíveis dos clientes são passadas pelos servidores do site. E nunca compre numa loja virtual que não possua o CNPJ visível no rodapé da página. Além disso, copie o número do CNPJ e acesse o site de validação de CPNJ da Receita Federal para conferir se realmente existe a empresa e se está ativa/regular.

Ajuda do Procon

O Procon de São Paulo mantém uma página que lista os sites não confiáveis baseada nas denúncias de compradores. A lista é atualizada frequentemente, e traz os sites de vendas na internet que de alguma forma causaram prejuízo aos consumidores. Vale a pena conferir, pois, muitos destes continuam no ar. Pode ser acessado através deste link.

Mas caso tenha sido vítima de algum inconveniente ou fraude, e não conseguiu resolver através do contato com o site, o Procon de sua cidade é a melhor forma de se orientar quanto aos procedimentos a serem realizados. Muitos dos problemas são resolvidos antes mesmo de darem entrada em tribunais de pequenas causas. Mas lembre-se de que sempre é melhor prevenir do que remediar.

E você? Já toma todos estes cuidados em suas compras na internet? Aproveite que aprendeu a fazer suas compras de forma mais segura, e não perca nenhum desconto! Assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

Referências

Ver Comentários

  • Este post também aborda um tópico que é atemporal, os problemas com compras virtuais são inumeros, dá para fazer vários tópicos detalhando.

    • Um dos problemas principais tambem, é a entrega do(s) produto(s), com avaria, marcas/manchas , e tambem produto incompleto, eu já tive a infelicidade de receber produto nestas condições.

  • Muito úteis essas dicas pra quem compra na Internet ajuda a evitar problemas.

      • Pessoal uma consideração antes de cancelar uma compra por demora na entrega, nem sempre é má fé do site que vendeu, muitas vezes o site que vende não tem o produto, ele encomenda de terceiros após o pedido, isto é uma modalidade normal atualmente.

        • Confirme com o atendimento da loja/site, se a demora é procedente por este tipo de motivo, isto deixara o comprador mais tranquilo. Mais não generalizem pois em alguns casos pode ser realmente má fé.

  • o procon sempre me ajudou quando tive problemas mas o importante é tomar cuidado sempre que for comprar.

    • Ainda não precisei recorrer ao Procon, por problemas em compras, espero não precisar, mais nunca sabemos se futuro Não será preciso.

  • Obrigada nunca tive problemas com compras pela internet,amo esse tipo de compra.

    • Eu raramente tenho problemas porém neste momento justamente estou com problemas com 3 sites ao mesmo tempo.

  • Obrigada pelas dicas, sempre compro pela internet, então é bom ficar atento e por dentro do assunto.

    • Como medida de ajuda a prevenir estes tipos de impasse com problemas nas compras, anualmente alguns portais como ebit, Ecommerce Brasil, Valor Mile outros, fazem ranking e premiação de lojas com os melhores atendimentos, este ranking podemos usar com

    • Complicado que mesmo com toda nossa atenção é possivel surgir problemas não previstos, não estou sendo pessimista, mais é bom saber que sempre estamos exposto a algum problema nas compras.

  • Muito boa a matéria, é sempre bom estar atualizada sobre essas coisas!

    • Atualmente um bom "termômetro" de erros tem sido o tradicional site reclame sempre vale a pena consultar, se a loja tem mau índice afim de minimizar o desgaste de resolver problemas

  • ótimas dicas de como resolver quando se tem um problema com alguma compra que fez pela internet

    • As dicas também podem servir para resolver problemas com compras, em lojas físicas também.

    • Sim certamente e nos usuários podemos enriquecer o post aínda mais, com dicas complementares.

  • em qualquer lugar da problema não só na internet até em lojas fixas também

    • Certamente em algumas lojas fixas tipo casas ba..., se tiver problemas com o produto comprado, dificilmente conseguira a solução como esperado.

  • eu que compro muito na internet tenho muitos duvidas agora fico mais fácil de entender.

    • Como a internet, sempre está inovando o processo de comprar, sempre continuaremos a ter novas dúvidas.