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Visões de negócios que a Copa do Mundo 2014 nos ensinou

Este artigo compara estratégias e situações do futebol durante a Copa do Mundo e traz visões e ideias para você usar estratégias vitoriosas no seu modelo de negócios.

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, acabou, a Alemanha massacrou nossa seleção e depois venceu a Argentina na final, e levou pra casa o título de melhor no futebol mundial. Mas nosso país teve a oportunidade de tirar muitas lições de aprendizado que só o maior evento esportivo do mundo pode nos proporcionar. Uma das lições que a Copa do Mundo da Fifa pode ensinar para os “marketeiros de plantão”, são suas estratégias e o modelo de negócios utilizado para administrar um evento de tamanha magnitude com sucesso. Assim como a Copa do Mundo, o comércio eletrônico também faz parte de uma grande rede de estratégias e ideias complexas que o fazem funcionar. Por isso é preciso que as empresas de e-commerce consigam entrar em campo e mostrar seu melhor neste grande jogo, que ao contrário do futebol, pode ter vários vencedores. Os lojistas da internet devem estar bem equipados com seus planos de jogo e ter uma equipe de profissionais prontos para agir e evitar a perda de vendas e de clientes. Neste artigo apresentamos algumas visões comparativas com atitudes dos times, jogadores e treinadores que estiveram na Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Escale um time de pessoas engajadas

É importante ter na sua empresa um time de profissionais com pessoas que estão engajadas em fazer dar certo. Assim como num time de futebol, cada um tem um papel a desempenhar, seja a posse de bola, atacar pelas laterais ou evitar os contra-ataques. Se faz ainda mais importante colocar as pessoas certas na posição certa para ter sucesso. Você precisa garantir que os vendedores e consultores ou atendentes estejam treinados e engajados com seu canal de comunicação com os clientes.

Tenha tudo sob controle

Como vimos nesta Copa do Mundo no Brasil, as equipes que só se defenderam durante o jogo foram eliminadas mais cedo, enquanto os times mais agressivos – Alemanha e Holanda, por exemplo – foram mais bem-sucedidos chegando até a semifinal e levantando a taça, no caso da Alemanha. Por isso não se contente em apenas participar. Transforme as visitas dos clientes ao seu site em vendas. Lojas convencionais, fora da internet, não esperam o cliente fazer uma pergunta; eles estão lá para atender os consumidores no momento em que eles entram na loja. E é bom que os representantes do atendimento online da sua loja virtual usem esta técnica. Certifique-se de que o chat para atendimento online e a navegação guiada estejam disponíveis para os visitantes assim que eles chegam em seu site, e incentive os seus representantes para praticamente pegar na mão do cliente e caminhar com eles pela loja virtual se for necessário, nos casos em que o cliente possui dúvidas de como comprar na loja, por exemplo.

Analise os resultados anteriores

Os melhores treinadores que estiveram na Copa do Mundo sempre analisam os resultados dos jogos anteriores e, com base neles, fazem alterações na escalação e na estratégia antes de cada jogo. O comércio eletrônico é uma ciência altamente mensurável. Você tem a capacidade de analisar cada experiência do cliente desde o momento em que ele chega ao seu site para comprar, para isso use e abuse do Google Analytics. Como os clientes navegam na sua loja? Quando eles decidem sair da loja e por quê? Quais os termos de busca que levam a um maior número de vendas ou conversões de assinaturas de newsletter? Saiba o que funciona e construa serviços e estratégias de vendas que conquistem os consumidores. Na internet você encontra tutoriais de como configurar uma conta do Google Analytics para obter o máximo de dados e estatísticas da sua loja virtual, como por exemplo, este artigo tutorial escrito pela Fabiane Lima para o site Agência Mestre.

Una-se à festa do futebol mundial

É uma excelente oportunidade para você conquistar novos clientes para sua loja. Este ano na Copa do Mundo 2014, houve 672 milhões de publicações no Twitter, e 350 milhões de usuários do Facebook criaram 3 bilhões de interações durante o torneio que aconteceu aqui no Brasil. A vergonhosa goleada que o Brasil sofreu da Alemanha, perdendo por 7×1, bombou nas redes sociais. Mais do que um canal coadjuvante, as mídias sociais promoveram de forma gigantesca as marcas da Copa do Mundo, da FIFA e de cada nação em particular, dando aos fãs uma plataforma para celebrar as vitórias e lamentar os fracassos de suas equipes. Aprenda com isso, adotando as mídias sociais para promover os esforços do comércio eletrônico com a sua marca, através da identificação e estudo de perspectivas, em vez de apenas responder a reclamações e postar promoções e cupons de desconto. Aliás, deixe a postagem de cupons de desconto com o Pega Desconto.

Esteja pronto para entrar em ação

Durante uma Copa do Mundo, é fundamental saber se adaptar aos planos de jogo dos seus oponentes. Vá direto para o centro da defesa, faça jogadas pelas laterais, utilize as bolas paradas – todas essas são estratégias que devem ser praticadas e implementadas com exatidão. Da mesma forma, a sua estratégia de e-commerce deve abranger múltiplas plataformas, uma vez que os clientes gostam de interagir com as empresas através de diferentes canais. Uma variedade de tecnologias integradas, indo do uso self-service e do e-mail para o chat, e as mídias sociais, cada uma delas é adequada para atender as consultas dos clientes em momentos diferentes.

Já sabemos que a próxima Copa do Mundo será na Rússia, em 2018, mas não espere até lá para se envolver com seus clientes de uma forma mais pró-ativa, mais inteligente. Tome medidas agora para abraçar estas novas tecnologias e estratégias de e-commerce, e talvez seja você quem irá comemorar sob uma chuva de papel picado, erguendo uma taça de ouro sobre sua cabeça. O seu cliente quer inovação, cupom de desconto e interatividade.

Ver Comentários

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  • Eu não gosto de copa do mundo mais pra quem gosta é um bom artigo.

  • eu não gosto de copa nem de futebol seja de qualquer tipo, acho uma perda de tempo quem ganha dinheiro são os jogadores e os atletas nós que assistimos não ganhamos nada com isso.

    • Eu gosto de futebol,tanto do esporte quanto do fato de gerar vários empregos e alguns saírem da miséria através dele.

      • Sim durante a copa, são gerados muitos empregos e novas oportunidades de ganho.

        • Entretanto, no Catar as opções são bastantes Restritivas, que podem gerar vários Imbróglios.

    •  Houve oportunidades quem se encorajou ganhou
       Muita gente faturou com: comissão de app de apostas,
      comercializando roupas alusivas, revendendo itens colecionaveis,
      recebendo por produção de conteudos de relevancia em midias

      • Verdade, e nessa copa foi assim também, e não mudara nas outras também...sempre tem público que compra, então é um comercio muito lucrativo.

        • Entre muitas outras opções para divulgar o evento, tão quanto aumentar as vendas.

    • Concordo plenamente, enquanto os torcedors se matam por futebol os jogadores não estão nem aí, apenas contando seu dinheiro ganho.

      • É uma profissão com outra qualquer. Se ganha pouco ou muito é a demanda quem vai ditar o valor a ser pago a cada um. Simples de resolver, sem publico físico e virtual, não existe renda, consequentemente os valores baixam.

      • Muitas vezes é isso mesmo,pena que nem sempre os envolvidos na morte ficam muito tempo na cadeia.

    • Disse tudo, nunca assisti jogo de futebol também. Tanto que quando o Brasil perdeu eu fiquei sabendo no dia seguinte.

        • Entretanto, foi um placar inesperado e inimaginável, principalmente sendo o jogo no Brasil.

  • Amplas informações para serem lidas, pensadas e aplicadas diariamente. Vários aspectos foram mostrados de forma clara e de forma simples, para a compreensão do público. Excelente abordagem sobre o Assunto, Parabéns.

      • A cada dia os Artigos se superam em riqueza de detalhes e informações.

    • Não vamos ignorar também todos os prejuízos da preparação do evento, e tê-los como exemplo para não cometer erros similares nós negócios

      • É uma situação bastante complexa pois envolve também órgão governamentais, com as obras para atendimento das prerrogativas da FIFA.

      • Me parece que lá em Brasília nem usam o estádio com frequência.

  • Não tinha notado isso,minha única preocupação era não ter problemas.Pena que levamos de 7x1.

    • Não estamos resumidos ao placar de 7x1. Há muito mais a pensar do que um simples resultado, que apenas tirou o Brasil da Copa. E antes disso, será que não deveríamos estar decididos, sólidos e determinados?

        • Decididos do que deve ser feito, Sólidos nas decisões, e Determinados a sermos o quê queremos ser.

  • Artigo interessante para assim como eu não sabia nada do assunto, vou compartilhar com os amigos.

    • Entretanto, a maior parte das oportunidades estavam associadas ao turismo, incluindo setores como artesanato, gastronomia e manifestações culturais.

    • Ótima reflexão sobre o assunto. Leia, Releia, Vamos aprender com os resultados, as formas e maneiras de se lidar com a nossa própria vida a cada dia.

        • Acredito que seja ranqueado entre os DEZ Melhores, pois, trás muitas reflexões sob vários ângulos de percepções para cada leitor.

  • Agora vamos esperar até a próxima Copa do mundo para ver se melhora! grande evento!

  • os melhores jogadores” se não tem o melhor time . Entrosamento é tudo.

  • O Brasil aprende cada vez mais com os eventos que sedia aqui, usando os conhecimentos adquiridos nos próximos eventos.

    • Eu gosto muito da copa do mundo, e realmente e um evento que proporciona muitas oportunidades de negócios, basta ser oportunistas, e como citado no arquivo deve sempre estar com preparação já antes de qualquer evento.

      • Eu também,lembro que na copa de 2014 teve chocolate que vinha com adesivo do mascote da copa.

        • Não lembro disso, talvez esse ano tenha algo parecido também.