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Este é um artigo que traz muitas dicas, mais especificamente 100 delas, que vão te ajudar a aumentar as vendas online com sua loja virtual durante as datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc, e também para todo o ano, mesmo no período de “vacas magras”. De promoções e descontos a otimização para motores de busca (SEO) e design de seu site, esta lista abrange tudo que você precisa saber para aumentar as vendas online.

PegaArtigoCompras

Então, como você pode tirar o máximo proveito das temporadas de feriados sem estourar o seu orçamento? É simples – vá para o jogo com um plano sólido e venda, venda, venda. Estamos embarcando no momento mais maravilhoso para o comércio eletrônico dos últimos anos, e é por isso que criamos essas 100 dicas para aumentar o seu sucesso. Nós esperamos que você as use para tornar estes feriados os mais rentáveis até agora.

VALE PRESENTES E CERTIFICADOS

1. Mostre-os: destaque a exibição dos vale presentes e certificados em seu site, fazendo uma seção especial para eles – mais de 2/3 dos compradores preferem dar um vale presente com determinado valor para o presenteado trocar na loja do que se arriscar e escolher o presente errado;

2. Aumente o nível de qualidade: ao enviar vale presentes ou certificados físicos, inclua uma caixa decorada para ele ser embrulhado e dado como um presente. E não tenha medo de cobrar mais por isso, desde que não seja absurdo, claro;

3. Defina expectativas: ao oferecer certificados ou vale presentes, certifique-se de que você indicou claramente a data de validade dele, se for o caso;

4. Utilize o correio tradicional: tenha uma opção para o comprador receber o vale presente ou certificado pelos Correios para que o seu cliente possa dar um presente físico para quem ele desejar.

DESIGN DO SITE DA SUA LOJA

5. Crie a sensação de urgência: coloque uma contagem regressiva nas páginas de seu site para indicar quantos dias faltam para os feriados importantes;

6. Incremente o seu logotipo: adicione algum tema referente ao feriado em seu logotipo. Algumas ideias incluem pendurar um ramo de folhas natalinas em uma das letras ou mudar o seu logotipo para incluir luzes de Natal ou um chapéu de Papai Noel. O Google, por exemplo, faz isso frequentemente para vários eventos e adiciona um toque divertido e pessoal à sua marca;

7. Utilize a sua página inicial: atualize os gráficos e imagens de sua página inicial para conduzirem os clientes para as seções em destaque ou para os seus produtos mais vendidos;

8. Personalize os botões do site: arrume o design dos botões de seu site para refletir sua marca, combinando o esquema de cores e a tipografia usada neles;

9. Inspire-se: passe uma hora olhando para suas marcas favoritas para buscar inspiração para o design de seu próprio site. Todo mundo pode usar algumas ideias novas. E certamente um design de excelência vai aumentar as vendas online;

10. Não se esqueça do seu blog: tente algumas mudanças rápidas no design de seu blog para combinar com a estética do seu site. Isso ajudará você a manter a marca consistente nos vários canais de comunicação;

11. Agende a retirada do design: defina um prazo para retirar do site as mudanças de design feitas para o feriado, certificando-se de salvar as imagens e códigos para o próximo ano. Você não quer ser aquele vizinho brega que nunca tira a decoração de feriado.

FRETE

12. Atenda aos compradores de última hora: forneça uma opção de frete mais rápida, como o Sedex 10, para os clientes poderem receber os seus pedidos feitos de última hora;

13. Apresente os prazos aos clientes: diga aos clientes em seu site qual a data final em que eles podem fazer um pedido e ainda receber sua entrega a tempo nas datas comemorativas importantes;

14. Procure ofertas especiais: verifique com sua transportadora se existem tarifas novas ou tarifas com desconto disponíveis. Em caso positivo, você pode reduzir os custos para o seu negócio e para os clientes, pois um frete mais barato pode ser uma vantagem legal para sua loja frente aos concorrentes;

15. Lembre-se do “Dia do Frete Grátis”: considere oferecer frete grátis neste dia para se manter competitivo próximo aos feriados de fim de ano;

16. Adicione um toque especial: inclua um cartão dentro das embalagens enviadas aos clientes. Se você tiver tempo, faça uma nota escrita à mão com um desconto dentro. Isso dará aos seus clientes um sentimento de realização e acolhimento, incentivando ele a voltar novamente;

17. Deixe suas ferramentas prontas: tenha em estoque todo o material de embalagem e transporte que você imaginar. Seja fita, caixa ou plástico bolha, não fique sem material no último minuto e não perca tempo correndo atrás dos distribuidores para reabastecer;

18. Forneça a opção de buscar o produto: ofereça uma opção para o cliente buscar o produto. Se você tiver um local de varejo, isto fará você e seu cliente economizarem dinheiro em despesas com transporte. Algumas lojas já tem feito isso com sucesso no Brasil, por exemplo, Americanas e Saraiva;

19. Não se esqueça dos compradores no exterior: Se você estiver vendendo internacionalmente, não se esqueça de incluir as taxas de frete internacional em seu site;

20. Economize dinheiro aprendendo com o passado: se você oferece o frete das encomendas a partir de várias transportadoras, faça um relatório dos pedidos anteriores para ver qual transportadora é a mais popular entre seus clientes. Se há uma grande diferença em termos de volume, considere abrir mão de uma das transportadoras como uma medida de corte de custos. Os clientes são menos sensíveis às transportadoras, preferindo encontrar o produto perfeito;

21. Diminua a sua embalagem: use a menor caixa possível para enviar os seus itens, certificando-se que ela é grande o suficiente para proteger adequadamente o produto de quebra ou dano. Com o aumento dos pedidos recebidos, cada centavo economizado no transporte faz diferença;

22. Faça a sua lição de casa: verifique com cada uma de suas transportadoras qual a data final em que elas devem receber as encomendas para assegurar a entrega a seus clientes em cada um dos principais feriados, como Natal e Dia das Crianças, por exemplo. Não assuma que cada transportadora utilize o mesmo período de tempo (porque elas não utilizam);

23. Receba alertas instantâneos sobre os atrasos: algumas transportadoras oferecem uma opção para você se inscrever em uma lista de e-mails para ser notificado sobre todos os eventos meteorológicos que afetam a entrega de seus produtos. Registre-se para receber essas notificações para poder fazer ajustes necessários em seu cronograma, antes que seja tarde demais;

24. Ofereça frete gratuito para devolução de produtos: considere oferecer frete gratuito para itens devolvidos. É uma ideia que inspira confiança no cliente antes dele clicar no botão “Comprar Agora”.

MUDANÇAS NO SITE

25. Enfeite as descrições de seus produtos: melhore o conteúdo de suas descrições dos produtos. Por exemplo, “o presente perfeito para qualquer mulher, até mesmo aquelas que são difíceis de agradar”, é muito mais atraente do que listar especificações técnicas apenas;

26. Combine produtos relacionados: crie pacotes ou cestas de presentes com seus produtos e faça uma seção específica para eles. Você também pode colocar essas cestas em outras seções que você já tenha, fazendo um tipo de venda cruzada (sem obrigar o cliente);

27. Crie seções dedicadas: destaque suas ofertas em seções próprias, compilando os itens de baixo preço em um único local;

28. Dê um toque pessoal: permita que seus clientes possam incluir notas e bilhetes originais na encomenda. Você pode solicitar que eles coloquem essas notas no pedido ou criar um campo personalizado na página para este toque especial;

29. Aproveite o poder do Smartphone e do Tablet: certifique-se de que a versão para internet móvel de sua loja online está habilitada e funcionando corretamente. Compras via internet móvel causaram um enorme impacto nos últimos anos, e sua importância só deve crescer, especialmente com o aumento do uso de tablets;

30. Sem surpresas de última hora: nunca, nunca deixe que os compradores se surpreendam com despesas de frete uma vez que já acessaram a página de fechamento do pedido. Deixe claro os custos de frete antes de o cliente apertar o botão final para fechar a compra. As despesas de frete surpresa são a razão número 1 para carrinhos de compras abandonados;

31. Diga mais do que “obrigado”: forneça uma calorosa saudação e promova oportunidades de novas vendas em sua página de agradecimento, uma vez que os clientes façam um pedido ou se inscrevam na sua newsletter, você pode redirecioná-lo para uma página de sugestões de produtos para a próxima compra, ou para uma página com várias ofertas e um código de cupom de desconto para usar futuramente;

32. Ajude sonhos a se tornarem realidade: utilize a função lista de desejos, criando uma chamada em seu site ou em uma campanha de e-mail – isso permite que os compradores encontrem o que desejam e passem isso adiante para outra pessoa para comprar, ou simplesmente guardem sua lista para comprar os produtos desejados mais tarde, talvez quando o preço for menor ou tiverem mais dinheiro no bolso;

33. Evite obstáculos na finalização da compra: na sua página de finalização, não force os clientes a se registrarem em seu site. Embora seja ideal ter todas as suas informações de contato, o risco de desistência em fechar o pedido supera em muito o benefício de uma nova adição à sua lista. Aliás, é importante oferecer sempre de início a opção do cliente fechar a compra sem a necessidade de passar por um cadastro/login;

34. Torne seu site eficiente: se possível, comprima suas imagens e arquivos de vídeo para aumentar a velocidade do site. Se disponível, também habilite a função CDN (content delivery network) para fornecer o conteúdo do site de forma rápida;

35. Destaque as opções com melhores preços: faça uma seção especial para elas, para se livrar do excesso de informações e servir como uma seção “compra rápida” para os caçadores de pechinchas ou pegadores de desconto como nós aqui;

36. Deixe os clientes falarem por você: integre as opiniões dos clientes em seu site e em seu material de marketing – eles são mais confiáveis do que anúncios ou e-mails;

37. Inclua recursos visuais às ofertas: sempre que possível, adicione vídeos às descrições dos produtos para melhor destacar os seus benefícios, o uso dos produtos e outros materiais de venda;

38. Reafirme a segurança de comprar em seu site: reforce a segurança de seu site colocando o seu selo SSL em destaque. A cena e-commerce inclui um número de apreensivos compradores de primeira viagem, portanto proporcionar uma sensação de segurança pode ajudar a reduzir o número de carrinhos de compras abandonados. E não vale só colocar o selo hein! as páginas de troca de informações confidenciais e de pagamento devem ser encriptadas e estar sob o protocolo SSL/HTTPS;

39. Faça uma lista e verifique-a duas vezes: execute uma varredura completa em seu site para verificar se há imagens ou links quebrados. Para verificar se há links quebrados, tente usar uma ferramenta gratuita, como o LinkChecker;

40. Cuidado com os exageros: tenha um bom equilíbrio entre a otimização da navegação no site para os novos clientes e a diferente experiência que os clientes que estão retornando esperam. Afinal, a última coisa que queremos é impedir que seus clientes mais fiéis encontrem rapidamente o que eles querem;

41. Obtenha uma segunda e terceira opiniões: depois de fazer qualquer mudança no design ou na navegação do site, chame alguns amigos e até mesmo alguns estranhos para fazerem testes como usuário. Por exemplo, peça-lhes para encontrar um determinado produto ou para utilizar um cupom de desconto. Isso vai lhe ajudar a garantir que você não exagerou ou está cometendo erros;

DEVOLUÇÕES

42. Simplifique e divulgue: reveja sua política de devolução para garantir que ela é clara e compreensível para os seus clientes. Então, certifique-se que é fácil para os clientes encontrem-na em seu site para evitar contestações nos pedidos;

43. Estabeleça prazos: indique claramente quanto tempo os clientes têm para devolver um item, se são 30 dias ou três meses. Isso irá protegê-lo de estornos, clientes insatisfeitos e muitas reclamações no Reclame Aqui;

44. Fique alerta: não economize no tempo gasto para analisar casos de fraude. Com o fluxo de entrada de pedidos, torna-se fácil processá-los rapidamente sem olhar para os sinais de atividade fraudulenta. É muito interessante ter um analista de segurança disponível para qualquer eventualidade;

45. Dê-se um tempo extra: considere prorrogar o prazo de devolução durante os feriados para ajudá-lo a reduzir as dores de cabeça depois que os feriados acabarem, principalmente se está vendendo peças de vestuário que tem diferentes tamanhos e cores;

CUPONS PARA AUMENTAR AS VENDAS ONLINE

46. Ofereça cupom de desconto: se você está lendo este artigo é porque conhece o Pega Desconto, e você deve saber que todos que nos conhecem já estão acostumados a usar códigos de cupons que diminuem o valor total de suas compras, então para não perder um grande percentual de clientes que só compram com desconto, é vital oferecer código de cupom. O valor do percentual de desconto não é importante para o cliente, então você não precisa ter medo do cupom. O cliente só quer sentir que está pagando menos, que está tendo alguma vantagem;

47. Incentive compras maiores: considere oferecer uma promoção onde os clientes recebem um vale presente ou cupom ao comprar um determinado valor. Por exemplo, se um cliente gasta R$ 50, ele recebe um vale presente de R$ 5. Se ele gasta R$ 100, um vale presente de R$ 10 e assim por diante. Esta é uma ótima maneira de trazer os clientes de volta para sua loja e ainda aumentar o valor do ticket de vendas;

48. Ofereça o embrulho para presente: oferecer o embrulho para presente grátis ou com desconto é uma pequena ajuda aos compradores. E certifique-se de ter bastante papel e fita!

49. Arrebente nos grandes dias: ofereça descontos exclusivos para as Black Fridays (29 de novembro) e Dia do Consumidor (19 de março). Estes são os dois grandes dias que sempre vão aumentas as vendas online no Brasil;

50. Coloque os compradores na caçada: experimente fazer uma campanha onde você esconde uma pequena imagem de algo, como seu logotipo, no meio de uma de suas páginas. Então, dê um presente para uma certa quantidade de usuários que o encontrarem primeiro. Isso vai incentivar as pessoas a navegar por todo o site e expô-los a cada vez mais aos seus produtos;

51. Atraia a lealdade do cliente: destaque o seu programa de fidelização em sua página inicial, lembrando que quanto mais os clientes comprarem, mais pontos ou dinheiro eles recebem para compras futuras. Isto irá seduzi-los a passar mais tempo em seu site para acumular descontos futuros;

52. Ajude os outros a ajudá-lo: forneça banners e anúncios atualizados para seus afiliados e inclua neles chamadas para suas promoções. Aliás, aproveitando, ter um programa de Afiliados bem pensado vale muito a pena, pois você coloca outros sites e blogs para vender para sua loja;

53. Livre-se dos produtos em estoque: limpe o excesso de estoque, executando um desconto sobre os produtos restantes;

54. Planeje estrategicamente suas promoções: estude cuidadosamente as suas margens de lucro em cada produto antes de lançar qualquer promoção – você pode rapidamente corroer os seus lucros;

55. Não ceda seus lucros: evite fazer promoções sobre toda a loja sem revisar suas margens de lucro antes. Enquanto o desconto pode não ser muito significativo para alguns produtos, você pode perder muito dinheiro em outros;

56. Faça um cronograma e deixe o em todos os lugares: crie um calendário de promoções e deixe-o onde você e seus funcionários possam facilmente visualizá-lo. Inclua a promoção, o código do cupom, o período de duração e os produtos aplicáveis para uma consulta durante uma chamada de um cliente ou um chat;

57. Olhe para o futuro: crie links de rastreamento específicos para suas campanhas para ver quais dos seus esforços foram mais bem sucedidos. O Google Analytics tem esta capacidade e é gratuito;

58. Dê algo em troca: experimente fazer uma campanha onde você doe uma determinada porcentagem das vendas para uma instituição de caridade conhecida. Isso pode ajudá-lo a aparecer no noticiário local e se tornar um viral. Todo mundo gosta de dar algo em troca, então facilite para que os seus clientes possam fazer isso.

EMAIL

59. Entregue cumprimentos e alegria às caixas de entrada: envie um e-mail para toda a sua base de clientes com uma saudação especial agradecendo-lhes pela compra. Isso irá lembrá-los de visitar o seu site quando estiverem procurando por um presente;

60. Envie lembretes amigáveis: semanalmente levante a lista de carrinhos de compras abandonados e envie um lembrete para esses usuários para voltarem e completarem a sua compra. Não faça isso TODO dia, aí já vira Spam;

61. Aumente a sua lista de contatos: destaque o link de inscrição em sua newsletter para aumentar o número de contatos que você tem. Lembre-se, clientes repetidos são muito mais baratos de gerenciar do que adquirir novos;

62. Intensifique o acompanhamento: depois que os clientes fizerem a sua primeira compra, envie a eles uma newsletter especializada, apresentando todos os seus produtos mais populares e incluindo um desconto de “novo cliente”. Nunca é cedo demais para começar a construir a lealdade do cliente.

SUPORTE AO CLIENTE

63. Esteja sempre disponível: intensifique o seu suporte, gastando mais horas no chat e no telefone para responder a quaisquer perguntas;

64. Mantenha-o consistente: estenda a personalidade da sua marca em cada ponto de contato do cliente. Se você tem um call center, certifique-se de atender o telefone com uma saudação ou inclua uma mensagem de sua marca em seu chat. Mesmo os clientes insatisfeitos não conseguem recusar alegria e cordialidade no atendimento.

PPC (Pay-per-click)

65. Adicione alegria às palavras-chave: durante os feriados, ajuste suas campanhas de PPC para incluírem palavras-chave relacionadas com o feriado, tal como “presentes”;

66. Não se venda de cara: não se concentre apenas no público principal – existem vários outros nichos de mercado que também merecem atenção, pesquise!

67. Foque a campanha no conteúdo: limite os anúncios PPC ao conteúdo do site. A maioria dos compradores estão fazendo buscas específicas de produtos, e não casualmente tropeçando em um anúncio ao lerem o seu blog favorito;

68. Crie a sensação de urgência no texto do anúncio: coloque os prazos de entrega diretamente no texto do anúncio PPC. Por exemplo, tente algo como: “Frete grátis até dia 30!” ou: “Desconto de 15% no site todo só neste final de semana”;

69. Atualize suas páginas de destino: seja consistente em todos os seus canais de marketing. Se você mencionar um desconto de 10% no texto do anúncio PPC, certifique-se de que sua página de destino também mencione este desconto especial;

70. Esteja a par, agora: preste atenção ao Google Trends ao procurar palavras-chave. Você pode fazer rápidas mudanças em suas campanhas de PPC com base nas palavras-chave mais “quentes” do momento, aumentando suas chances de visibilidade e conversão;

71. Seja agressivo: eleve a competitividade de seu anúncio PPC. Com a comparação de preços em ascensão, um anúncio com texto bem escrito e estratégico pode roubar uma venda de seus concorrentes;

72. Dê sugestões específicas: daça o texto do anúncio PPC e use palavras-chave visando atingir os clientes que estão à procura de ideias para presentes. Por exemplo, use uma palavra-chave como “presentes para o pai” com um anúncio que inclua sugestões como: “LojaMasculina.com tem presentes de Natal para homens como relógios, luvas de golfe e gravatas pelo menor preço”;

73. Atraia os clientes que comparam preços: faça o texto do anúncio PPC e use palavras-chave visando atingir os clientes que estão comparando os preços de um produto específico. Por exemplo, uma palavra-chave como “chuteiras da nike” deve conter no anúncio um texto que descreva uma promoção específica. Lembre-se, os compradores que comparam preços estão procurando o melhor negócio;

74. Impeça o desperdício de dinheiro em cliques inúteis: além de olhar para as palavras-chave do seu anúncio PPC, certifique-se de avaliar e utilizar palavras-chave negativas;

75. Não seja pão-duro: clientes em potencial estão dispostos a gastar um pouco mais para encontrar o produto perfeito , então você deve estar disposto a gastar um pouco mais para elevar o seu gasto mínimo diário em PPC.

ESTOQUE

76. Novamente, aprenda com o passado: com base nos registros deste ano e do ano passado, faça uma boa estimativa sobre a quantidade de estoque que você precisa para os meses futuros. É melhor esgotar certos itens do que desperdiçar dinheiro em excesso de estoque que você nunca vai vender;

77. Verifique o que já está em estoque: dê uma olhada em seus níveis de estoques restantes antes de fazer sua próxima encomenda para evitar comprar de mais ou de menos;

78. Faça um plano geral: entre em contato com fornecedores e fabricantes de produtos para definir as expectativas e montar um plano de ação. Descubra como a receber remessas mais rápido e se não há nenhum item que não será reabastecido ou estará disponível;

79. Defina os seus alarmes: reveja seus alarmes de status de estoque e programe-os para alertá-lo em níveis de estoque mais elevados do que o normal para que você esteja ciente de diminuir os estoques antes que seja tarde demais.

SEO (Search Engine Optimization)

80. Alimente os motores de busca com algo novo: refaça o mapa do site mais cedo com novos produtos e categorias para que os motores de busca possam indexar e classifica-los antes que a temporada de vendas em datas comemorativas comece;

81. Utilize meta tags: ajuste suas meta tags em seções e produtos populares para incluir palavras-chave relevantes que ajudarão o page rank de suas seções e das páginas de produtos;

82. Use o Press Release para ajudá-lo: emita um Press Release com notícias da empresa – contribuições para caridade, voluntariado etc., e inclua links para o site com palavras-chave no texto de ancoragem;

83. Atualize tendo o SEO em mente: ajuste o título e/ou cópia de seu site para mostrar aos compradores que este é o lugar perfeito para eles comprarem presentes, certificando-se de incluir palavras-chave semelhantes às usadas anteriormente, para que você não perca terreno no seu rank já existente.

MÍDIA SOCIAL

84. Acesse o conteúdo gerado pelo usuário: tente uma campanha na mídia social onde você pede aos clientes para enviarem vídeos, fotografias ou cartas sobre por que eles gostam de seus produtos. Dê aos usuários entrevistados um desconto no seu produto de escolha, e, em seguida, use os comentários e imagens em seu site. Lembre-se, estes testemunhos são muito importantes!

85. Coloque um pouco de pimenta: recrie seus canais de mídia social, como Twitter e Facebook, para serem ousados e terem a sua marca;

86. Estenda os descontos para o mundo social: divulgue os seus descontos e produtos em destaque diariamente através das mídias sociais – isso cria um senso de urgência e ajuda a estender o seu alcance online;

87. Estenda a mão e encontre alguém: comece a se comunicar com blogueiros e revistas eletrônicas relevantes para o seu produto/negócio. Veja se você consegue aparecer em um dos seus guias de presentes e se eles vão fazer um link para seu o site;

88. Faça perguntas aos seus clientes: experimente fazer uma pesquisa em seus canais de mídia social, perguntando: “Se você pudesse ter uma coisa da (inserir o nome da loja), o que seria?” Depois ofereça aos entrevistados um desconto sobre o produto eles mencionaram, ou quem sabe até faça um sorteio com o produto que mais foi mencionado;

89. Use as técnicas de SEO em seu blog para ajudar o site: comece a escrever posts com palavras-chave específicas para vários produtos em seus títulos. Inclua informações sobre por que eles são um ótimo produto e poste um link para a página do produto em seu site;

90. Obtenha os insights dos clientes agora: experimente usar a tecnologia para ganhar importantes insights dos clientes. Por exemplo, você pode configurar um grupo rápido e focado com os clientes através do Skype ou do Google Hangout;

91. Dê o controle aos seus fãs: faça uma campanha nas mídias sociais pedindo a seus fãs e seguidores que enviem desenhos do logotipo da sua empresa com o tema do feriado. Dê ao vencedor uma compra grátis em sua loja!

CSEs (Comparison Shopping Engines)

92. Comece a utilizar os CSEs: submeta seus produtos aos motores de comparação de preços como o Google Shopping e Buscapé. Se você é novo nisso, leia as cartilhas de cada comparador para saber como funciona. Depois de fazer alguns testes para ver qual funciona melhor, considere contratar um serviço de gestão de CSE. Enquanto não são muitos os clientes que usam CSEs como motores de busca típicos, aqueles que fazem uso desse tipo de pesquisa de produtos são mais propensos a comprar;

93. Utilize os comentários de clientes: se você tem sua loja cadastrada no Buscapé ou Ebit, tire o máximo proveito disso. Incentive os consumidores a avaliar sua loja e a compra por lá, uma vez que mais e mais motores de compras consideram as avaliações de clientes como um fator no ranking;

94. O tempo é essencial: submeta logo os seus produtos a CSEs. Eles podem levar de 24 horas a quatro semanas para listar seus itens, por isso não demore.

DICAS DE SOFTWARES PARA E-COMMERCE

95. Prepare-se para pedidos por telefone: procure algum sistema de pedidos por telefone, se você ainda não tiver – algumas pessoas preferem ligar e fazer seu pedido após fazerem algumas perguntas;

96. Não mostre produtos esgotados no estoque: ative a função “Ocultar quando esgotado” em seu software de comércio eletrônico. Isso vai evitar uma experiência ruim de um cliente e quaisquer pressões de última hora no estoque. Ou então oculte apenas o botão de COMPRAR, informando que o produto está indisponível e no lugar coloque uma opção para o cliente preencher nome e e-mail e ser avisado quando você repor o estoque daquele item;

97. Tire vantagem da ferramenta de pesquisa do site: teste a funcionalidade de pesquisa do site para garantir uma interface amigável quando clientes estiverem à procura de produtos específicos;

98. Habilite campos personalizados: ofereça opções de personalização para seus produtos quando possível, tais como escolher o número de uma camisa de futebol ou por um nome qualquer nela;

99. Melhore as buscas de produtos: ajude os clientes a encontrar os produtos pesquisados, disponibilizando uma função de “Você quis dizer” no campo de busca da loja. Dessa forma, no caso de um erro ortográfico na busca em seu site, os clientes vão perceber e ter a chance de tentar novamente;

100. Dê aos clientes a oportunidade de compartilhar: ative recursos de compartilhamento social, como o botão Google +1, o botão “Curtir” do Facebook e o botão de compartilhamento do Pinterest em suas páginas de produtos. Isso permite que os visitantes do site plantem a ideia para o presente perfeito diretamente em várias páginas de mídia social. Isso é publicidade gratuita para sua loja;

 

Referência: VOLUSION (Eua). 101 Ecommerce Tips to Boost Holiday Sales. 2013. Tradução: Rafael Mello (com exclusividade para o PegaDesconto). Revisão e adaptação: Moisés Back.

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