Antes uma exclusividade dos profissionais de design em jornais e revistas, a chegada dos smartphones passou a permitir que qualquer um passasse a poder editar fotos e imagens direto do seu celular. Dessa maneira, pequenos empreendedores que não tem como investir em uma agência ou um freelancer em design podem usar algum desses apps, principalmente os dedicados para iniciantes. Por isso, confira abaixo 12 melhores aplicativos para editar imagens no Android e iPhone!

1. Adobe Lightroom

Entre os aplicativos da Adobe para editar imagens, o Lightroom é o mais indicado para iniciantes. A plataforma permite tirar fotos no modo HDR, além de ferramentas básicas para edição de suas fotos. Entre elas, destacamos opções de filtros predefinidos para quem não quer perder tempo ajustando cada detalhe, além de poder ajustar cor, exposição, tom e contraste.

O Adobe Lightroom é gratuito com recursos premium através de compra no aplicativo e pode ser baixado para Android ou iPhone.

2. VSCO

Esse aplicativo foi especialmente criado com a proposta de atender entusiastas de fotografia e acabou se tornando também uma excelente opção entre os aplicativos para editar imagens. O VSCO permite tirar fotos através de câmera própria, além de contar com uma seleção própria de filtros, que pode usar, salvar em seu aparelho e depois publicar no Instagram, por exemplo.

O VSCO traz uma rede social própria, na qual pode encontrar outros trabalhos de fotografia criados por usuários do app. O VSCO é gratuito com um modelo de assinatura premium, que traz filtros que simulam como seria tirar fotos com máquinas vintage. Conheça-o na Google Play ou App Store.

Telas do aplicativo VSCO para Android. Imagem: reprodução

3. Filterstorm Neue

Um dos aplicativos para editar imagens mais completos a serem citados nesse artigo, o Filterstorm Neue traz uma gama extensa de ferramentas, prometendo agradar tanto iniciantes quanto profissionais. Os iniciantes podem ter um pouco mais de dificuldade no início, já que existem muitas opções de configuração, mas irão tirar bastante proveito das ferramentas assim que aprenderem a usá-la.

Telas do aplicativo Filterstorm Neue. Imagem: reprodução.

Já profissionais terão uma solução completa, podendo usá-la em emergências ou quando não houver um computador com seu editor de imagens favorito instalado. O Filterstorm Neue traz a usuários do iPhone a possibilidade de adicionar efeitos como preto e branco, filtros exclusivos e possibilidade de ajustar tons, contrastes e curvas de cores, entre muitas outras funcionalidades. O app também se destaca pela quantidade de máscaras e efeitos especiais que pode aplicar nas imagens. Baixe-o através da App Store.

4. Afterlight 2

Outro dos aplicativos para editar imagens exclusivo para usuários de iPhone, o Afterlight 2 é um dos poucos apps pagos da lista, mas que entrega todas as funcionalidades sem exigir compras de recursos extras. Entre as funcionalidades, o aplicativo traz ferramentas que permitem o ajuste de cores e saturação, além de ajustar a luminosidade e os tons.

O Afterlight 2 também traz diversos recursos para usar na edição de suas fotos, como uma série de fontes para incluir texto na imagem e biblioteca exclusiva de filtros. Clique no link para conhecer o aplicativo.

Telas do Afterlight 2. Imagem: reprodução

5. AirBrush

Para os usuários de Android temos o AirBrush. Dedicado para quem investe forte em tirar selfies excelentes, o aplicativo traz ferramentas para tirar manchas indesejadas como espinhas, olheiras e cicatrizes.

Telas do aplicativo AirBrush no Android. Imagem: reprodução

Outra funcionalidade importante do AirBrush é que ele permite aplicar desfoque no fundo da imagem, nublando tudo no entorno de seu rosto, o sujeito principal da foto. Acesse o link para baixar o app em seu Android.

6. Bonfire Photo Editor

Com mais de 100 efeitos especiais para aplicar em suas fotos, o Bonfire também é uma boa ferramenta para iniciantes na edição de fotos. O Bonfire Photo Editor também otimiza as imagens e os filtros que utilizou através de inteligência artificial, ou seja, a própria programação do aplicativo detecta e melhora pontos fracos em suas imagens.

Telas do Bonfire Photo Editor Pro. Imagem: reprodução

Também traz filtros vintage para quem gosta de dar aquele efeito envelhecido às fotos. O Bonfire está exclusivamente disponível para Android.

7. Lidow

Outro app ideal para iniciantes, o Lidow é um dos aplicativos para editar imagens perfeito para os iniciantes, principalmente os que querem criar colagens pelo smartphone.

Ele também traz filtros exclusivos e permite ajustar brilho, contraste e saturação, entre outros. Veja mais sobre o Lidow em sua página na Google Play ou na App Store.

8. Enlight

A ferramenta é especializada em aplicar filtros às suas fotos, mas com uma pegada mais artística. Isso significa que os filtros são mais bem trabalhados e alguns deles são inspirados em estilos de pintores históricos renomados. Além disso, o app também contará com ferramentas para ajustar detalhes, tons e cores, entre outros.

Telas do aplicativo Enlight no iPhone. Imagem: reprodução

O Enlight também permite desenhar e incluir textos nas imagens ou bordas e enquadramento. Clique no link para baixá-lo no iPhone.

9. TouchRetouch

Telas do aplicativo TouchRetouch no iPhone. Imagem: reprodução.

Outro app exclusivo do iPhone, o TouchRetouch é perfeito para remover itens indesejados de fotos, principalmente aqueles desconhecidos ou o parente mala que vive estragando as fotos. Essa remoção é feita através de um sistema inteligente, que captura os pixels no entorno do objeto a ser apagado e os usa para preencher a lacuna que ficará vazia. Isso também o torna perfeito para remover imperfeições do rosto, por exemplo. Veja mais sobre o TouchRetouch na App Store.

10. Cupslice

Assim como o Enlight, o Cupslice também tem bastante foco em oferecer filtros exclusivos. Além disso, ele também conta com uma seleção extensa de adesivos que pode incluir em suas imagens e postar no Stories do Instagram ou Facebook, por exemplo.

Vale notar que o Cupslice também traz ferramentas básicas para editar imagens, como corte, redimensionamento e criação de colagens, entre outros. O Cupslice está disponível para Android e iPhone, podendo ser baixado na Google Play ou na App Store.

11. Repix

Um dos aplicativos para editar imagens ideal para quem prefere usar o tablet para aplicar edições e correções em suas imagens, o Repix é fácil de ser aprendido. Nele, é possível utilizar cerca de 30 pinceis para fazer edição e pouco mais de 10 opções de enquadramento para aplicar nas fotos. O Repix também traz algumas opções de filtros, embora não seja seu foco. O Repix está disponível para aparelhos Android ou no iPad. 

Telas do aplicativo Repix – Inspiring Photo Editor no iPhone. Imagem: reprodução

12. Snapseed

O Snapseed é um dos aplicativos para editar imagens mais baixados no Android, mas também está disponível no iPhone. Criado pelo próprio Google, o Snapseed é um editor completo para dispositivos mobile.

Suas ferramentas incluem HDR, pinceis, correção de imperfeições e ajuste de estrutura e perspectiva. É um dos poucos apps a abrir imagens no formato RAW e, por isso, é indicado também para profissionais. Para conhecer mais sobre o Snapseed, confira sua página na Google Play ou App Store.

Telas do aplicativo Snapseed no Android. Imagem: reprodução.

Conheça outros apps para edição de imagens

As lojas de aplicativos para Android ou iPhone contam com uma seleção quase infinita de editores para todos os propósitos.

Se está procurando mais opções além dos apps que demonstramos aqui, acesse esse artigo com mais 15 exemplos de editores para Android e acompanhe o AppTuts para saber tudo sobre aplicativos mobile e mídias sociais!

Leia também:

Assinar
Notificação
36 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon