O ano de 2018 foi marcado pelo crescimento das grandes novidades tecnológicas: O crescimento contínuo da inteligência artificial, da computação baseada em nuvem, novas plataformas e muito mais.

Estamos em uma era de rápida mudança tecnológica, e 2019 reserva mais novidades nesta área. Algumas já estão em andamento, mas que contarão com avanços em 2019 que podem transformar a realidade tecnológica, tanto para o mercado, quando para os consumidores.

Confira nossa lista com cinco maiores novidades tecnológicas para 2019 que você deve esperar e conhecer. Vamos lá?

1. Identidade e privacidade baseadas em blockchain

Com as crescentes denúncias sobre violações de dados e o mundo massivamente interconectado em que vivemos, novas maneiras de verificar a identidade e proteger a privacidade serão uma das grandes novidades tecnológicas para 2019.

O blockchain é um recurso para fazer este papel. O principal objetivo do blockchain é fornecer manutenção de registros de forma robusta, incorruptível, criptografada e que qualquer pessoa pode verificar com facilidade.

Várias empresas já estão começando a adotar o blockchain para proteção de dados. Inclusive esta é a tecnologia que foi “popularizada” pelas criptomoedas, e agrega tanta segurança que transações financeiras com moedas como bitcoin acontecem diariamente na casa dos milhões de dólares.

Este recurso de segurança também pode ser usado para segurança de compras, seja online ou pessoalmente. Uma startup nesta área, a Shopin, criou um perfil de comprador universal, utilizando o blockchain.

Ao contrário da maioria dos sistema atualmente, em que seus dados históricos de compra são armazenados e cuidadosamente analisados e compartilhados por grandes empresas como o Google, o Shopin restringe a coleta de informações e compartilha com o consumidor apenas aquilo que ele deseja compartilhar.

Em uma nova era que agora tem de respeitar o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa e com outras legislações similares surgindo para proteger a privacidade de dados online, a blockchain será uma grande tendência em 2019.

E a mudança para este sistema deve começar vindo das grandes empresas. Os consumidores não devem exigir o blockchain, porém, as empresas devem liderar a cobrança na transição para este sistema.

2. Duelo de IA

Outras novidades tecnológicas para 2019 está o duelo de inteligências artificiais. A ideia é simples e serve para tornar a inteligência artificial ainda mais inteligente. Neste caso, a arena são as imagens digitais. Uma IA tenta criar uma imagem realista e outra IA tenta decidir se a imagem é real ou artificial.

Há outras formas de as inteligências artificiais duelarem, como por vozes, vídeos ou qualquer outro item. Este é um conceito chamada de redes geradoras de adversários ou pela sigla GANs em inglês.

Isso ajudará na verificação online, como a tecnologia CAPTCHA de hoje, que exige que pessoas reais identifiquem objetos em fotos. Com os duelos, os sistemas podem aprimorar a inteligência o suficiente para quebrar esta tecnologia de verificação.

Com isto, uma nova realidade para a navegação segura online. E esta é apenas a ponta do iceberg. A inteligência artificial é um sistema muito avançado, que podem, a princípio, dominar qualquer problema.

3. Internet das Coisas

Em um sentido mais amplo, a Internet das Coisas engloba tudo que está conectado à internet, mas uma das grandes novidades tecnológicas para 2019 são objetos que se comunicam uns com os outros.

Simplesmente, a Internet das Coisas é composta dos dispositivos, que possuem sensores interconectados. Este tipo de tecnologia está crescendo e recebendo investimentos no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

Ao combinar estes dispositivos automatizados, é possível coletar informações, analisa-las e criar uma ação. Assim, irá ajudar alguém a realizar uma determinada tarefa ou aprender com um processo.

Alguns exemplos de dispositivos que usam a Internet das Coisas são os aspiradores de pó robô, que são programados para limpar a casa e o fogão capaz de cortar o fornecimento de gás e avisar a companhia ao detectar um vazamento.

Um dos problemas da Internet das Coisas é sobre segurança e privacidade. Porém, com o avanço desta tecnologia, é certo que as empresas irão criar sistemas para deixar ainda mais seguro o uso da IdC.

4. Machine learning

O Machine learning, ou aprendizado da máquina em português, é um ramo da Inteligência Artiificial para ensinar sistemas a identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana, tudo baseado em uma análise de dados profunda.

Esta tecnologia de concentra no desenvolvimento de programas de computador, que podem acessar os dados e usá-los para aprender por si mesmos. Vivemos a era do big data, então, o Machine learning será uma das grandes apostas das empresas em 2019.

Um dos exemplos mais conhecidos de Machine learning é o feed de noticias do Facebook, que utiliza a máquina para personalizar o feed de cada membro. Pesquisas continuas estão sendo desenvolvidas na área de Machine learning, que se torna uma das tecnologias para ficar de olho em 2019.

Itens autônomos

Novamente, a Inteligência Artificial ganha espaço. Os itens autônomos, como robôs, drones e veículos autônomos, terão grande espaço em 2019 e nos próximos anos. Estes itens usam a IA para automatizar funções executadas por humanos.

Essas coisas autônomas exploram mais profundamente a IA fornecendo comportamentos avançados, que permite estes itens interagirem com o ambiente de mais naturalmente. A medida que a IA avança, os itens autônomos se tornam mais inteligentes.

Gostou das grandes novidades tecnológicas para 2019? Diga nos comentários qual tecnologia que você mais gostou de conhecer!

Leia também:

Assinar
Notificação
36 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon