tirar-fotos-perfeitas

Tirar fotos perfeitas é objetivo de todo mundo que irá captar uma imagem. Seja de um momento especial, alguma bela paisagem ou mesmo uma selfie, todo mundo quer que a foto capte bem o momento.

No entanto, muita gente acaba, ao tirar as fotos, constatando que elas ficaram tremidas, um tanto quanto escuras. E acabam ficando longe do que o desejado inicialmente.

Por isso, se você é um fotografo iniciante ou mais experiente, aqui estão algumas de nossas dicas favoritas, que ajudarão você a tirar fotos perfeitas e com um ar bem profissional! Confira!

  1. Use a Regra dos Terços

Essa dica irá ajudar você a tirar fotos perfeitas, usando uma das regras de composição mais eficazes. Se quiser impressionar com as fotos que você tira, a Regra dos Terços é o segredo de composição, do qual você precisa tirar proveito!

Para usar a Regra dos Terços, imagine quatro linhas, duas na horizontal e duas verticais, criando nove quadrados pares na imagem.

Algumas imagens ficarão melhores com o ponto focal no quadrado central. Mas colocar o objeto central fora do centro, em um dos pontos de interseção das linhas imaginárias, geralmente criará uma fotografia mais esteticamente composta.

Quando uma fotografia é tirada usando a Regra dos Terços, os olhos tenderão a correr pelo quadro. Por isso, uma imagem composta conforme esta regra, geralmente será mais interessante e agradável aos olhos.

  1. Evite tremer a câmera

A trepidação da câmera é algo que pode atormentar qualquer fotógrafo e aqui estão algumas maneiras de evitá-la.

Primeiro, você precisa aprender a segurar sua câmera adequadamente. Use as duas mãos, uma ao redor do corpo da câmera e outra ao redor da lente. Segure a câmera perto de seu corpo, para ter apoio.

Além disso, para fotografar com a mão, sem o auxílio de tripés, verifique se a velocidade do obturador está adequada à distância focal da sua lente. Se a velocidade do obturador for muito lenta, qualquer movimento não intencional da câmera fará com que toda a sua foto fique desfocada.

  1. Aprenda a usar o triângulo de exposição

Para que suas fotos tenham o melhor aspecto, em termos de exposição e aparência geral, você precisa dominar os três princípios básicos: Abertura, Velocidade do obturador e ISO.

Você também precisa entender as relações entre esses três fatores. Quando você ajusta um deles, normalmente terá que considerar pelo menos um dos outros dois, para obter os resultados desejados.

Usar o modo automático geralmente irá controlar esses fatores. Mas, você poderá pagar o preço de não conseguir que suas fotos tenham a aparência desejada e, muitas vezes, sejam decepcionantes.

Por isso, é uma ideia melhor aprender a controlar estes fatores, para fotografar no modo Manual.

  1. Use um filtro polarizador

Se você puder comprar apenas um filtro para sua lente, escolha um polarizador. O tipo recomendado de filtro polarizador é o circular, porque ele permite que sua câmera use a medição TTL (através da lente), como exposição automática.

Este filtro ajuda a reduzir os reflexos da água, bem como do metal e do vidro, melhora as cores do céu e da vegetação e ajudará você a tirar fotos perfeitas. Ele fará tudo isso, enquanto também protegerá a sua lente.

  1. Crie um senso de profundidade

Ao fotografar paisagens, ajudará muito criar uma sensação de profundidade. Em outras palavras, fazer com que vê a imagem sinta como se estivesse lá.

Use uma lente grande angular, para uma vista panorâmica, e uma abertura de f/16 ou menor, para manter o primeiro plano e o fundo nítidos.

Colocar um objeto ou pessoa no primeiro plano, ajudará a dar uma noção de escala e dará ênfase a distância. Use um tripé, se possível.

  1. Evite usar flash em ambientes internos

O flash poderá parecer algo não natural, especialmente em fotos tiradas em ambientes internos. Existem várias maneiras de capturar uma imagem em ambientes internos sem recorrer ao flash.

Primeiro, aumente o ISO da câmera. Normalmente, um ISO de 800 a 1600 fará uma grande diferença para a velocidade do obturador.

Além disso, use a abertura mais ampla possível. Assim, mais luz alcançará o sensor e você terá um belo fundo desfocado.

  1. Para tirar fotos perfeitas, use fundos simples

Fazer as coisas de modo mais simples, é geralmente o melhor a se fazer em fotografia digital. E você tem que decidir o que precisa conter na foto, mas sem incluir nada que possa ser uma distração.

Se possível, escolha um plano de fundo simples. Em outras palavras, utilize cores neutras e padrões simples.

Você quer que o olhar seja atraído para o ponto focal da imagem, em vez de uma mancha de cor ou um edifício estranho no fundo. Isso é especialmente vital em uma cena em que o objeto principal da foto é colocado fora do centro.

E aí, gostou das dicas? Você tem alguma outra dica, para os fotógrafos profissionais e amadores, que acessam o nosso blog? 

Nós e eles iremos adorar receber um pouco daquilo que você sabe. Por isso, não deixe de registrar a suas dicas nos comentários. Até a próxima!

Leia também:

Assinar
Notificação
36 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon