A rotina de cozinhar faz parte da nossa vida, porém, a falta de tempo acaba tornando este espaço tão gostoso em um local bagunçado.

Aprender como organizar uma cozinha é muito importante para tornar a hora de cozinhar mais prática.

Há vários itens dentro da nossa casa que podem ser utilizados para organizar a cozinha. Além de outros que podem ser adquiridos em lojas de utilidades domésticas.

Mesmo que o espaço seja pequeno e sem muitos armários, é possível contar com uma cozinha organizada para facilitar a sua rotina.

Confira então nossas dicas para organizar a cozinha de forma prática e sem gastar muito. Vamos lá?

Dicas de como organizar uma cozinha de forma prática

Primeiro de tudo, separe todos os itens que você já não utiliza mais. Em outras palavras, é hora de largar aquele ralador de legumes velho e tudo o que está vencido ou não funciona mais.

Caso precise comprar a reposição de algo, anote e procure por cupons no PegaDesconto.

As sugestões de lojas online que disponibilizam descontos para itens de cozinha são Camicado, Utilplast, Loja da Electrolux, KitchenAid e outras que estão listadas na categoria de descontos para utilidades domésticas aqui no site.

Esvazie todos os seus armários e gavetas, criando grupos de itens separados, como um grupo de panelas e outro grupo de pratos.

Após eliminar tudo o que não é necessário mais, é hora de começar de fato a organizar sua cozinha de forma prática!

Crie “zonas” na sua cozinha

O primeiro passo de como organizar uma cozinha é planejar zonas, para que assim ela possa funcionar sem problemas. Crie zonas como área de refeições, zonas das panelas e frigideiras, zona dos alimentos, etc.

Assim, criando espaço para tudo, será mais fácil encontrar as coisas rapidamente. Além disso, é essencial colocar os itens mais utilizados o mais acessível possível. Utiliza muitas espátulas para omelete? Coloque a espátula no lugar mais fácil da cozinha.

Completando a dica anterior, pegue os itens que você esvaziou dos armários e gavetas e organize todos em grupos de itens semelhantes. Agora, é hora de agrupar os itens nos armários e gavetas.

Invista em prateleiras e painéis

Prateleiras são essenciais para ajudar a manter a cozinha organizada, principalmente nas que faltam espaço, como de apartamentos. As prateleiras são fáceis, baratas e versáteis, sendo o lugar ideal para colocar temperos e objetos mais utilizados.

Outro item que irá facilitar são os painéis, geralmente feitos de madeira ou pallet. Neles, você pode colocar pregos e organizar suas panelas e colheres utilizadas para cozinhar, agilizando a sua vida na hora de preparar suas refeições.

Organize seus armários com bandejas e escorredores

Uma solução simples para organizar sua cozinha é utilizando bandejas e escorredores de louça para separar os itens e deixa-los no lugar. Eles podem ser colocados nos armários e gavetas, sendo ideal para guardar vasilhas e suas tampas, assim como copos e xícaras.

Outros itens que podem utilizados também para organizar seus itens são caixas e cestos organizadores. Estes itens são de grande ajuda para aproveitar da melhor forma possível o espaço da sua cozinha, em vez de deixar tudo empilhado de qualquer jeito.

Coloque etiqueta nas caixas e alimentos

Mais uma dica de como organizar uma cozinha de forma simples e prática é etiquetando as caixas e cestas organizadores, assim como os potes onde os alimentos são armazenados. Com as etiquetas, será muito mais fácil encontrar o que você precisa, principalmente na pressa.

A etiqueta deve conter informações básicas, como o nome do alimento e a data de validade. Assim, você não corre o risco de confundir açúcar com sal e comer algo fora da validade.

Use divisores de gaveta

Para manter suas gavetas organizadas, coloque divisores. Assim, você manterá colheres, garfos e facas separados. Estes divisores permitem que você atribua um pequeno ponto para cada item e onde você poderá encontrar estas coisas quando precisar.

Faça melhor uso das portas e prateleiras dos armários

O interior das portas dos armários são um espaço desperdiçado e ignorado por muitas pessoas.

Para utilizar este espaço, coloque ganchos e organize xícaras, tampas de panelas e outros itens. Assim, você irá otimizar o espaço da sua cozinha.

Guarde os alimentos na geladeira de forma correta

Outra parte essencial para manter a cozinha organizada, a geladeira é uma outra área que sempre fica uma bagunça depois de um tempo. Boa parte disto é pelo fato de os alimentos estarem mal guardados dentro da geladeira.

Dentro da geladeira, existem pontos ideais para diferentes tipos de alimentos. O leite, por exemplo, é melhor guardado na prateleira superior, onde a temperatura é mais fria e constante.

Quando mais alta a prateleira, mais fria é a temperatura. Assim como mais baixa, menos fria é. Por isso, guarde os alimentos que vencem mais rápido na parte superior na geladeira e os que duram mais, na parte mais baixa.

Utilize também potes de plástico transparente para guardar os alimentos e os manter guardados de forma correta.

Separe um dia no mês para organizar a cozinha

Depois de organizar a cozinha de forma mais complexa na primeira vez, é essencial separar pelo menos um dia no mês para manter a organização. Ao fazer isto, o trabalho será mais constante, porém, menor.

Organizar sua cozinha significa economizar seu tempo, torna-la mais eficiente, corrigir aquilo que não funciona para sua rotina e ter uma vida menos caótica.

Qual é a sua dica de organização de cozinha? Compartilhe nos comentários e ajude outros leitores a manterem sua cozinha no lugar!

Leia também:

Assinar
Notificação
40 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon