Para quem está buscando formas de economizar em passagens de avião, essa é a hora de começar de aproveitar as milhas aéreas. Embora seja um mercado em grande crescimento, poucas pessoas realmente sabem utilizar as milhas.

Segundo o IBGE, as passagens aéreas tiveram um aumento de 9,37% entre julho e setembro de 2017. O aumento pesa mais ainda levando em consideração que as passagens não são algo barato.

Por isso, o Pega Desconto irá explicar o que são milhas aéreas, como você pode acumula-las, aproveita-las para viajar cada vez mais!

O que são milhas aéreas?

As milhas aéreas são programas de fidelidades, geralmente oferecidos pelas próprias empresas aéreas.  É uma forma de compensar o passageiro que viaja com essas companhias aéreas.

Funciona da seguinte forma: toda vez que alguém viaja, o voo é convertido em milha, que vai se acumulando. Assim que chegar em uma determinada quantidade, é possível trocar essas milhas em passagens, ou por outros serviços da companhia, como upgrades.

Para conseguir estas milhas, é preciso estar cadastrado nos programas de milhagem da companhia aérea. Também é possível conseguir milhas em outros programas de vantagens que sejam parceiros da companhia ou por cartão de crédito.

Quais programas de vantagem trocam pontos por milhas?

Se você não viaja com frequência, é interessante participar de alguns programas de vantagens, como a Smiles, Multiplus, TudoAzul, Livelo, Dotz, Netpoints e os mais conhecidos, Km de Vantagens da Ipiranga, Petrobras Premmia e Shell Resgate Fácil ou o Shell Box.

A maioria dos programas também possuem com cartões de crédito dos principais bancos, com lojas e editoras de revistas, que ajuda a acumular ainda mais pontos.

Também existem parcerias com redes de farmácias, cinemas, estacionamentos, postos de gasolina, empresas de telefonia e TV, redes de hotéis, administradores de cartão de crédito e outros.

No entanto, é sempre importante lembrar que as milhas têm prazo de validade: 2 anos. Por isso, fique de olho neste prazo e não deixe perder suas milhas por falta de uso.

Porém, é importante também acumular seus pontos em um programa só, para assim conseguir juntar as milhas mais rápido. Pontos espalhados são mais difíceis de trocar depois.

Quais companhias aéreas aceitam milhas para economizar em passagens de avião?

Para economizar em passagens de avião, além de se cadastrar em algum programa de vantagem, é necessário também se inscrever em programas das próprias companhias aéreas.

Toda vez que você viaja e faz o check-in, as milhas são depositadas na sua conta. É uma das melhores formas de acumular milhas, já as companhias também têm parcerias com outras empresas e programas de pontos.

Confira alguns programas de milhagem que você pode escolher:

  1. LATAM Fidelidade

Através do Multiplus, você acumula pontos a cada voo ou de acordo com o programa. Além de acumular milhas para voos da LATAM, também acumula em companhias que fazem parte da OneWorld.

O programa é dividido em quatro categorias: Black Signature, Black, Platinum e Gold. Você muda de categoria de acordo com os pontos Elite acumulados por trechos voados.

  1. Smiles

A Smiles é o programa de vantagens da GOL, onde ao viajar com a companhia aérea, você acumula milhas. Serve não só para a GOL, mas também para outras companhias como AirFrance, KLM, Qatar Airways e Delta Air Lines.

Você acumula milhas viajando, fazendo compras no Shopping Smiles, reservando hotéis, alugando carros e utilizando o seu cartão de crédito.

Diferente da maioria, neste programa, as milhas têm dez anos de validade.

  1. Tudo Azul

A Tudo Azul é o programa da companhia aérea Azul, onde ao viajar, você ganha pontos e pode trocar por passagens aéreas depois.

Os pontos são abatidos no valor de uma futura passagem, e de início, é necessário acumular pelo menos R$50.

Ao se cadastrar no programa, você já ganha um bônus de 30 reais, que irá se acumular junto ao valor que você juntar. É dividido em quatro categorias: Topázio, Safira e Diamante.

  1. Amigo

Pertence a linha aérea Avianca, onde cada trecho nacional rende 1.000 pontos, que são validos por dois anos. Para conseguir outra passagem grátis, são necessários 10.000 pontos.

É dividido em quatro categorias: Bronze, Silver, Gold e Diamond, onde você muda de nível de acordo com os pontos obtidos.

A vantagem deste programa é que você pode cadastrar a família toda para juntar os pontos e emitir passagens para eles também.

Sites para comprar ou vender suas milhas acumuladas

Quem viaja bastante e acumula muitas milhas sabe que às vezes acontece faltar saldo para comprar/trocar por passagens, e outras vezes sobram milhas na conta com prazo para expirar, e que você não pretende utilizar.

Para resolver estes problemas, algumas empresas criaram sites onde você pode comprar ou vender milhas, utilizando moeda real. Veja alguns dos mais confiáveis hoje no mercado:

Existem vários sites de empresas de turismo no Brasil que compram milhas de pessoas físicas e revendem para outras pessoas como uma passagem de avião comum, só que muito mais barata. Imagem: captura/123 milhas.
  1. MaxMilhas – no MaxMilhas qualquer pessoa pode comprar passagens, que são muito mais baratas porque foram emitidas por milhas dos usuários que colocaram as suas à venda no site;
  2. 123 Milhas – o 123 Milhas tem ofertas de passagens emitidas por milhas, até 50% mais baratas que uma passagem normal;
  3. Voe SIMples – no Voe Simples você encontra diversas ofertas de passagens emitidas por milhas e também pacotes de viagem;
  4. HotMilhas – neste site é possível somente vender suas milhas TAM, GOL, Azul ou Avianca. Você escolhe a quantidade que deseja vender e recebe uma cotação por e-mail.

se você viaja muito e participa de vários programas de “mileagem”, deve guardar a lista dos sites acimas, pois cada um possui valores diferentes para milhas e ofertas de passagens aéreas emitidas em promoção.

Qual é o melhor momento para utilizar as milhas?

Mesmo deixando a passagem aérea mais barata – e em alguns casos sem nenhum custo, é preciso ter cuidado na hora de utilizar as milhas aéreas. Assim como comprar a passagem sem elas, algumas dicas ajudam a decidir o melhor momento.

Primeiro, escolha o programa e acumule os pontos somente naquele programa. E planeje sua viagem com bastante antecedência, para assim aproveitar alguma promoção que surgir antes.

O melhor momento de utilizar suas milhas é quando realmente aquela promoção imperdível surgir. Pois assim, dá tempo de transferir os pontos para o programa de milhagem e aproveitar a oferta.

Com as milhas, você consegue um abate no valor da passagem, economizando ainda mais. Cada programa tem suas categorias, que oferecem descontos diferentes.

Quanto maior a categoria, maior o desconto. Por isso, utilize os programas de vantagens para acumular mais pontos e conseguir mais milhas.

Como gerenciar as milhas e os pontos de fidelidade?

Aplicativo Oktoplus para Android e IOS. Imagem: reprodução/Oktoplus.

Para administrar suas milhas e os pontos de fidelidade acumulados, o aplicativo Oktoplus é um grande aliado. No aplicativo, você gerencia seus pontos em tempo real.

Assim, fique de olho no saldo, extrato e nos pontos que estão a expirar. O Oktoplus atualiza automaticamente as informações dos programas de fidelidade, assim você administra tudo em só lugar.

Além disso, no app você pode buscar e comparar o preço das passagens no dinheiro, com as milhas aéreas e os pontos, para assim saber qual será o melhor negócio.

Vale a pena baixar o app para ajudá-lo a administrar os pontos, já que nem sempre lembramos de abrir o site do programa e verificar. As milhas aéreas são uma ótima vantagem para economizar em passagens de avião e você deve utiliza-las a seu favor.

Fique de olho no PegaDesconto para mais dicas de viagem, aprendendo a economizar seu dinheiro e viajando com mais conforto.

Leia também:

Assinar
Notificação
19 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon