A procura por jogos de computador tem se tornado cada vez mais frequente. Tanto que, atualmente, o mercado de desenvolvimento de games para computador tem se tornado uma verdadeira indústria bilionária.

Porém, conforme a tecnologia para a criação de jogos vai se aprimorando, o computador que roda estes mesmos jogos precisa acompanhar a qualidade gráfica dos jogos.

E a qualidade gráfica, que é um dos focos principais das atualizações de jogos, requer que o computador seja equipado com uma boa placa de vídeo, para sua devida reprodução.

Por isso, selecionamos neste artigo, instruções para ajudar você a escolher a melhor placa de vídeo para jogos. Confira!

O que avaliar para escolher a melhor placa de vídeo para jogos?

A escolha da melhor placa de vídeo para jogos é influenciada por um conjunto de características, incluindo o objetivo específico do usuário.

Veja, a seguir, as principais características a se considerar antes de escolher qual placa de vídeo comprar.

Compatibilidade com a placa-mãe

Algumas placas de vídeo podem ser compatíveis ou não com certos modelos de placa-mãe. Por isso, antes de se perguntar qual é a placa de vídeo mais potente, você deve se perguntar quais modelos de placa de vídeo são compatíveis com a placa-mãe de seu computador.

Para saber disso, procure pelo modelo da placa-mãe que você tem e consulte no site da fabricante se há um slot compatível com a placa de vídeo que deseja comprar.

Dica: para saber rapidamente qual o modelo da sua placa-mãe, processador, memórias etc, baixe gratuitamente e instale no seu PC o programa CPU-Z clicando aqui.

Quantidade de memória e arquitetura

Outro ponto fundamental que influencia a potência da placa de vídeo é sua memória. Em tese, quanto maior a memória, melhor seu desempenho.

No entanto, a arquitetura e a forma como a memória é armazenada podem influenciar seu desempenho, de modo que, algumas vezes, a memória geral pode ser inferior mas acabar possibilitando um desempenho maior por conta destes outros elementos como o tipo dela (GDDR4, GDDR5, GDDR6 etc) e o “bus” (arquitetura, em bits)

Série e frequência

As placas de vídeo, ainda que possam ser influenciadas por sua memória e capacidade de processamento, não possuem sua qualidade reduzida a estes valores.

Isso porque são produzidas em diferentes “gerações”, como são popularmente conhecidas as diferentes séries de produção.

Desta forma, duas placas com mesmo processamento de memória costumam ter suas qualidades diferentes caso sejam de séries e frequência distintas.

Como exemplo, considere as placas GeForce, que possuem 3 números em sua descrição (GeForce 340, GeForce 820, etc.). O primeiro número se refere à série em que a placa foi gerada (GeForce 340 = terceira geração; GeForce 820 = oitava geração), enquanto os números finais representam o modelo da placa em questão.

Capacidade de Overclock

O overclock é uma modificação feita na bios (memória) da placa de vídeo, que faz com que a placa tenha um desempenho superior ao que seria esperado, alterando as frequências de clock e outros parâmetros.

De forma análoga, podemos relacionar o overclock a uma espécie de turbo para o motor de um carro, ou à aceleração da frequência cardíaca.

Tal recurso em um curto espaço de tempo pode ser adaptativo, mas tende a gerar prejuízos a longo prazo, caso a placa de vídeo não tenha sido preparada para isso pelo fabricante.

No entanto, hoje praticamente todos os fabricantes de placas de vídeo para jogos já tem modelos preparados para overclock, que vem acompanhados de um programa que você instala no PC para melhorar o desempenho da sua placa de vídeo quando for jogar um game muito pesado. Assim a placa não fica rodando “no limite” o tempo todo, só quando você desejar.

Saídas (HDMI, Display Port, VGA, DVI)

As saídas são as formas disponíveis para que a placa seja conectada a equipamentos externos.

Hoje existem vários tipos de saídas, e é muito importante verificar isso, principalmente quando você deseja conectar 2 ou mais monitores na mesma placa de vídeo.

Por exemplo, se você quer plugar 3 monitores, o ideal é comprar uma placa de vídeo que possua 3 saídas HDMI ou 3 saídas Display Port, para a qualidade não ser diferente nas telas. Isso porque dependendo da verão do HDMI, a imagem enviada ao monitor vai ser inferior a imagem que a mesma placa de vídeo enviar para o outro monitor através da Display Port.

Esqueça placas de vídeo com saídas VGA e DVI, são padrões que já foram abandonados e você pode ter problemas no futuro se precisar trocar de monitor. A maioria dos monitores atualmente vem somente com HDMI e Display Port.

Marca, preço e seu perfil de usuário

Os preços variam de acordo com as características listadas acima, bem como em relação à marcas mais qualificadas.

Todavia, cada perfil de usuário requer um tipo específico de placa, e pode ser satisfeito com um modelo específico.

Se você deseja reproduzir jogos de última geração, você precisará investir mais neste hardware. Por isso, veja, a seguir, as principais opções do mercado:

As 5 melhores placas de vídeo para jogos em 2019

Com base nas informações mencionadas anteriormente, listei as 5 melhores placas de vídeo para jogos em 2019. Conheça as características de cada uma delas e veja qual o melhor modelo para você.

1. Radeon RX 560

melhores placas de vídeo para jogos - Radeon RX 560
AMD Radean RX 560, versão da XFX.

Com características bastante semelhantes às da GTX 1050, a Radeon RX 560, da AMD, também é uma excelente opção em termos de custo benefício para quem busca recursos mais simples.

Aliás, dentro da sua faixa de preço a RX 560 ainda possui a vantagem de ter 4 GB de memória dedicada.

Isso faz com que possa processar vídeos em maior velocidade, bem como editar vídeos em Full HD (1800p) com tranquilidade.

Confira as características que a RX 560 possui:

  • Memória dedicada: 2GB GDDR5 ou 4GB GDDR5
  • Conexões: DisplayPort, DVI e HDMI
  • Compatível com FreeSync
  • Boa performance em games online

2. GTX 1050Ti

melhores placas de vídeo para jogos - GTX 1050Ti
Nvidia Geforce 1050 ti, versão da Gigabyte.

Mesmo com um valor pouco acima, a GTX 1050Ti ainda é uma ótima opção entre as melhores placas de vídeos para jogos em 2019.

Isso porque a GTX 1050Ti é bem pequena, ideal para computadores compactos. Além disso, é popular entre os gamers por sua capacidade de rodar perfeitamente os chamados games “triplo A”, os quais são complexos e com nível de exigência elevado.

Suas principais características são as seguintes:

  • Memória dedicada: 4GB GDDR5
  • Conexões: DisplayPort, DVI e HDMI
  • Compatível com G-Sync
  • Boa performance em jogos “Triplo A” (1080p)

3. Radeon RX 570

AMD Radeon RX 570, versão Strix da ASUS. Já vem de fábrica com preparação para Overclock via programa.

Considerada a melhor performance em Full HD, a RX 570 é uma excelente opção. Apesar de ter um valor um pouco acima das placas anteriores, ela possui cerca de 30% a mais de desempenho.

Sendo ideal para quem quer alta performance em monitor Full HD, ou mesmo para quem possui um processador intermediário, tais como o Core i5 7400 ou o Ryzen 3.

Além de auxiliar na qualidade de reprodução dos games, ela também beneficia pessoas que fazem edição de vídeos para o YouTube, bem como rodar jogos triplo A com fluidez.

Tudo isso graças às seguintes características:

  • Memória dedicada: 4GB GDDR5
  • Conexões: DisplayPort, DVI e HDMI
  • Compatível com FreeSync
  • Ótima performance em jogos “Triplo A” (1080p)

4. GTX 1060

melhores placas de vídeo para jogos - GTX 1060
Nvidia GTX 1060 OC. Preparada para receber Overclock.

A GTX 1060 é uma ótima opção para quem deseja montar um computador com alta qualidade. Das placas que ainda possuem um valor moderado, esta talvez seja a placa com maior qualidade no quesito processamento gráfico.

Suas características permitem reproduzir um jogo recente a aproximadamente 100 FPS (frames por segundo), contando que você tenha um monitor de 144Hz.

Suas principais características são as seguintes:

  • Memória dedicada: 3GB GDDR5 ou 6GB GDDR5
  • Conexões: DisplayPort, DVI e HDMI
  • Compatível com G-Sync
  • Ótima performance em jogos “Triplo A” (1080p)

5. Geforce RTX 2060

Nvidia Geforce RTX 2060 (series 20). Versão Republic Of Gamer, da Asus.

Por fim, uma das placas mais vendidas de 2019, para jogadores mais entusiasmados, porque seu valor é um pouco alto (cerca de R$ 2 mil hoje), mas compensa pelo custo x benefício.

A RTX 2060, foi lançada há poucos meses, e tem um desempenho excepcional em games de nova geração. É capaz de rodar jogos com todas as configurações no “ultra”, associada com pelo menos um processador Core i7 e uma boa placa mãe.

Essa placa de vídeo foi construída com a nova “arquitetura Turing” exclusiva da Nvidia, que traz entre outros benefícios o Ray Tracing em tempo real para jogos com suporte. Veja o vídeo a seguir para entender como funciona esta tecnologia:

No vídeo da Adrenaline, o apresentador explica o que é Ray Tracing e compara as diferenças em gameplay.

Além de todo este desempenho, a RTX 2060 se destaca também pela baixa temperatura de operação, e consequentemente pelo potencial de overclock proporcionado por esta refrigeração eficiente, que acontece através das novas ventoinhas axiais duplas com câmara de vapor.

Suas principais características são as seguintes:

  • 6GB de memória GDDR6, com velocidade de 14 Gbps;
  • Clock de 1680 MHz no modelo padrão Nvidia;
  • 1 saída DVI, 2 saídas HDMI e 2 saídas DisplayPort.
Dica 1: compare resultados de reviews e benchmarks

Se você está em busca da melhor placa de vídeo para jogos, pensando no custo x benefício, não pode deixar de conferir comparativos em sites especializados, ao invés de acreditar apenas nas informações que os fabricantes entregam.

O site que eu mais gosto de utilizar é o GPU Check, porque ele tem uma interface bem objetiva para apresentação de resultados, e além disso tem versão em Português.

O GPU Check é muito útil, porque eles não apenas comparam dados de desempenho de hardware (tem também comparação de processadores CPU), mas também o consumo de energia, temperatura, ruído das ventoinhas e os preços de mercado, gerando um comparativo também do custo/benefício!

A seguir, vou citar um exemplo de como o GPU Check e sites similares de benchmark’s podem te ajudar na busca pela placa de vídeo mais adequada para você:

Neste momento eu estou interessado em adquirir a Geforce RTX 2060, da Nvidia, que custa em torno de R$ 2 mil reais na data que estou escrevendo este artigo. Ela tem 6GB de RAM com arquitetura de 192bit.

Porém, eu achei na loja a placa da AMD similar, que custa cerca de R$ 1.5 mil. Mas ela tem 8GB de RAM com arquitetura de 256bit.

Pelas especificações, a placa da AMD seria a escolha mais sensata, R$ 500 mais barata e mais poderosa. No entanto, não é bem assim!


No comparativo do GPUCheck, mesmo sendo teoricamente inferior nas especificações, a Nvidia RTX 2060 é 30% mais potente para jogos do que sua rival Radeon RX 590! E ainda consome 13% menos energia, rodando 12% mais fria e com 7% menos ruídos.
Dica 2: pesquise as melhores oportunidades em lojas especializadas em informática para games, como a Terabyte Shop, que tem preços excelentes e uma seleção com placas para todos os orçamentos.
A Terabyteshop tem sempre os últimos lançamentos do mercado, e faz promoções diárias na loja virtual.

Um diferencial notável da Terabyteshop é o atendimento especializado, feito somente por pessoal técnico que sabe tudo sobre hardwares. Além disso, eles também mantém um Blog com dicas e notícias de informática e games.

E por fim, a dica 3, é pesquisar o modelo de interesse no site TechPowerUP. 

Eles mantém um banco de dados com especificações técnicas de praticamente todas as GPU’s existentes com um detalhado filtro de pesquisa e ainda mostra todas as variações do mesmo modelo feitas por fabricantes parceiros da Nvidia e AMD.

Agora que sabe um pouco mais sobre placa de vídeo para jogos, que tal compartilhar suas experiências e dúvidas conosco aqui nos comentários do blog?

Leia também:

Assinar
Notificação
35 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon