Guias

Como escolher um smartphone de acordo com minhas necessidades?

Saiba quais os principais pontos a observar na aquisição de smartphones e identifique o modelo ideal para atender suas necessidades diárias.

Você sabe como escolher um smartphone adequado à sua vida? Ter um smartphone deixou de ser artigo de luxo e entrou para a lista de necessidades básicas da maioria das pessoas. Isso porque com esses aparelhos em mãos é possível acessar um universo de possibilidades, que vão desde enviar uma simples mensagem de texto até mesmo monitorar o filho pequeno na escolinha – através das câmeras de monitoramento.

Dentre as inúmeras opções disponíveis no mercado, existem diversas marcas, modelos, tamanhos e sistemas operacionais, como o Android, iOS e o Windows. Por isso, sempre que precisamos trocar de aparelho surge a dúvida: como escolher um smartphone que atenda todas as minhas necessidades diárias?

Como escolher um smartphone ideal

1. Quais funcionalidades do smartphone são essenciais para você?

Assim como no post sobre como escolher o Tablet ideal, a primeira coisa que você precisa avaliar antes de comprar uma smartphone é: qual será a principal função do aparelho?

  • Apenas para acessar internet e redes sociais?
  • Pretende baixar games variados?
  • Gosta de acessar Youtube ou app de streaming de vídeos?
  • Gosta de tirar fotos e gravar vídeos e quer uma câmera de alta resolução?

Para quem usa apenas o básico de um smartphone, como: internet e redes sociais e não possui o hábito de baixar muitos arquivos e aplicativos, o ideal é escolher um aparelho Android mais básico. A família Android oferece uma variedade gigantesca de modelos eficientes, com um ótimo custo-benefício mas com telas menores e câmeras não tão potentes.

Já para quem gosta de jogos e vídeos ou sabe que irá dividir o aparelho com o filho pequeno, deve preferir algo com uma memória interna maior, ou que seja expansível, um bom sistema operacional e uma tela maior para facilitar a visualização.

Para quem ama fotografar e fazer vídeos da família e de viagens, ou usa o aparelho para trabalhar registrando imagens e áudios precisa avaliar a qualidade da câmera, se o smartphone grava vídeos em HD e quantas horas consegue gravar direto e, claro, o tamanho da memória. Nesse caso, tanto aparelhos iOS como Android – da linha Samsung ou Motorola – são excelentes opções.

2. Quão familiarizado com novas tecnologia você é?

Não adianta comprar um smartphone de última geração com mil e uma funções se você não saberá usar metade dos recursos disponíveis.

Daí você precisa colocar na balança: quero um aparelho da moda e de última geração mesmo sabendo que não irei usar metade dos seus recursos? Ou prefiro comprar um modelo mais simples, mas que comporte os componentes fundamentais para o meu dia a dia?

Muitas vezes funções demais e recursos extras atrapalham mais o usuário do que o ajudam. Isso porque se você não souber como usá-los ou desabilitá-los de maneira correta, servirão apenas para consumir bateria e memória do smartphone.

3. Qual o limite de preço você se dispõe a pagar?

Lembre-se que quanto mais refinados os recursos de um aparelho, mais caro ele será. Ou seja, câmeras potentes, memórias grandes e telas de alta resolução pesam no preço final do smartphone.

Por isso, você precisa definir muito bem as suas reais necessidades para o uso do aparelho e quanto você está disposto a pagar por ele.

Na hora de adquirir o smartphone, o ideal é elaborar uma lista de prioridades e definir o valor máximo que você pode gastar, assim, o vendedor já ficará ciente das suas ambições e colocará na sua frente as opções que melhor se encaixarão com o seu perfil.

Talvez a regra básica para saber como escolher um smartphone seja: definir seu custo-benefício. Ou seja, unir o útil ao agradável optando pelo modelo que consiga suprir as necessidades do seu dia a dia sem ultrapassar seu orçamento.

E, então, conseguiu priorizar suas necessidades e já sabe como escolher um smartphone? Conta pra gente nos comentários!

Ver Comentários

  • Bem importante este artigo mais ele deixou muitas lacunas, a preencher no que diz respeito a escolha, exemplo seguidor de tendencias, marcas, alem de modelos especificos para trabalho...

    • E complementando modelos que são bem focados na segurança do usuário, como ex: Apple e Black Barry.

  • Legal essas dicas pra quem quer comprar ou trocar de smartphone saber qual escolher.

    • Sim e em especial para as gerações mais antigas, que se perdem com tantos recursos e possibilidade dos aparelhos.

  • conteúdo excelente valeu pelas dicas foi muito bom tudo explicado de forma bem clara e todos vão gostar.

    • Bom eu acho que ficou muitas lacunas no artigo, mais nada que um artigo complementar não possa resolver.

  • Muito bom, gostei das dicas, vou compartilhar com meus amigos. Obrigada.

  • Muito bom todas essas dicas citada acima assim o usuário poderá escolher o que lhes agrade mais dependendo de qual escolher com designer, modelo, marca e preço

    • Certamente e no quesito preço, sempre é bom lembrar de antes de concluir compra on line, sempre dar uma verificada se tem cupons disponíveis para o estabelecimento ou site, aqui no pegadesconto.

  • Obrigada,tenho um da motorola que atende muito bem minhas necessidades.

    • Tambem tenho um motorola, muito bom o Z2 Play, e o mesmo atende e satisfaz.

  • Não vejo a hora de comprar meu celular novo, adorei as dicas, artigo muito bom.

    • Boa eu tambem, sempre fui muito objetivo e focado no modelo de aparelho que tenho pretensão, e geralmente não me arrependi nas escolhas.

  • Para se escolher um excelente smartphone tudo depende da marca, modelo, designer e capacidade de memória interna como na minha opinião escolhi pra mim o LG Q6

    • Embora eu não conheço estes modelos da LG, sua opinião sobre eles aqui é de grande valor, e ajuda a ter mais segurança pelas PRETENÇÕES de compra pela marca LG.

  • verdade trocar minha faz tempo, mas ainda tenho algumas alegria com a velha.

    • Eu entendo este pensamento, também possuo um celular antigo da Nokia, que uso como despertador até hoje em dia.