Dicas para economizar

Como gastar pouco com a manutenção do carro? Aprenda!

Leia algumas dicas práticas para fazer a manutenção do carro, para evitar problemas mecânicos e consumo excessivo de combustível e pneus. Confira também dicas de lojas virtuais com descontos para ferramentas automotivas, pneus e acessórios.

O planejamento é o melhor amigo da economia — quando se trata da manutenção do carro, a regra não falha. Como diz o velho ditado, prevenir é o melhor remédio. Quem antecipa os problemas têm maiores chances de manter o carro em dia com a mecânica, gastando muito menos por isso do quem espera o veículo estragar.

A revisão periódica diminui a ocorrência de imprevistos, evitando que os problemas se agravem com o tempo. O motor desajustado pode provocar danos em efeito dominó, como maior consumo de gasolina e desgaste de peças. Com o tempo também podem ocorrer lesões de maior efeito — como a fundição do motor, por exemplo.

Leia este post e entenda como fazer a manutenção do carro de forma correta para contornar os transtornos mecânicos do veículo. Por ser a maneira mais econômica de preservar o carro, a manutenção preventiva faz com que o seu dinheiro renda mais.

Confira!

Entenda os benefícios econômicos da manutenção do carro

O custo de manter um veículo pessoal é alto, levando em consideração os gastos com tributos, documentação, revisão, combustível e estacionamento. Os impostos de licenciamento e emplacamento podem pesar no orçamento, fazendo com que uma reserva seja necessária para quem quer comprar um carro novo.

Os gastos do dia a dia podem variar muito e são mensurados de acordo com os valores praticados em cada cidade. No entanto, na maioria das capitais brasileiras as despesas mensais com o veículo chegam a algumas centenas de reais.

Fazer a manutenção do carro de modo consciente ajuda a entender melhor as necessidades do veículo e a trabalhar com a prevenção. Caso ocorra algum imprevisto, o proprietário tem ao seu favor a boa conservação do carro, que pode render uma boa economia no fim das contas.

Esteja de olho em promoções para realizar procedimentos padrões como alinhamento e troca de óleo, procurando sempre fabricantes conhecidos e empresas que oferecem garantia pelo serviço.

Mantenha o alinhamento do carro em dia

Essencial para a estabilidade do carro, o alinhamento tem como principal objetivo evitar o desgaste dos pneus. Carros desalinhados tendem a consumir os pneus de modo muito mais rápido do que o normal, promovendo a troca prematura.

É possível observar o desajuste pelo volante do carro, que oscila muito quando não está nas condições ideais. Também conhecido como geometria, o alinhamento é indicado a cada 10 mil quilômetros rodados.

Lembre-se do filtro de ar

Feito para proporcionar um melhor desempenho para o motor, o filtro de ar é uma peça muito barata, mas que pode trazer sérias complicações se não for trocada corretamente. A manutenção não tem um prazo fixo, pois depende muito da rodagem do veículo.

Por controlar o fluxo do ar do motor, ele deve ser verificado com frequência. Um filtro sujo certamente interferirá na passagem de ar para o coletor de admissão, diminuindo a desempenho do carro — e, em casos mais graves, causando um grande risco de que o óleo lubrificante seja aspirado.

Confira o sistema de arrefecimento do veículo

O radiador e o reservatório de expansão compõem o sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura do veículo. Quando superaquecem, eles aumentam o consumo e perdem potência em seu desempenho.

A revisão do sistema de arrefecimento deve ser feita a cada 30 mil quilômetros rodados, sendo indicada a limpeza de todas as peças como procedimento padrão para a manutenção. O aditivo do radiador também deve ser trocado nesse período.

Faça a revisão do sistema de freios periodicamente

Item de extrema necessidade para a segurança, o sistema de freios é composto por várias partes. Assim, todo o sistema de freios deve completamente revisado, sem deixar passar nenhuma peça.

A revisão deve estar atenta ao prazo de validade de cada item e ao seu funcionamento. Ao menos uma vez por ano, o fluido do freio deve ser trocado. A revisão também pode levar à substituição o disco do freio, dos tambores e das pastilhas.

Não se esqueça do regulador de velas

O funcionamento das velas é fundamental para prevenir problemas com o carro. Responsável por fornecer energia para a câmera de combustão e ativar a queima da mistura de combustível com o ar, as velas devem ser verificadas rigorosamente.

As peças devem ser trocadas a cada 15 mil quilômetros, mas o prazo pode variar de acordo com o desgaste natural do veículo. É bom estar atento ao funcionamento, já que sua deterioração não pode ser identificada apenas pelo desempenho do carro. Não é necessário trocar todos os componentes, somente os que apresentam danos.

Veja se as rodas estão em perfeito estado

O estado das rodas de um veículo pode traduzir, muitas vezes, o tempo e a condição de uso do carro. Seu desgaste varia muito entre o ambiente urbano e o rural — além da quilometragem rodada mensalmente.

Carros que viajam muito podem apresentar mais problemas com as rodas. Em geral, os desgastes são visíveis nas rodas amassadas ou tortas, que comprometem a estabilidade do veículo.

Troque os pneus na frequência correta

Assim como as rodas, os pneus do carro podem sofrer mais ou menos dependendo do solo e da frequência com a qual o veículo circula. Pneus carecas, além de prejudicarem a parte mecânica do carro, são muito perigosos.

No cotidiano, a calibragem deve ser feita em média a cada duas semanas, para garantir o desempenho do carro e o gasto equilibrado de combustível.

Dica: trocar pneu sai caro, eu sei. Então, não esquece que você tá lendo este artigo em um site de promoções, e basta procurar na categoria de cupons e ofertas para pneus, quais lojas estão oferecendo descontos!

Exemplo de loja virtual especializada na venda de pneus, que oferece cupons promocionais. Imagem: PegaDesconto/PneuStore.

Não deixe de realizar a troca do óleo

Mesmo sendo um procedimento simples, a troca de óleo pode evitar grandes problemas para o carro. Por prevenir o aparecimento da ferrugem, ajudar no resfriamento e diminuir o atrito das partes em metal, o óleo é essencial para manter o carro em pleno funcionamento.

O prazo para a troca de óleo é diferente de um carro para outro e é indicado pela montadora. A marca de 10 mil quilômetros também serve para o óleo — seja lubrificante ou para o filtro.

Balancear o tipo de manutenção do carro é essencial para visualizar em quais termos se pode economizar. Uma troca de óleo feita preventivamente, por exemplo, pode fazer o proprietário gastar até 10 vezes menos do que ele gastaria em alguns reparos.

Quem gosta de economizar na manutenção do seu veículo, não pode deixar de conferir os descontos exclusivos da Loja do Mecânico. Não perca!

Ver Comentários

  • Legal essas dicas pra quem tem carro e precisa fazer a manutenção e quer economizar.

  • Ta aí uma coisa que se gasta muito dinheiro, memo sem ter um, eu sei disso.

  • gostei das dicas algumas eu não sabia valeu pelo conteúdo bem informativo e bem explicado.

  • Achei interessante esse artigo de manutenção de veículos, com dicas ótimas. Obrigada.

  • Sempre bom economizar, principalmente quando se fala em carro, pois é um gasto diário.

  • Obrigada,vou recomendar este post,dicas super úteis.Amei as dicas,obrigada.

    • motor desajustado pode provocar danos é sempre bom fazer manutenção preventiva ajuda muito

  • ótimas dica pra gastar pouco quando for fazer a manutenção do carro

  • ótimas dicas, todos esses itens são importantes para o carro e devem ser verificados com frequência se não podem ocorrer até mesmo acidentes graves