O orçamento apertado é, muitas vezes, sinônimo de dívidas. Porém, não precisa ser assim: é possível, com muita organização e planejamento, viver com menos sem precisar cortar absolutamente tudo o que se considera supérfluo para economizar.

E é exatamente isso que você vai ver hoje no blog. Abaixo, listamos algumas dicas importantes de organização do orçamento familiar para que você possa administrar o dinheiro que entra e não levar sustos no final do mês. Acompanhe!

1. Anote todos os gastos

É muito importante que você tenha consciência do quanto gasta e com o quê. Para isso, é imprescindível que todos os gastos sejam anotados.

Faça uma planilha ou baixe um aplicativo específico e anote todos os gastos, desde a compra de uma refeição até o cafezinho no meio da tarde.

2. Crie metas possíveis

Depois que você anota seus gastos, fica mais fácil saber onde você está gastando mais. Se você observar que está comendo muito fora de casa, por exemplo, pode estabelecer uma meta de reduzir o número de saídas no próximo mês.

É importante criar metas que sejam possíveis e realistas para que você não se frustre logo nos primeiros dias.

3. Use cupons de desconto

Os cupons de desconto estão aí para serem usados! Pesquise e veja se o prato do restaurante, o cinema ou o presente do filho podem ser comprados com desconto e não hesite em pesquisar na internet e ver quais os estabelecimentos que oferecem cupons para pagar menos.

4. Avalie o que pode ser cortado

Lembra do primeiro item? Ele é essencial para esse tópico. Avalie muito bem seus gastos do mês anterior e veja se existe alguma coisa que pode ser deixada de lado para que a economia possa ser mais significativa.

Está pagando academia e não vai? Tente se exercitar ao ar livre ou na academia do seu prédio, mas não pague por serviços que não utiliza.

5. Economize nas contas fixas

Energia, internet, TV a cabo, telefone. Esses são só alguns exemplos das contas fixas que quase todo mundo tem, certo? Pois bem, é preciso encontrar uma maneira de gastar menos todos os meses com esse tipo de conta.

Ligue na operadora do seu celular e verifique se há um plano semelhante ao seu, porém mais barato. Geralmente os planos mudam anualmente e alguns deixam de ser comercializados, entrando no lugar planos mais baratos ou com mais vantagens.

Incentive a família a tomar banhos mais curtos, lave roupas apenas quando conseguir juntar um número considerável de peças e reaproveite a água da máquina para lavar seu quintal ou sua varanda. Juntos, esses detalhes podem significar muito no final do mês.

6. Pesquise os preços no mercado

Pegue folhetos, fique atento às promoções da televisão e às propagandas dos mercados. Não é raro que uma vez na semana esses estabelecimentos ofereçam preços reduzidos na parte de hortifrúti e que façam boas promoções do tipo “pague 1 e leve 2”.

7. Use pontos e milhas

Muitas pessoas se esquecem de que o cartão de crédito pode dar milhas e pontos que podem ser trocados por produtos e passagens aéreas ou até ser vendidos.

Fique sempre de olho para não deixar que esses pontos expirarem e use-os da maneira que precisar!

Com organização é possível administrar bem um orçamento apertado e não passar por dificuldades no final do mês.

Com disciplina, é possível seguir o planejamento e estar sempre no azul, podendo ainda economizar um dinheiro para investir no futuro.

E você, tem mais alguma boa dica para organizar um orçamento apertado? Deixe sua ideia para nós nos comentários!

Leia também:

Assinar
Notificação
41 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon