Dicas para economizar

Como organizar uma festa de aniversário com piquenique no parque?

Leia nossas dicas de como preparar uma festa de aniversário com piquenique no parque. Saiba como escolher o lugar ideal, o cardápio e a quantidade de comida. Confira também ideias para decoração do espaço.

Festejar é uma das melhores coisas da vida — e o melhor de tudo é que, para organizar uma festa incrível, não é preciso investir em grandes salões ou gastar rios de dinheiro! As festas menores, mais simples e intimistas estão super em alta. E não é para menos — elas são mais acolhedoras, divertidas e econômicas do que as festas tradicionais.

Dentro desse novo estilo de comemoração, os piqueniques no parque se destacam! Celebrar o aniversário com um animado e farto piquenique é uma ideia inusitada e envolvente, deixando o aniversariante feliz e agrada muito os convidados.

Gostou da ideia? Quer comemorar o seu próximo aniversário, ou o aniversário de alguém querido, com um piquenique ao ar livre? Então, continue a leitura e confira nossas dicas para organizar essa festa!

Comece pela escolha do lugar

O passo inicial para organizar um super piquenique no parque é escolher o lugar com antecedência. Opte por um espaço bonito e acessível, para que os convidados não tenham dificuldade de chegar até lá. Alguns parques são mais burocráticos para liberar o uso do espaço para a realização de festas. Por isso, procure saber se o lugar que você escolheu requer uma autorização específica.

Marque a data do seu piquenique de aniversário

O ideal é que você marque a festa para o fim de semana mais próximo ao seu aniversário — porém, ao fazer o agendamento, considere a previsão de tempo! Dias nublados ou chuvosos não são interessantes para piqueniques, a menos que o local conte com quiosques e áreas cobertas. Prefira sempre marcar festas no parque em dias firmes e ensolarados.

Faça a lista de convidados

Para que o piquenique seja ainda mais divertido e prazeroso, é importante convidar apenas gente próxima e muito querida! Esse tipo de comemoração não é indicado para quem gosta de convidar todos os parentes, colegas, vizinhos, cachorro, gato, papagaio e periquito.

Mesmo que o local seja público e espaçoso, o piquenique deve ser íntimo e particular — para diminuir os custos e aumentar a animação. Chame os familiares e amigos mais chegados que a diversão será garantida!

Monte um cardápio apropriado

Priorize um cardápio simples e saboroso, com tortas, salgadinhos e mini sanduíches. Frutas, refrigerante, sucos e água de coco também são ótimas pedidas! Como se trata de um piquenique de aniversário, é claro, o bolo e os docinhos não podem faltar. O próprio aniversariante pode bancar os comes e bebes — ou, então, solicitar que cada convidado leve um prato de comida e/ou uma bebida.

Cuide da decoração do piquenique

Para deixar o encontro com uma cara festiva, vale a pena decorar o ambiente. Os parques são naturalmente bonitos — mas tudo pode ficar mais interessante com toalhas xadrezes, cestos de vime, pallets, garrafinhas com flores, balões, lousas com frases, plaquinhas para as comidinhas, etc.

Vale destacar que a decoração do piquenique não precisa ser cara e sofisticada — muito pelo contrário! A rusticidade cai super bem nessa proposta. Mas é importante confirmar com a administração do parque o que pode e o que não pode ser feito. De modo geral, por exemplo, nada pode ser colado ou amarrado nas árvores.

Pense no entretenimento da festa

Por fim, planeje o entretenimento da festa. A área ampla é um convite à diversão — e você pode sugerir que os convidados levem bola, bicicleta, pipa, jogos, etc. Será uma ocasião perfeita para deixar os eletrônicos um pouco de lado, e aproveitar o dia ao ar livre com muita leveza e simplicidade.

E aí, gostou das nossas dicas? Já organizou ou participou de algum piquenique no parque? Tem outras dúvidas? Deixe seu comentário, compartilhe suas experiências conosco e entre para a conversa!

Ver Comentários

  • Muito boa ideia, dentre pontos essenciais, esta realmente a consideração do tempo no dia do evento, escala de trabalho dos participantes, interdição no local pretendido por obras e outros motivos.

    • Obs. para quem tem propriamente ou tem tem filhos com alergia, levem um repelente, pois é normal nesta areas haverem mosquitos.

  • Legal nunca pensei numa festa de aniversário no piquenique e diferente.

    • Realmente é uma idéia antiga, porém meio novidade para tempos atuais, as pessoas nesta geração estão esquecendo este costume, de celebração em piquenique, coisa que era comum antes.

  • eu gostei da ideia só falta uma coisa não tenho nenhum amigo nem parente para convidar seria somente eu meu marido e meu filho.

    • Se seu filho tiver algum amiguinho que ele goste, e voces conheçam os pais, podem pedir para levar o amiguinho do filho.

  • Gostei das dicas, comemorar com um piquenique seria uma ideia muito interessante.

      • verdade, quando eu era criança ,na escola as professoras sempre organizavam os piqueniques, era muito bom, cada criança levava um prato ou refrigerante.

    • E é uma ação que precisa ser resgatada, pois esta entrando em desuso na geração atual.

      • verdade, acho piquenique uma ação que lembra infância. Gosto muito.

  • Obrigada,se um dia fizer isso será no jardim botânico de sp,tem algumas áreas em que pode fazer isso.

    • Varios Parques em SP, oferecem areas onde são possiveis realizar piqueniques confortavelmente, tendo tambem o Pq Anhanguera, Pq Ibirapuera, o Pq Villalobos este ultimo tem que chegar bem cedo, pois ele tem menos arvores.

      • Mais tenho curiosidade de conhecer o jardim Botanico tambem, ainda não fui

  • Que ótimas dicas, adorei esse artigo, amo comemorar aniversário, ao ar livre melhor ainda.

    • Muito difícil encontrar festa de aniversário ao ar livre atualmente, geralmente as pessoas, já pensam em locação de salão de festas, pessoalmente também prefiro ao ar livre.

  • A idéia é boa, mas precisa convidar o sol, pois corre o risco de ter a participação da chuva

    • kkk, vai que no dia ele( o Sol ) tem outros compromissos né. Mas isso foi muito bem lembrado.

    • Kkk, convidar o sol, neste caso é tão importante quanto o(s) organizador(és).

    • concordo com voce as vezes fazemos planos e a chuva faz outro e acabamos com uma baita decepção

  • é boa, mas precisa convidar o sol, pois corre-se o risco de ter a participação da chuva.

    • Atualmente sim, mais em tempos antigos era muito comum, nos é que somos os estranhos atualmente.

      • Os tempos mudam e as formas de comemorar também, mas sempre algo pode ser resgatado