Toda loja virtual que respeita seus clientes precisa possuir vários canais de atendimento para dúvidas e eventuais problemas com encomendas, meios de pagamentos etc.

E quem vende na internet sabe que não é inteligente fornecer somente telefone e e-mail aos clientes, pois geralmente quem compra online quer uma solução imediata e prática para seus problemas e logo procura pelo chat online.

Para demonstrar a importância do atendimento online integrado ao seu site ou loja virtual, basta acessar sites de reclamações como o Reclame Aqui e observar as lojas online mais reclamadas.

Anote os nomes das lojas e procure acessar seus respectivos websites, e note que a grande maioria ou todas elas, não possuem nenhum canal de atendimento online imediato.

Então, se você busca melhorar a comunicação com seus clientes em sua loja virtual, precisa utilizar um sistema de chat profissional e que possua diversas ferramentas que facilitam seu trabalho diariamente.

Com uma solução robusta você aumenta a satisfação dos clientes e reduz custos com operadores de atendimento e suporte técnico, pois 1 pessoa só pode falar com 1 outra pessoa ao telefone, já no chat online este mesmo operador pode atender dezenas de clientes ao mesmo tempo!

Para quem possui um e-commerce ou algum website que necessite de atendimento aos usuários, o JivoChat é uma das melhores opções do mercado, pois está disponível totalmente de graça para quem quiser usar.

Acompanhe a seguir minha lista das melhores ferramentas de atendimento online que eu consegui encontrar, e comece hoje mesmo e em poucos minutos a atender seus visitantes de forma profissional.

Ferramenta de atendimento online que recomendo:

JivoChat

Com o Jivochat você fica conectado 24 horas com seu negócio e diminui o risco de perder vendas ou ter sua loja reclamada publicamente na internet, por clientes furiosos por não conseguirem conversar com você ou atendentes da sua loja.

Com o Jivochat é possível atender os clientes em vários dispositivos como computador, celular e tablets. Foto: Jivochat

Este serviço possui uma versão profissional que custa menos de R$ 30 por mês, e outra versão 100% grátis.

Mas o interessante é que mesmo na versão profissional, você pode experimentar por 14 dias sem pagar nada, e se não gostar cancela e passa para o plano grátis:

JivoChat disponibiliza 1 plano profissional e outro gratuito. Fonte: JivoChat.

Principais recursos do JivoChat:

  • Conversar com vários aplicativos: com o JivoChat é possível atender pessoas que entram em contato via Viber, Facebook Messenger e Telegram;
  • Combinar chat online com suporte por voz: você pode disponibilizar ao seu cliente a opção de escolha entre conversar com um operador no chat online comum ou receber uma ligação telefônica;
  • Painel de controle: você pode acompanhar todas as conversas realizadas, e tem o controle total dos seus operadores e ainda consegue conhecer melhor a necessidade dos seus clientes;
  • Contato imediato com seu cliente: o diferencial do JivoChat é o sistema imediato que antecipa o que seu cliente está escrevendo preparando seu atendente para responder da melhor maneira possível e com agilidade;
  • Aumento da produtividade: é um dos poucos serviços de chat que possibilitam conversar simultaneamente com 5 clientes ao mesmo tempo, e você não corre riscos de deixar de atender alguém;
  • Monitoramento de acessos e navegação: você pode acompanhar em tempo real o que está acontecendo no seu site e também consegue identificar como o cliente chegou ao seu site.

 O JivoChat na versão gratuita para sempre possibilita:

  • Ter acesso sem limites de conversas e websites;
  • Até 5 operadores disponíveis;
  • Software completamente em português;
  • Aplicativos para Desktop e Smartphone e Navegador web;
  • Suporte 24 horas por dia em português;
  • Históricos por e-mail;
  • Personalização do design do chat.

O JivoChat na versão paga oferece tudo da versão grátis mais…

  • Ligações instantâneas com seus clientes;
  • Inicialização de conversa com os convites proativos;
  • Informações completas sobre os visitantes;
  • Gravação de respostas prontas no aplicativo para responder mais rápido;
  • Transferência da conversa entre operadores;
  • Integração com Facebook;
  • Notificações do inicio e final da conversa;
  • Cliente pode enviar informações adicionais caso necessário;
  • Gerador de leads (captação de clientes que navegam no site);
  • Bloqueio de visitantes;
  • Previsão da digitação do cliente;
  • Permite edição do logotipo (white label);
  • Integração com Google Analytics;
  • Criptografia SSL;
  • Integração com CRM;
  • Divisão por departamentos/equipes.

Esse foi o serviço que eu mais gostei de todos que conheci para escrever este artigo, e recomendo para qualquer tamanho ou tipo de negócio online que você tenha!

O JivoChat parece uma solução bem robusta para lojas virtuais de qualquer porte e também para donos de sites que querem aproximar-se dos seus visitantes, uma vez que permite até convidar um visitante para uma conversa.

Você pode, por exemplo, chamar a atenção de um visitante que está observando itens da categoria Telefonia e oferecer a ele um cupom de desconto para comprar produtos dessa categoria, ou para todo o site.

Eu achei muito interessante também o fato de permitir integrar facilmente o sistema de atendimento online com vários sistemas de administração de conteúdo e CRM’s, como: WordPress, Magento, Prestashop, Shopify, amoCRM, Joomla e outros.

Outras ferramentas de atendimento online interessantes:

Casengo

Casengo é um sistema de atendimento online bem robusto também, que possui diversas funcionalidades. No entanto, não possui uma versão gratuita para sempre, mas é possível usar o sistema por 14 dias na versão “Empresa” sem pagar nada.

Principal vantagem do Casengo é integração com Whatsapp, porém isso custa 50 Euros a mais por mês!

A principal vantagem do Casengo é que ele tem a capacidade de integração com Whatsapp, porém cobra caro por isso.

E apesar de o site da empresa estar em português, mas mal traduzido, todos os preços estão em Euros também e isso não ajuda em nada possíveis clientes aqui do Brasil.

Principais recursos do Casengo:

  • Operadores ilimitados: coloque quantas pessoas quiser para atender seus clientes online;
  • Plugins para sistemas de ecommerce: é capaz de se integrar com vários sistemas como WordPress Woocommerce, Magento e outros;
  • Atendimento via Whatsapp e Messenger: é um dos poucos sistemas de atendimento que se integram com Whatsapp e Facebook Messenger;

Basicamente o Casengo é isso! E pelo que pude levar na minha pesquisa, se trata de um sistema de atendimento online robusto para grandes empresas, pois sai caro para quem tem um pequeno negócio.

Na versão mais top chega a custar 44 Euros por mês (por cada operador) e mais 50 Euros pela integração com Whatsapp.

Zendesk Zopim

Assim como o JivoChat, o Zopim/Zendesk Chat tem uma versão gratuita especial para quem possui somente 1 operador no atendimento online, mas achei ele muito limitado nesta versão.

Principais recursos do Zendesk Zopim:

  • aplicativos para atender via Android e IOS: atenda seus clientes quando estiver no computador e também quando está fora do escritório, usando seu smartphone;
  • integração completa com o Zendesk: obviamente, que teria, pois o Zopim foi adquirido pela empresa dona do Zendesk;
  • banimento de visitantes: pode bloquear usuários indesejáveis no seu site;
  • tabela de classificação dos agentes: saiba quais são seus melhores e os piores operadores do atendimento online, de acordo com a classificação dos clientes;

O Zopim tem a versão gratuita, mas que não serve para clientes com sites de médio e grande porte.

As versões pagas são muito melhores e cheias de recursos, e começam em $14 por mês sendo cobrado por cada operador que você colocar no atendimento online do seu negócio.

Zoho Cliq

Disponível em versão gratuita para sempre e versão paga, o Zoho Cliq é um ótimo serviço de atendimento online para quem não quer perder tempo implementando sistemas complexos.

Principais recursos do Zendesk Zopim:

  • integração com outros serviços da suíte Zoho: agrega grande praticidade no dia a dia de quem já possui outros produtos da empresa;
  • criação de canais de colaboração: crie seu time de atendimento e compartilhe de forma privada ideias e estratégias da equipe;
  • 3 formas de atendimento: use o padrão de atendimento escrito ou faça chamadas por voz e até vídeo chamadas;
  • atendimento via aplicativos: pode atender seus clientes e usuários num smartphone com Android, IOS ou Windows;
Testando o Zoho Cliq versão gratuita. Fonte: captura/zoho.

Mas apesar de não ser tão poderoso quanto os outros serviços de chat online citados anteriormente, o Zoho Cliq pode ser uma excelente ferramenta para pequenas empresas e principalmente para quem já usa outras soluções da Zoho.

Por exemplo, se você utiliza o Zoho Mail, pode atender no chat online do Zoho Cliq diretamente de dentro da caixa de entrada do Mail, assim não precisa de várias janelas abertas no seu navegador!

onTalk

Serviço brasileiro que disponibiliza um robusto sistema de chat online, porém assim como o Casengo, só dá para usar a versão grátis por 14 dias.

No entanto, os planos de assinatura custam a partir de apenas R$ 15 por operador e se pagar anualmente sai mais barato.

Principais recursos do onTalk:

  • gestão inteligente: possui sistema de avaliação dos operadores, histórico das conversas e função de transferência de operador;
  • mobilidade: tem aplicativos para Android e IOS e notifica sobre solicitações de chat pendentes mesmo que você não esteja com o navegador ou app aberto;
  • personalização: pode modificar várias opções da janela de atendimento;
  • informações em tempo real: visualize dados do cliente, localização geográfica e tempo de permanência no seu site;

Ferramentas de chat online com código aberto e gratuitas

As soluções de código aberto a seguir não servem para pessoas ou empresas que querem um serviço imediato, de fácil implementação, pois as ferramentas a seguir necessitam que você mesmo instale em um servidor.

Portanto, são soluções mais avançadas, mas que também atendem muito bem vários tipos de negócios:

  • LiveZilla: software gratuito para você instalar em seu servidor e depois implementar no site, que possui muitas funcionalidades adicionais como sistema de chamados e help desk, aplicativos móveis e também para desktop com Windows, MacOS e Linux, e base de conhecimento incorporada onde o cliente pode pesquisar alguma solução pronta enquanto espera o atendimento;
  • Live Helper Chat: sistema 100% grátis também e focado em grandes equipes de atendimento, além de ser totalmente personalizável;
  • eSteamChat: mais simples de usar e instalar, permite personalizações e ainda chat de áudio e vídeo;
  • PHPFreeChat: possui versão gratuita para download e utilização ilimitada, mas também tem versões hospedadas.

Agora que você conheceu as principais ferramentas de atendimento online do mercado, fica fácil saber quais experimentar primeiro para decidir a melhor alternativa para o seu negócio.

Invista no atendimento ao cliente e certamente você vai conseguir converter mais vendas e faturar mais como consequência.

Se eu tiver esquecido de citar alguma ferramenta que também se encaixe no tema desse post, por favor, escreva para mim usando os comentários abaixo.

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