O tema de segurança digital ganha cada vez mais espaço e interesse na vida dos usuários de internet no Brasil. Afinal, a privacidade e proteção dos dados compartilhados na rede são preocupações cada vez maiores para as pessoas.

É neste ponto que entra a importância da criptografia de dados.

Em resumo, a criptografia é o nome dado às técnicas que transformam uma determinada informação em algo que não possa ser entendido por algum agente externo.

É uma das principais formas de proteção de dados e que mais são utilizadas por diversos serviços, na atualidade. Por isso, é comum você se deparar, diariamente, com a informação de que “seus dados estão sendo criptografados”.

Mas, não há com o que se preocupar!

Neste artigo, iremos explicar para você o que é e como funciona a criptografia de dados. Saiba como é este método de segurança e veja alguns dos principais usos dele. Confira!

O que é a criptografia de dados?

A criptografia de dados consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para a proteção de informações. Estas técnicas permitem que a apenas o emissor e o receptor de determinada informação ou mensagem possam compreendê-la.

Porém, engana-se quem pensa que a criptografia é uma técnica aplicada apenas na era tecnológica recente. Afinal, desde o Egito Antigo, quase 2 mil anos Antes de Cristo, já existem relatos do uso de técnicas rudimentares para a criptografia de dado.

Um destes exemplos antigos é a Cifra de César, nome dado à técnica de troca de informações militares do imperador romano Júlio César, que fazia uso de substituição de letras para se comunicar com seus generais.

Cifra de César - Exemplo de criptografia de dados

O uso da criptografia para uso militares, no entanto, avançou muito desde aquela época. Com a criptografia de dados sendo utilizada para evitar que órgãos de inteligência inimigos descobrirem segredos.

Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, cada vez mais informações passaram a ser trocadas entre as pessoas. Inclusive informações de cunho pessoal e sigiloso.

Como funciona a criptografia?

A base da criptografia de dados moderna são as chaves, usadas tanto para criptografar quanto para descriptografar um conteúdo.

As chaves podem ser simétricas ou assimétricas. A diferença entre a criptografia simétrica e a criptografia assimétrica, você confere a seguir:

Criptografia simétrica

O tipo de criptografia simétrica é o mais comum e pressupõe que uma mesma chave usada para ocultar uma determinada informação precisa ser aplicada para revelá-la na outra ponta.

O ciframento de uma mensagem no modelo de criptografia simétrica é baseado em 2 componentes:

  • um algoritmo;
  • e uma chave de segurança.

O algoritmo trabalha junto com a chave, de forma que eles tornam um conteúdo sigiloso, utilizando um conjunto único de regras.

A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de uma informação.

Como vantagem, a criptografia simétrica tem uma boa performance e a possibilidade de manter uma comunicação contínua entre várias pessoas simultaneamente.

Criptografia de dados simétrica

Criptografia assimétrica

Já a criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é baseada em 2 tipos de chaves de segurança — uma privada e a outra pública. Cada uma das chaves é utilizada para cifrar mensagens e verificar a identidade de um usuário.

Em resumo, a chave privada é usada para decifrar mensagens, enquanto a pública é utilizada para cifrar um conteúdo.

Assim, qualquer pessoa que precisar enviar um conteúdo para alguém precisa apenas da chave pública do seu destinatário, que usa a chave privada para decifrar a mensagem.

Esse sistema simples garante a privacidade dos usuários e aumenta a confiabilidade de uma troca de dados.

Afinal, como o número de pessoas com acesso à chave privada é restrito, as chances de a segurança de uma comunicação ser comprometida reduz consideravelmente.

Criptografia de dados assimétrica

Os principais benefícios da criptografia de dados

Agora que você conhece os principais conceitos dos métodos de criptografia de dados, veja como elas são aplicadas em nosso dia a dia, para a proteção das comunicações que realizamos no mundo virtual:

Proteger informações enviadas por e-mail

Se por algum motivo você precisa enviar informações sensíveis a seu respeito, como número de cartão de crédito, CPF ou qualquer outro tipo de dado pessoal, pode optar por criptografá-los antes de fazer isso, o que irá ser um bom incremento de segurança;

Proteger dados armazenados nas nuvens

Hoje em dia, é muito comum guardar arquivos em serviços de armazenamento na web, tais como Dropbox, OneDrive, Google Drive, Box e iCloud.

Ainda assim, nestes serviços, não existe garantia total de que os dados estão protegidos. Por isso, uma boa prática é criptografar dados sigilosos e delicados guardados em nuvem.

Proteger arquivos de acesso indevido

Quando o computador ou smartphone é perdido ou roubado, você provavelmente começa a esquentar a cabeça pensando que algum desconhecido terá acesso a todos os seus arquivos.

Por isso, proteger os dados pessoais nestes dispositivos, aplicando uma proteção extra de criptografia, pode evitar muitos problemas.

Proteger dados de navegação por meio de VPN

Quando você acessa uma rede pública de internet (como um Wi-Fi do shopping ou de uma biblioteca, por exemplo), sua navegação pode ser monitorada por outras pessoas ou dispositivos.

Isso pode acontecer, inclusive, se o seu navegador estiver utilizando um protocolo de segurança (HTTPS). A melhor saída, nesses casos, é recorrer à navegação criptografada.

Isso pode ser alcançado por meio de uma rede virtual privada (VPN), pois ambos vão criar “túneis” de conexão criptografada, para permitir que você navegue na internet sem ser monitorado.

Os serviços de rede VPN mais utilizados hoje são: NordVPN, PureVPN, SurfShark, Windscribe, VPN Unlimited e Kaspersky.

E você, tem mais alguma dica ou dúvida sobre o tema da criptografia e proteção de dados online? Compartilhe conosco nos comentários.

Leia também:

Assinar
Notificação
30 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon