Muito se tem escutado falar sobre a nova modalidade de pagamentos e transferências PIX. Com a promessa de dispensar intermediários financeiros, essa nova forma de pagamento vai trazer mais agilidade e economia aos correntistas das mais variadas instituições bancárias.

A tecnologia, que segundo o Banco Central estará disponível a partir do dia 16 de  novembro de 2020, permitirá que seus usuários realizem transações comerciais e financeiras em tempo real. Além disso, os pagamentos e transferências PIX terão custos reduzidos e poderão ser realizados a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.

Ansioso? Então saiba mais sobre as vantagens da plataforma de pagamentos e transferência PIX e aproveite os benefícios que ela irá oferecer.

Mas afinal, o que é PIX?

A princípio, o PIX é um sistema de pagamentos e transferências criado e regulado pelo BACEN, o Banco Central do Brasil. A plataforma foi criada para simplificar as principais operações bancárias vigentes, como pagamentos de boletos, contas, faturas e transferências.

Isso será possível porque o sistema foi criado para funcionar de forma ininterrupta. Assim, mesmo aos sábados, domingos e feriados você poderá pagar por um serviço ou produto, bem como acertar as contas com aquele amigo ou familiar realizando uma transferência bancária.

Ademais, os pagamentos e transferências PIX dispensam o uso de cartão, cheque ou dinheiro. Nesse caso, tudo o que você precisa é de um dispositivo digital para realizar o pagamento. E sem falar que o recebedor tem acesso imediato aos recursos, o que reduz significativamente a necessidade de crédito.

A quem se destina a modalidade de pagamentos e transferências PIX?

Caso você tenha se interessado pela nova modalidade de pagamentos e transferências PIX, eis uma boa notícia: ela será para todos! Ou seja, será tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Ainda, será tanto para o pequeno empreendedor quanto para a grande empresa.

Com o PIX, você poderá pagar por serviços ou produtos tanto em lojas físicas quanto em lojas online. Além disso, poderá pagar faturas e boletos, além de taxas governamentais. E de acordo com o BACEN, no futuro o PIX também poderá realizar pagamentos como o do Bolsa Família ou a restituição do imposto de renda.

Vantagens dos pagamentos e transferências PIX

Agora que você já sabe como funcionam os pagamentos e transferências PIX, é hora de conhecer as suas vantagens. Confira a seguir.

Mais econômico

Os pagamentos e transferências PIX custarão bem menos que as tarifas tradicionais de DOC e TED. No entanto, ao contrário do que muitos já imaginam, elas não serão gratuitas. Embora as taxas cobradas ainda não tenham sido definidas, cada instituição bancária estipulará a sua tarifa, baseada no seu perfil de cliente.

Acessível

Quem não tem celular hoje em dia, não é mesmo? Com o PIX você faz pagamentos e transferências de forma facilitada via QR Code, usando a câmera de seu celular.

Fácil de usar

Além das vantagens já mencionadas anteriormente, o fator praticidade merece destaque. Até mesmo porque o serviço será integrado ao app do seu banco, para facilitar ainda mais a vida do usuário. Você poderá acessar o serviço 24 horas por dia em todos os dias do ano. A operação é efetivada em alguns minutos.

Isso mesmo! Não precisa mais esperar dias úteis para fazer transferências e pagamentos. Com o PIX, todo dia é dia útil.

Mais seguro

De fato, os pagamentos e transferências PIX dispensam o uso de cartão, cheque, dinheiro ou maquininhas. Entretanto, isso não significa que as transações financeiras por meio dele sejam menos seguras.

Pelo contrário. O PIX possui 3 formas super práticas e seguras de fazer de pagamentos e transferências via celular:

  • Por QR Code;
  • Por chave de endereçamento;
  • Forma tradicional: informando os dados do recebedor, como agência, conta e CPF, por exemplo.

E por falar em chave de endereçamento, ela promete ser o grande destaque entre as opções de pagamento do sistema PIX. Isso porque ela funciona como uma forma de apelido, que será a sua identidade no sistema. Aliás, a chave PIX pode ser seu e-mail, um número de celular ou CPF/CNPJ.

Com sua chave cadastrada no sistema, você informa essa chave a quem vai te pagar. A partir disso, o sistema retornará os seus dados para o usuário. Na sequência, ele confirma o pagamento e o valor é disponibilizado em alguns minutos.

Tudo muito rápido e seguro. Não se preocupe, pois todas essas operações são processadas pelo Banco Central e estão sob a segurança do sistema bancário.

Como começar a fazer pagamentos e transferências PIX?

Começar a fazer pagamentos e transferências PIX é muito fácil. No entanto, para isso, você precisa ter conta em uma instituição bancária. Todas as instituições bancárias com mais de 500 mil clientes ativos são obrigadas a oferecer o sistema PIX, então fique ligado na atualização do aplicativo de seu banco.

E se você ainda não tem conta bancária saiba que muitos bancos oferecem uma conta fácil simplificada. Essas contas básicas possuem um baixo valor de manutenção e o melhor é que são abertas por aplicativo no seu celular.

Basta acessar o site do banco escolhido e se informar. Os bancos tradicionais, como Caixa e Banco do Brasil, por exemplo, já oferecem esse tipo de conta.

Os pagamentos e transferências PIX são feitos em tempo real e por um excelente custo-benefício
Os pagamentos e transferências PIX são feitos em tempo real e por um excelente custo-benefício

Como acessar e usar o PIX

Embora o serviço vá entrar em vigor apenas a partir do dia 16 de novembro, a maioria dos bancos já estão realizando o pré-cadastro PIX. Nesse caso, siga os passos abaixo para efetuar o seu:

  • No aplicativo do seu banco, acesse sua conta e clique na opção PIX;
  • Logo depois, cadastre as chaves PIX. Você pode cadastrar o seu CPF, e-mail, celular ou apenas um desses dados;
  • Na sequência, aguarde pelo código de validação enviado para o seu e-mail ou celular e digite-o no respectivo campo;
  • Por fim, basta concordar com os termos de uso e consentimento e confirmar.

Pronto, o seu pré-cadastro foi concluído e em breve você poderá usar o sistema de pagamentos e transferências PIX.

De acordo com o Banco Central do Brasil, após a liberação do serviço, a sua utilização também será muito simples. Nesse caso, basta seguir os seguintes passos;

  • Acesse o app do seu banco pelo celular;
  • Logo depois, clique na opção de pagamento instantâneo PIX;
  • Na sequência, escolha se será pagamento ou transferência;
  • Escolha a forma de identificação do recebedor: se por chave, QR Code ou dados informados;
  • Confira os dados do recebedor direitinho;
  • Insira o valor da operação, senha e confirme o pagamento.

Fique sempre atento! Os pagamentos e transferências PIX são instantâneos!

As operações de pagamentos e transferências PIX são em tempo em real. Por isso, confira todos os dados do recebedor com atenção e quando for colocar o valor faça com cuidado. Após a confirmação, que é feita com a senha, não é possível estornar ou corrigir informações.

Então não é possível efetuar estornos?

Depende. Isso porque trata-se de pagamento instantâneo, ou seja, depois de realizado, não pode ser mais estornado. Então, no caso de operações feitas para pessoa errada ou com valor errado você vai ter de negociar com o recebedor a devolução do dinheiro parcial ou total.

Ou seja, se você transferiu errado você solicita ao banco a devolução e deve aguardar o recebedor negociar o quanto ele irá devolver. Portanto, fica a cargo do recebedor (e não da instituição bancária) a devolução da quantia, seja esse recebedor pessoa física ou jurídica.

PIX para empresas

E se você tem uma empresa ou é microempreendedor individual, o PIX também é para você. Entretanto, nessa primeira fase de implantação do sistema, o serviço estará disponível apenas para pessoas físicas. Contudo, a promessa é de que até 2021 o serviço beneficie também as empresas, bem como governos.

A partir de então você vai poder oferecer o PIX como forma de pagamento aos seus clientes. E isso, é claro, tanto para compras e serviços oferecidos em sua loja física, quanto online e também no pagamento de boletos. Além disso, poderá ainda fazer pagamentos e transferências PIX para outras empresas.

Pagamentos e transferências PIX: mais benefícios, novas oportunidades

O fato é que o sistema nasce com uma grande possibilidade de aos poucos ir substituindo o dinheiro em espécie e cartão de débito, além de potencializar o sistema de DOCs e TEDs do país, gerando competitividade e oportunidades. A seguir, você confere outras vantagens proporcionadas pelo PIX:

  • Inclusão financeira;
  • Maior aceitação no mercado;
  • Transações financeiras mais seguras;
  • Eletronização dos meios de pagamento.

Como você pode perceber, o PIX foi criado para aprimorar o sistema bancário nacional, proporcionando mais inclusão financeira e serviços com melhores custos-benefícios.

Outras formas de pagamentos facilitadas

Sem dúvida o PIX veio para revolucionar a forma de realizar pagamentos e transferências. Mas, você sabia que existem outras instituições que oferecem transações financeiras facilitadas aos seus clientes? Confira algumas delas.

PicPay

Para quem não sabe, o PicPay é uma fintech presente no mercado financeiro desde 2012.

A plataforma, pioneira no uso de QR Code, permite que você efetue pagamentos e transferências de dinheiro por meio de um app de celular. Além disso, ainda é possível realizar recargas de celular, de cartão de transporte e sacar o valor disponível na sua conta nos caixas 24h.

Ainda não possui conta no PicPay? Então aproveite o código promocional exclusivo do PegaDesconto e ganhe um bônus de R$ 10 no aplicativo para gastar em suas compras!

PayPal

Já com o PayPal você faz compras em sites por meio de seu cartão de crédito, débito ou conta corrente de forma prática e segura. Por funcionar como um intermediador bancário, a plataforma protege os seus dados financeiros, ou seja, eles não são repassados ao vendedor.

Isso porque nesse caso, a sua identificação PayPal para terceiros é o seu endereço de e-mail. Após o cadastro na plataforma, que é bem simples, basta informar o seu e-mail para receber valores através do serviço.

No entanto, esteja atento, pois tais vantagens não são baratas. Embora compras no Brasil sejam isentas de tarifas, as vendas e transferências variam entre 3,60% e 4,79% do valor da transação. Clique aqui e conheça as tarifas para vender e receber pagamentos pelo PayPal.

Mercado Pago

Enquanto isso, o Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre. Por meio do seu aplicativo, é possível pagar boletos e tributos, bem como fazer recargas de celular e de cartões de transporte. Ainda, dá para comprar no Mercado Livre e em várias outras lojas virtuais com um QR Code.

Além disso, semelhantemente aos pagamentos e transferências PIX, você também pode transferir dinheiro para outra pessoa e o valor é disponibilizado na hora. E isso, é válido tanto para agências bancárias quanto para outros bancos digitais.

A grande vantagem da plataforma é permitir que o lojista receba pagamentos fisicamente através de suas maquininhas. Caso você esteja precisando de uma, aproveite os cupons promocionais do PegaDesconto e garanta de R$ 60 até R$ 360 OFF na aquisição de uma maquininha Mercado Pago para potencializar as vendas da sua empresa.

Nubank

Classificado como um dos 5 melhores bancos digitais do Brasil, o Nubank é uma das fintechs mais completas. Através dele, você faz pagamentos e recebe através de transferências ou boletos sem custo tarifário.

Além disso, ainda conta com um cartão de débito para saques em caixas 24 horas e dependendo do seu tempo de conta e informações financeiras, pode ter direito a um cartão de crédito sem anuidade.

E, caso você queira deixar o seu dinheiro “parado” no Nubank, saiba que ele possui rendimentos acima da poupança.

O fato é que a democratização da internet e o acesso à informação têm mudado a forma das pessoas comprarem e realizarem suas transações financeiras. Os bancos, por sua vez, estão cada vez mais atentos a esse novo perfil de consumo e a cada dia que passa concentram seus esforços em criar produtos e serviços mais atrativos ao olhar de seus clientes.

E você, já sabia como vão funcionar os pagamentos e transferências PIX? O que achou desse novo serviço? Conta para a gente nos comentários!

Referências: Banco Central do Brasil

Leia também:

Assinar
Notificação
31 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon