As Olimpíadas são um marco da atualidade. Organizados em sua versão moderna desde 1896, os Jogos Olímpicos são conhecidos por seu ambiente de paz, celebração do esporte e confraternização entre os povos, além da busca dos atletas por escreverem seu nome na história esportiva.

Na semana do início das Olimpíadas Rio 2016, conheça 3 modalidades incríveis que estarão presentes na disputa — e que valem cada minuto assistido!

Badminton

jogadora de badminton
Atleta jogando Badminton. Foto/fonte: reprodução/internet.

Trata-se de uma espécie de tênis, em que a bola é substituída por uma peteca, a birdie. O objetivo é derrubá-la na quadra do oponente, marcando um ponto. Cada partida é dividida em três sets de 21 pontos, podendo ser disputada individualmente ou em duplas.

Originado na Índia, foi trazido ao ocidente por servidores britânicos que trabalhavam na então colônia, ganhando popularidade e espalhando-se pela Europa e América do Norte. É um esporte olímpico recente — está no programa oficial desde 1992 — e é dominado pelos países asiáticos, especialmente Indonésia e Coreia do Sul. O grande destaque do badminton é a velocidade: a peteca ultrapassa facilmente os 300 km/h!

Pentatlo Moderno

pentatlo moderno olimpiadas
Atleta da modalidade “Pentatlo Moderno”. Foto/Fonte: reprodução/internet.

Consiste em uma sequência de cinco provas, disputadas em um mesmo dia, em que as três primeiras modalidades (esgrima, hipismo e natação) definem a ordem de largada para as duas seguintes (corrida e tiro). O pentatlo moderno tem grande inspiração no militarismo, assim como a versão clássica grega, que era utilizada em Esparta para selecionar os melhores soldados.

Embora seja uma modalidade de menor popularidade, a grande exigência física e estratégia necessária são atrativos para os espectadores. Disputada em Jogos Olímpicos desde 1912, o esporte tem Hungria e Suécia como maiores medalhistas. No site da Confederação Brasileira de Pentatlo, é possível encontrar mais detalhes sobre locais de treino e competições nacionais.

Luta Olímpica

luta olimpica
Lutadores da modalidade “Luta Olímpica”. Foto/Fonte: reprodução/internet.

Lutar é uma das atividades mais antigas e recorrentes do comportamento humano, sendo praticada como esporte já nas Olimpíadas da Grécia Antiga. A modalidade greco-romana foi inserida logo nos primeiros Jogos da era moderna (Atenas – 1896), sendo disputada apenas por homens — enquanto a modalidade livre está no programa desde 1904 e é aberta para ambos os sexos.

Com três rounds de dois minutos cada, o objetivo do esporte é imobilizar ou finalizar o adversário. Se nenhum dos dois lutadores consegue a dominância, o resultado é decidido por pontos atribuídos pelos juízes.

Na luta greco-romana, é permitido usar apenas os braços e o tronco, sem a possibilidade de ataques abaixo da linha de cintura, restrições que não existem na luta livre. As grandes forças mundiais são os russos, finlandeses e suecos.

Calendário das modalidades nas Olimpíadas Rio 2016

Agora que você já viu um pouco sobre estes incríveis esportes, marque as datas para não perder nem um momento. Para isso seguem duas sugestões de sites para acompanhar o calendário completo de cada modalidade esportiva:

  1. Digitando o nome da modalidade esportiva no Google ou “Jogos Olímpicos Rio 2016” para ver todo o calendário dos jogos;
  2. Acessando o site Olimpíadas Rio 2016, e ir na opção Esportes.

Neste post, conhecemos algumas modalidades espetaculares que fazem parte das Olimpíadas Rio 2016, contando sua história, como funcionam e onde são populares. Não deixe de acompanhar as disputas, tanto dos três esportes citados quanto dos demais — cada um tem sua história e seus detalhes apaixonantes. Desejamos bons Jogos Olímpicos a todos!

Gostou da postagem? Compartilhe em suas páginas nas redes sociais e espalhe o espírito olímpico entre seus amigos!

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
32 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
32
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
PegaDesconto