Navegar na internet sem a proteção de um antivírus é como possuir um carro sem seguro. Pode ser que você nunca precise, mas caso algum contratempo ocorra, você estará protegido.

Porém, se você costuma baixar muitos arquivos da internet, principalmente os anexados a e-mails ou de sites não tão “politicamente corretos”, o antivírus passa a se tornar essencial para manter seu computador saudável e seus dados pessoais e financeiros resguardados. É hora então de conhecer algumas opções de antivírus grátis e começar a se proteger…

O ranking a seguir mostra que é crescente o número total de programas maliciosos criados para danificar sistemas ou roubar informações. Isso evidencia o fato de que as pessoas devem sim se preocupar em utilizar uma boa proteção em seus computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Veja o ranking do crescimento absurdo do total de programas malware ou maliciosos encontrados a cada ano:

total malware
Total Malware Ranking. Fonte: Av-Test. Disponível publicamente em https://www.av-test.org/en/statistics/malware/

Contar com um antivírus grátis ou pago é fundamental para proteger seus dados, informações sigilosas, operações financeiras e documentos para impedir que eles caiam em mãos erradas.

No entanto, nem todos podem ou “não curtem” pagar por essa proteção, e é para isso que existem os “antivírus gratuitos”, que geralmente são amostras mais limitadas de versões pagas ou te oferecem a proteção em troca da exibição de publicidade.

Por isso, neste post vamos listar os melhores programas gratuitos contra vírus existentes na web para que você proteja sua máquina sem precisar gastar um único centavo. Confira a seguir:

Panda Antivirus Grátis

Recentemente notei que a solução anti-vírus da Panda Security cresceu e se tornou muito mais eficiente que a maioria da concorrência. Está totalmente renovado, rápido e ainda tem a versão gratuita:

Solução gratuita do Panda está disponível também para smartphones. Imagem: site Panda Antivirus.

Além da opção gratuita oferecida no site da Panda, você também conta com descontos exclusivos aqui no site para assinar as versões pagas pela metade do preço.

AVG Antivirus Free

dispositivos avg free

Considerado por muitos especialistas e usuários como o melhor antivírus gratuito para Windows e Mac, o software da AVG Technologies sai na frente de alguns dos seus concorrentes em sua principal finalidade: a eficácia na remoção de vírus.

Bastante elogiado também quanto ao seu desempenho, o antivírus lançado em 1991, na República Tcheca, hoje é um dos principais do mercado, com produtos para uso em PCs domésticos e empresariais e, mais recentemente, para dispositivos móveis, com versões, inclusive, em Português.

Pela descrição dos recursos disponíveis na página oficial do AVG, a princípio, a versão gratuita tem praticamente tudo o que um “usuário comum” necessita e oferece, entre outras coisas, proteção contra vírus, spywares e malwares, atualizada diariamente. No entanto, para se ter a proteção completa, chamada de AVG Internet Security, que conta com anti-spam para e-mail, armazenamento seguro de senhas, e Firewall, que resumidamente são regras que visam impedir o acesso de intrusos a seu computador, seja por meio de ação de hackers ou programas maliciosos.

A proteção completa do AVG custa cerca de R$ 89 por ano.

Avast! Free

avast free antivirus 2016

Apesar de aparecer como segundo colocado na preferência do público em inúmeras pesquisas, o Avast, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, uma das maiores da Europa em termos de segurança digital, é outro software que oferece proteção antivírus completa para Windows, Mac, Android e iOS.

Além disso, o Avast conta com sistema sonoro, com função de voz, que avisa ao usuário quando termina o escaneamento de vírus no PC ou o download de atualizações.

A nova versão gratuita do antivírus, lançada em 2016, vem sendo bastante elogiada quanto ao seu desempenho e por também eliminar o lixo eletrônico existente no sistema.

Avira Free Antivírus

Avira antivirus

Outro antivírus gratuito muito bem avaliado é o Avira Free Antivirus, que também tem versões para Windows, Mac, Android e iOS. Contudo, as poucas novidades ou modificações de uma versão para outra fazem o programa perder alguns pontos com seus usuários.

Mesmo assim, ele segue entre os melhores e funciona em tempo real, em segundo plano, durante toda e qualquer atividade em seu PC.

É importante ainda ressaltar que a versão “Avira Pro”, que é paga, foi cotada em 1º lugar no ranking do teste de eficiência de remoção de vírus efetuado pela AV-Test em 2015, que você pode conferir mais detalhes no final deste artigo. A versão “Avira Pro” custa em torno de R$ 79,99 por ano (12 meses).

Microsoft Security Essentials

Ferramenta completa de proteção contra vírus, malwares, trojans e spywares desenvolvida pela Microsoft e, portanto, exclusiva para Windows. De fácil instalação, com monitoramento também em tempo real e um scanner bastante eficaz, este antivírus gratuito é uma ótima alternativa de proteção. Só não é compatível com o Windows 10, pois este já vem com um versão nova do desse antivírus embutida.

Ad-Aware Free Antivirus

O Ad-Aware, da Lavasoft, une no mesmo software um rápido antivírus e um potente rastreador de spyware. Além do desempenho bastante veloz, o programa ocupa pouco espaço, sem contar que você não precisar instalar e administrar dois softwares diferentes.

PSafe Total Windows

Esse antivírus gratuito para Windows é recomendado, principalmente, para quem tem problemas com a rede Wi-Fi doméstica ou deseja uma maior proteção para os roteadores de casa.

Anteriormente também disponível para Mac, o PSafe para Windows também conta com versão inédita para os usuários brasileiros e oferece segurança completa ao seu sistema.

Ranking dos antivírus mais eficientes do mercado

Não seria possível listar algumas opções de antivírus gratuitos aqui no blog sem abranger dados sobre a sua eficácia.

Existe uma organização internacional independente que faz todo ano diversos testes de eficiência dos principais antivírus gratuitos e pagos do mercado.

O último teste aconteceu em 2015, e revela que somente 1 antivírus gratuito conseguiu entrar no “top 10” do ano passo, que foi o Avast. Note que existem outros nomes com opções de uso grátis, mas as versões ranqueadas foram as pagas. Confira então, a seguir, a lista que mostra os melhores e os piores colocados no AVtest realizado em outubro de 2015:

table avtest 2015
Resultados de eficiência em proteção antivírus. Fonte: AVtest 2015.

Note que no Ranking também constam alguns antivirus gratuitos mencionados, porém em suas versões pagas como o Avira Antivirus Pro e o McAfee Internet Security. Por isso, é preciso estar atento a isso, pois a versão gratuita pode não ser tão eficiente quanto a versão paga, que obviamente é acrescida de mais recursos e outras funcionalidades que aumentam a sua segurança.

Para você, qual o melhor antivírus gratuito disponível na web? Qual deles você utiliza ou já utilizou? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua experiência.

E não esqueça de conferir nosso blog dicas de como navegar na internet de forma mais segura ou como resolver problemas com compras pela web. Até a próxima!

Leia também:

Assinar
Notificação
38 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon