Filtrar por tipo
Cupons e Lojas
Posts do Blog

Muito provavelmente, você que está lendo esta notícia aqui no PegaDesconto já comprou alguma vez pela internet, mas talvez nem imagine que um percentual enorme de brasileiros nunca fizeram sequer uma compra online. Isso demonstra que, ao contrário do que muitos pensam, as lojas físicas ainda são uma forte opção para os compradores no Brasil. A pesquisa foi realizada pelo instituto Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e revela que 74% dos brasileiros nunca compraram online.

compras online

Vendo este número pela primeira vez muitos podem pensar que é por que existe no Brasil uma quantidade significativa de pessoas que ainda sequer possuem internet em casa ou então são indivíduos que se sentem inseguros de comprar pela web porque não tem muitos conhecimentos em tecnologia. No entanto, foi surpresa a pesquisa revelar que o índice de jovens entre 16 e 24 anos, que nunca compraram na internet é de 65%, ou seja, é uma idade que nos dias atuais quase sempre possui domínio das tecnologias mais populares e que sabem navegar na internet e fazer compras, mas não o fazem tanto quando imaginávamos que seria. E este percentual cresce mais ainda entre os mais velhos, entre 35 e 44 anos, ao alcançar 74%, ou 79% na faixa etária de 45 a 54 anos, e 87% entre as pessoas com 55 anos ou mais.

Foi avaliado ainda o critério de renda familiar que revelou que um percentual de 49% das pessoas, que recebem mais de 5 salários mínimos, também nunca compraram pela internet. Chegando a 70%, para pessoas com renda entre dois e cinco salários. E para quem recebe até 2 salários chegou a 85% e 91% para quem ganha até 1 salário mínimo por mês.

No critério o grau de instrução dos entrevistados, a quantidade percentual de consumidores com ensino superior e que nunca compraram online é de 43% e 68% para quem possui ensino médio. E quem tem somente ensino fundamental, chega a 86% para quem foi até 8ª série e a 92% para quem foi até a 4ª.

Os entrevistados também foram questionados sobre as desvantagens, onde 15%, apontaram a falta de contato com o produto e 11% acreditam que é difícil trocá-lo ou devolvê-lo em caso de não ficar satisfeito com a compra ou o produto vir com defeito. Outros 11% afirmaram que o motivo de não comprarem pela internet é que a entrega é demorada.

Sobre as vantagens de comprar pela internet, 21% acham que a principal é o menor preço do produto, enquanto 19% avaliam a compra pela internet como mais prática e cômoda e 5% que a opção permite comparar preços. E somente 5% acham que o método torna mais fácil encontrar o produto desejado.

De acordo com a pesquisa, 72% das pessoas estão satisfeitas e 20% muito satisfeito. Apenas 6% responderam que estão muito insatisfeitos.

Os produtos mais comprados são eletrônicos, como aparelhos de TV, DVD e celular. Eles foram citados por 51% dos consumidores. Em seguida, os eletrodomésticos, apontados por 27%. Os calçados, bolsas e acessórios foram lembrados por 17%. Na sequência, os itens de vestuário (16%), livros (13%), CDs e DVDs (12%) e perfumes e cosméticos (11%).

Além do uso da internet para compras, a pesquisa incluiu outros aspectos do comportamento do consumidor e ouviu 15.414 pessoas em 727 municípios brasileiros.

Fonte: EBC – Agência Brasil.

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
52 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
52
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
PegaDesconto