Está ficando mais caro comprar um smartphone top de linha. Um Samsung Galaxy S8, por exemplo, custa em média mais de R$ 2.000,00, enquanto um usado pode ser encontrado por 500 reais a menos. A solução pode ser comprar celulares usados.

Sua carteira precisa de alguma folga desses preços em alta de smartphones e os aparelhos usados ​​podem ser o caminho certo para isso. Comprar um bom celular usado é uma ótima maneira de economizar dinheiro e fazer um upgrade para um dispositivo melhor.

Mas não é apenas questão de preço; há outros fatores a serem considerados ao comprar um smartphone usado. Por isto, confira essas 10 dicas para comprar celulares usados e não levar “gato por lebre”.

  1. Saiba quando comprar

O primeiro cuidado para comprar celulares usados é saber quando comprar. Se você deseja comprar um modelo de celular mais recente e maximizar suas economias, o melhor momento para comprar um smartphone usado é logo após o lançamento de seu sucessor, que é quando os donos de smartphones começam a vender os seus para comprar a geração recém-lançada.

Para saber a melhor época para começar a pesquisar, é necessário ficar de olho na data de lançamento das grandes fabricantes.

Os principais fabricantes de celulares Android, como Samsung, HTC e LG, anunciaram novos lançamentos no início da primavera do hemisfério norte (março), seguidos pela Apple, que lança seus novos iPhones no outono do hemisfério norte (setembro).

Quais os cuidados ter ao comprar celulares usados? - comprar celulares usados Guias comprar celulares usados
Reprodução: Pixabay
  1. Pesquisa de preços

O próximo passo é descobrir qual é o preço atual do smartphone escolhido. Há sempre alguma variação nos preços de smartphones usados, mas você deve ser capaz de restringir suas opções olhando para alguns sites, como o Mercado Livre, Buscapé e Trocafone, e alguns outros.

Apenas certifique-se de que você está comparando aparelhos iguais em termos de estado geral e do que está incluído dentro da venda, como acessórios e etc.

  1. Conheça o seu vendedor

Quando você compra seu telefone por meio de um vendedor privado em sites como o Mercado Livre ou OLX, é necessário avaliar se o vendedor é confiável. E infelizmente, você geralmente está baseando essa decisão em uma quantidade bastante limitada de informações.

O Mercado Livre e o OLX fornecem algumas orientações, mostrando há quanto tempo o vendedor é membro do site, quantas transações concluíram e como foram classificadas por outros compradores e vendedores que lidaram com eles.

Caso opte comprar por lojas especializadas em revenda de usados, pesquise bastante sobre a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui.

Reprodução: Pixabay
Reprodução: Pixabay
  1. Observe o estado geral do telefone

A tela do telefone deve ser sua principal preocupação quando você estiver examinando um telefone usado. Quaisquer quebrados ou rachaduras são um problema imediato, já que a substituição de uma tela é cara e pode indicar outros problemas com o dispositivo.

Procure por quaisquer outros detalhes que podem comprometer o telefone, e pergunte ao vendedor quantas quedas e consertas o telefone sofreu. Isso pode começar a quebrar a carcaça do telefone ou danificar os componentes internos.

Se o telefone passar nesses testes, é apenas uma questão de que tipos de pequenos arranhões ou abrasões você está disposto a tolerar e se está planejando usar uma capinha para proteção.

Vale a pena considerar que os danos superficiais podem significar um preço mais baixo e, com uma capa cobrindo o telefone, talvez você não perceba nenhuma falha estética no uso diário.

  1. Verifique o que você está recebendo além do telefone

Os itens incluídos no smartphone não são apenas um bônus; Eles também podem fornecer informações valiosas sobre o vendedor. Por exemplo, se um vendedor tiver a caixa original, isso é um ótimo indicador de que você não está vendo um dispositivo roubado.

Se eles incluem um case e/ou um protetor de tela, o telefone provavelmente está em bom estado. Comprar junto o carregador original para o seu dispositivo também é mais importante do que era antes, já que muitos telefones Android suportam carregamento rápido que funcionará apenas com carregadores compatíveis.

  1. Considere a vida útil da bateria

A baterias de lítio-íon que alimentam os smartphones perdem um pouco de sua capacidade todos os dias, então, quando estão com 1 a 2 anos de idade, elas provavelmente têm apenas 80% da capacidade original da bateria, na melhor das hipóteses.

A menos que você esteja comprando um dos poucos dispositivos que ainda apresentam baterias substituíveis, isso pode ser um fator decisivo se você for um usuário que utiliza bastante o telefone ou se fica muito tempo longe de um carregador, como por 12 a 14 horas.

Reprodução: PSafe
Reprodução: PSafe
  1. Verifique seu telefone imediatamente após o recebimento

Você passou por todas as etapas acima e finalmente está com o smartphone em mãos. Se o vendedor tem uma política de devolução, o tempo está passando, então é hora de descobrir se há algum problema ainda não visto.

É hora de verificar se o dispositivo não foi roubado ou bloqueado. Você pode fazer o check-in entrando em contato com sua operadora com o número IMEI do seu telefone (normalmente encontrado no slot nano-SIM ou na seção “Sobre este dispositivo”  nas configurações do seu smartphone).

Depois de passar no teste, faça uma verificação física básica do telefone para garantir que não haja surpresas. Olhe pelo telefone e mova suas mãos ao redor dele, aplicando uma leve pressão para verificar se não há separação na carcaça ou na tela. Verifique o indicador de água. (Na maioria dos smartphones modernos, isso será encontrado no slot nano-SIM.) Se houve dano, você verá uma cor vermelha ou rosa sólida.

Se você pesquisar na internet por “códigos de serviço” e o fabricante do seu smartphone, você encontrará uma série de números e símbolos para usar e abrir um “modo de diagnóstico”.

Você pode executar uma série de verificações aqui que checarão se o hardware e o software do telefone estão em boas condições de funcionamento. Preste especial atenção ao teste da bateria ou ao status que exibirá o número de ciclos. Quando uma bateria de smartphone ultrapassa os 500 ciclos, ela chegou ao fim da vida útil e terá perdido uma capacidade bastante significativa.

Agora que você já sabe como comprar um smartphone usado com segurança, aproveite e leia o artigo sobre os melhores sites para comprar celulares usados. Fique sempre de olho no PegaDesconto para mais dicas e cupons de desconto!

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
59 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
59
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
PegaDesconto