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Cupons e Lojas
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Você tem uma loja virtual e deseja aumentar o seu faturamento? Oferecer cupons de desconto é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e fidelizá-los. Também chamados de códigos promocionais, eles ajudam a atrair os olhares dos consumidores para os seus produtos e, dessa forma, contribuem para aumentar a receita do negócio.

O que é um cupom de desconto?

Em princípio, o cupom de desconto é um código composto por letras e números oferecidos por lojas online, sites e marketplaces para oferecer um preço ainda mais competitivo aos seus clientes na compra de um produto ou serviço.

Em outras palavras, ele serve para baratear as compras online, na medida em que oferecem frete grátis, percentual de desconto sobre o valor total da compra ou um valor fixo a ser descontado na hora de finalizar o pedido. Há também cupons para recuperar abandono de carrinho, primeira compra e até brindes promocionais. A escolha entre um ou outro tipo é determinada pela empresa, conforme as suas necessidades.

Vantagens dos códigos promocionais para o seu negócio

Os cupons de desconto funcionam como gatilhos mentais para os seus clientes. Eles podem despertar o senso de urgência para a compra de um produto ou serviço (oferta com tempo limitado), provocar o senso de escassez (restam apenas 2 cupons de desconto). Ou ainda, motivar as compras por impulso (não tenho necessidade, mas está barato, preciso comprar).

Independentemente do tipo de gatilho mental utilizado pelo cupom de desconto, o fato é que a estratégia oferece vantagens significativas a diferentes tipos de negócios. A seguir você vai conferir as principais!

Atrai novos clientes

Conforme pontuamos anteriormente, uma das principais vantagens dos cupons de desconto é atrair os olhares dos consumidores para o seu negócio. E no mundo virtual, onde a concorrência é grande e as pessoas não contam com o benefício de ter contato direto com o produto para influenciar as suas decisões de compra, a estratégia pode ser decisiva para alavancar as suas vendas.

Fidelização de clientes

Sem dúvida alguma fidelizar um cliente é mais fácil do que vender para um novo cliente. E os códigos promocionais possibilitam justamente isso, vender novamente para alguém que já comprou no seu site, mas que só está esperando uma nova promoção para comprar novamente.

Para esses clientes, aliás, você pode personalizar os cupons de desconto com base em suas preferências de consumo, oferecidas através de dados das últimas compras. Além disso, pode ainda aproveitar datas comemorativas como aniversário, dia do cliente entre várias outras para investir na estratégia e potencializar as venda.

Giro de estoque

Outra grande vantagem de oferecer cupons de desconto em seu site, é não ficar com o estoque parado. É possível, inclusive, criar códigos para produtos que tenham menos saída em sua loja virtual, reduzindo custos com desperdícios.

Melhor posicionamento da marca no mercado

Quem não gosta de descontos, não é mesmo? Quando o seu e-commerce ou marketplace adota a estratégia dos códigos promocionais, na verdade ele adota uma forma prática e efetiva de promover os seus produtos.

Além da tradicional divulgação boca a boca, onde um consumidor conta para seus familiares, amigos e conhecidos sobre a promoção, há também o compartilhamento das informações nas redes sociais, por exemplo. E, isso, por sua vez, torna o seu negócio mais conhecido nacionalmente, aumentando as chances de o consumidor se lembrar da sua marca sempre que precisar de um novo produto.

Personalização do atendimento

Por fim, cabe ainda ressaltar que os cupons de desconto também melhoram a experiência do cliente com a sua marca. Imagina receber, no dia do seu aniversário, um código promocional para comprar aquele item que você tanto deseja pagando bem menos? Sem dúvida, é uma forma de personalizar o atendimento e mostrar ao cliente o quanto ele é importante.

Quando oferecer cupons de desconto?

Existem várias formas para disponibilizar essas vantagens aos seus clientes, mas tudo vai depender do objetivo do negócio. Afinal de contas, por mais que sejam vantajosos, os cupons de desconto devem fazer parte de estratégias responsáveis e bem elaboradas para que produzam resultados positivos. Do contrário, podem causar prejuízos incalculáveis à sua loja virtual.

Veja adiante algumas maneiras assertivas para oferecer códigos promocionais e baratear as compras dos seus clientes:

  • Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, Dia do Cliente entre outras;
  • Data de aniversário do cliente;
  • Primeira compra no site;
  • Lançamentos de produtos e serviços;
  • Fim de mês (quando a empresa ainda não bateu as metas de vendas);
  • Recuperação de carrinho abandonado.

Tipos de cupons de desconto mais utilizados em e-commerces

  • Cupons de desconto limitados (apenas x quantidades disponíveis);
  • Códigos promocionais com data de validade (somente até dia x);
  • Cupons válidos apenas para produtos selecionados no site (não contemplam todos os produtos da loja);
  • Percentual de desconto (25% de desconto no valor total do pedido);
  • Desconto de valor fixo (R$ 10,00 de desconto na compra do produto);
  • Valor mínimo (15% de desconto em compras acima de R$100);
  • Desconto por categoria de produtos (% de desconto na compra de eletrodomésticos);
  • Desconto em todo o site;
  • Frete grátis;
  • Código promocional exclusivo para aplicativo.

Como gerar cupons de desconto

Algumas plataformas de e-commerce já oferecem essa facilidade aos seus usuários. Mas, também é possível criar cupons de desconto personalizados através de ferramentas como Canva e Adobe Express.

Além dessas duas ferramentas, existem ainda algumas plataformas geradoras de cupons de desconto. Elas funcionam basicamente como um verdadeiro marketplace de códigos promocionais, expondo promoções e produtos de diversas marcas aos seus usuários. Veja quais são as principais do mercado.

PegaDesconto

O PegaDesconto é uma das plataformas pioneiras na geração e divulgação de cupons promocionais, lançada em setembro de 2010. A plataforma tem parceria com grandes marcas do varejo de diversos segmentos, como moda, perfumaria, tecnologia, cursos online e muitas outras, além de parceria com os melhores marketplaces do Brasil.

No Pega você encontra praticamente todos os tipos de cupons disponíveis, de primeira compra a frete grátis. Para utilizar o código promocional é muito simples. Basta escolher a loja desejada, o cupom que mais atende às suas necessidades, clicar em “mostrar cupom”, copiar o código revelado, colar no campo “cupom de desconto” do site e finalizar a compra.

Para se tornar parceiro do site como a Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Submarino, Centauro, Netshoes e tantas outras é preciso primeiro realizar um cadastro no site, de forma gratuita. Após esse passo, é possível anunciar cupons dentro de um dos planos de ofertas que a empresa oferece.

Cabe ainda destacar que além de divulgar os cupons de desconto dentro da plataforma, o PegaDesconto ainda compartilha as ofertas em suas redes sociais para aumentar ainda mais as vendas dos anunciantes.

Cuponomia

Assim como o PegaDesconto, a Cuponomia também tem história quando o assunto é cupom de desconto. A plataforma foi fundada em 2012 e além de gerar códigos promocionais gratuitamente, também oferece opção de cashback aos consumidores.

Méliuz

A plataforma Méliuz nasceu em 2011, inicialmente oferecendo cashback. Hoje em dia, além de oferecer também cupons de desconto, atua também na área financeira, oferecendo cartão de crédito, investimento em bitcoins e várias outras facilidades aos seus clientes.

Cuponeria

A Cuponeria, por sua vez, também possui centenas de cupons de desconto e cashbacks em sua plataforma. Os descontos podem chegar até 80% em algumas marcas.

Agora que você já conhece as vantagens dos códigos promocionais para o seu negócio, que tal se tornar parceiro do PegaDesconto para aumentar as suas vendas? Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada para as necessidades do seu e-commerce.

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