Seu emprego está ameaçado por algum tipo de inteligência artificial? Se você não sabe a resposta ou se tem dúvidas quanto a isto, este artigo irá lhe ajudar a compreender este processo.

A extinção de determinados empregos e funções profissionais não é algo novo na sociedade. Sempre que houve algum avanço tecnológico, empregos foram deixados de lado.

O que ocorre agora, no entanto, é que mesmo emprego mais complexos poderão deixar de serem executados por humanos e deverão passar a serem exercidos por robôs compostos por inteligência artificial.

Neste artigo, falaremos cinco exemplos destas profissões que poderão deixar de existir até 2030. Saiba como a inteligência artificial já está substituindo humanos nestas atividades, em algumas regiões do mundo. Confira!

Porque alguns empregos irão desaparecer?

Com o grande avanço da tecnologia, que dá passos cada vez mais largos, a nossa preocupação não deve ser com relação a uma revolta das máquinas, mas sim, com a inteligência artificial “roubando” nossos empregos.

Hoje, com a inteligência artificial cada vez mais avançada, esta já está chegando ao ponto de assumir tarefas mais complexas, antes só realizadas por seres humanos.

E não pense que essa é uma realidade apenas para o futuro. Veja o caso da profissão de datilógrafo, por exemplo, que foi extinta com a invenção dos computadores.

Mas este não é um processo novo na Humanidade, durante a Revolução Industrial, muitas pessoas perderam seus empregos, com a aquisição de máquinas de manufatura em larga escala pelas indústrias.

Este cenário se tornou comum aos nossos olhos, mas ele está voltando acontecer com os novos grandes avanços da tecnologia.

Acredita-se que até 2030, profissões como médicos, contadores, advogados, poderão ter suas funções e tarefas executadas por máquinas.

Mas, não há motivo para total desespero, uma vez que os computadores não roubaram todos os empregos, e as máquinas não tornaram a mão de obra humana obsoleta.

Pelo contrário, o que aconteceu foi que, novas funções e cargos de trabalhos surgiram. Empregos que há 30 anos, nem ao menos sonhávamos que iriam existir.

Assim, é possível acreditar que novos cargos e empregos surgirão, acompanhando o avanço da tecnologia. Por isso, ao profissional de hoje, a resposta para este processo é continuar se qualificando.

5 profissões que serão substituídas por robôs

Separamos, cinco das profissões que até 2030 possivelmente serão extintas, tendo a mão de obra humana sendo substituída pela robótica.

Para cada profissão, apontaremos como os robôs já estão sendo testados atualmente, para que substituam os humanos em um futuro próximo.

Veja abaixo quais são estas profissões:

1. Motoristas

O fim dos motoristas, tanto de carros comerciais como industriais, está próximo com a criação e evolução dos veículos autônomos.

Os veículos autônomos, apesar de parecerem coisa do futuro, já estão em testes avançados por algumas empresas ao redor do mundo, com a capacidade de funcionarem plenamente sem a necessidade de um condutor humano.

Mas como esta tecnologia ainda está em fase de aprimoramento, ainda é preciso que estes veículos possuam ao menos um motorista humano com as mãos ao volante, como medida de segurança.

A meta das empresas que desenvolvem esses veículos, como o Google e o Uber, é acabar com a necessidade de um motorista como medida de segurança.

Por isso, já nos testes dos carros autônomos, as empresas incentivam que os passageiros não conversem com os motoristas de segurança, já simulando um ambiente ao que será de um carro totalmente autônomo.

inteligencia_artificial

2. Contabilistas

Acredita-se que em um futuro próximo, a inteligência artificial passará a ser utilizada no ramo da contabilidade. Algumas empresas já até estão utilizando a inteligência artificial na contabilidade, como forma de automatizar tarefas.

No Brasil, esta tecnologia já está sendo aplicada, mesmo em fase de teste, para a execução de tarefas como: calcular tributos, realizar classificação fiscal de documentos, identificação de pontos de auditoria e análise dos indicadores de resultado.

Também existem muitos outros projetos e pesquisas em andamento neste setor, aonde a maioria visa automatizar funções.

Porém, a principal preocupação aqui é quanto às decisões de líderes corporativos que envolvem as contas das empresas. Uma vez que essas decisões são de extrema importância para a vida de pessoas, como clientes, funcionários, parceiros e investidores.

O uso da inteligência artificial neste caso, pode causar imparcialidade a decisões difíceis. Por isso, pelo menos por enquanto, as decisões ainda devem ficar nas mãos e mentes humanas.

inteligencia_artificial

3. Carteiros e entregadores

Você já deve ter visto em filmes futuristas robôs entregadores de pizza, encomendas e muitos outros produtos. Mesmo parecendo obra de ficção, esta já é uma realidade.

Testes já estão sendo realizados com robôs para o serviço de entrega de comida e nesses testes, as máquinas já percorreram mais de 7 mil quilômetros (e sempre andando na calçada).

Grandes nomes do varejo norte-americano, como a Amazon, também já estão realizando testes de entregas de mercadorias, com o uso de drones.

A ideia é que em um futuro próximo, todo o serviço de entrega seja substituído por máquinas, visando sempre mais agilidade neste processo.

inteligencia_artificial

4. Médicos cirurgiões

Nem mesmo os médicos cirurgiões escapam dessa lista. Em alguns centros médicos mais avançados do mundo, já são utilizadas máquinas para a realização de procedimentos cirúrgicos, mas sempre com um profissional médico manuseando a mesma.

Para se ter uma ideia, no Brasil já existem 30 robôs cirurgiões, sendo que cinco estão em posse do SUS e realizam mais de 10 mil procedimentos cirúrgicos por ano.

Mas, a proposta para o futuro da medicina cirúrgica é a autonomia. Os robôs cirurgiões poderão ser capazes de realizar procedimentos, totalmente sem o apoio de um médico.

As pesquisas nessa área visam transformar esses procedimentos mais rápidos e diminuir a longa fila de espera por cirurgias, principalmente na rede pública de saúde.

inteligencia_artificial

5. Garçons e chefs de cozinha

Já pensou ir a um restaurante e ser atendido por um robô e ter a sua comida também preparado por outro robô. Em um restaurante localizado na cidade de Harbin, ao norte da China, esta já é uma realidade. O estabelecimento já conta com 20 robôs, executando a tarefa de garçons e cozinheiros.

inteligencia_artificial

Os robôs executam tarefas como cozinhar, entregar pedidos, levar o menu e dar as boas-vindas aos clientes, entre muitas outras funções.

Também, de acordo com o dono do restaurante, os robôs que executam a tarefa de cozinhar, estão programados para colocar a quantidade ideal de sal nos pratos, além de saberem controlar a temperatura do óleo das frituras.

Neste restaurante, ainda atuam funcionários humanos, que ajudam os robôs colocando os ingredientes próximos, mas as máquinas realizam a tarefa de preparo totalmente sozinhas.

E você, conhece mais alguma profissão que poderá ser substituída por robôs nos próximos anos? Acha que tudo isso é só ficção cientifica ou temos reais motivos para nos preocuparmos?

Compartilhe a sua opinião conosco e com os demais leitores do blog do PegaDesconto!

Leia também:

Assinar
Notificação
38 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon