Blog

Veja como ser um motorista Uber. É lucrativo? Como funciona?

Conheça as vantagens e desvantagens de dirigir com a Uber e saiba se é lucrativo e quais os requisitos para ser um motorista Uber.


Imagine a seguinte situação: você tem um excelente emprego, ganha muito bem e vem aumentando cada vez mais seu padrão de vida, mas, de repente, é pego de surpresa por uma recessão econômica e a empresa na qual trabalha começa a ter dificuldades financeiras. Sem muitas alternativas, a empresa começa a cortar funcionários e você é um deles. E agora? Como conseguir um novo emprego em meio a uma crise sem precedentes como a que estamos vivenciando no Brasil? Dependendo da sua disponibilidade e técnica, a solução pode ser tornar-se um motorista Uber.

Relendo meu artigo anterior sobrecomo viajar de graça usando código promocional da Uber“, no qual faço um relato da minha primeira experiência com o serviço, surgiu a curiosidade em saber mais a respeito dos benefícios que os motoristas parceiros da Uber possuem e como eles fazem para se cadastrar no aplicativo e começar a gerar renda transportando passageiros.

Então, comecei a pesquisar e levantar algumas informações a partir de relatos dos motoristas parceiros. E como em todas as viagens Uber que fiz puxei assunto sobre o serviço, já tenho vários relatos e pontos de vista desses profissionais para compartilhar aqui no blog do PegaDesconto com vocês. Então, vamos lá!

Como funciona o modelo de negócios da Uber?

Antes de mais nada, é importante perceber que o formato do negócio da Uber é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. E este é um dos motivos pelo qual este tipo de serviço ainda causa polêmica em virtude do nosso burocrático e sistema legislativo.

A Uber não é uma “empresa frotista” ou uma transportadora, mas sim uma empresa de tecnologia. E isso pode ser um pouco difícil de entender à primeira vista, pois você pensa “como a Uber transporta pessoas se não é uma empresa de transportes?”. Mas, na verdade, é bastante simples, pois quem presta o serviço transportando pessoas são os motoristas parceiros da Uber, usando seus próprios carros.

O que a Uber faz é fornecer os recursos tecnológicos necessários para criar uma comunicação eficiente entre os usuários e os motoristas parceiros que estão dispostos a transportar essas pessoas, por meio do auxílio de um aplicativo de celular que controla a trajetória da viagem e os custos, de forma simplificada e segura.

Assista a seguir um breve vídeo explicativo sobre como funciona o sistema da Uber:

Quais os veículos aceitos na plataforma da Uber?

A Uber tem algumas condições mínimas para os veículos dos motoristas parceiros no Brasil. Estes devem ter 4 portas, 5 lugares para os ocupantes, ar condicionado, e ser de ano 2008, ou mais novo.

Quem quiser atuar como UberBLACK, deve considerar além dos itens já expostos anteriormente, que o carro tenha bancos de couro, seja da categoria Sedan ou SUV e obviamente seja da cor preta.

carro do uberblack

Mais informações e a lista de veículos aceitos e não aceitos na plataforma podem ser encontrados no site ParceirosBR.com.

Como ser um motorista Uber?

Se o seu carro satisfaz as exigências de veículos comentadas anteriormente, e você possui CNH com EAR, já pode se cadastrar no site no qual também vai encontrar mais informações a respeito da parceria com a Uber e tirar suas dúvidas.

O cadastro inicial pede alguns dados pessoais como nome e telefone. Em seguida, já dentro da plataforma de parceiros Uber, você deverá enviar os documentos exigidos para começar a dirigir como motorista parceiro. São eles:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
  • Atestado de Antecedentes Criminais.

Lembrando que a sua CNH deverá ter a observação EAR (“Exerce Atividade Remunerada”), caso contrário não será aceita.

Para conseguir um Atestado de Antecedentes Criminais é relativamente fácil. Basta procurar no site do Tribunal de Justiça ou da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ambos do mesmo estado onde você reside e solicitar a emissão do documento, o que ocorre de modo gratuito.

Os documentos podem ser digitalizados com um scanner ou fotografados por câmera digital ou mesmo com seu smartphone. Mas, no caso da foto, é importante que você garanta que toda a área do documento fique bem iluminada e com boa visibilidade e resolução, sem cortes dos cantos dos documentos.

Depois basta acessar o painel de parceiro Uber e fazer o upload dos documentos solicitados conforme a imagem a seguir:

upload de documentos motorista uber

Tela de envio de documentos digitalizados pelo painel de controle da Uber.

Por fim, aguarde a análise dos seus documentos para saber se foi aprovado para se tornar um motorista parceiro Uber. Enquanto isso, você pode assistir ao vídeo de introdução ao uso do aplicativo de parceiros Uber que está disponível na plataforma do site ParceirosBR.

É realmente lucrativo ser motorista Uber?

O faturamento de um motorista parceiro ao aplicativo Uber é muito relativo e depende de diversos fatores como a disponibilidade do motorista, os custos que ele tem com manutenção do carro dele, o preço do combustível na cidade onde ele está atuando etc. São muitas variáveis para considerar.

Para facilitar, pesquisando sobre o faturamento e o lucro líquido que um motorista Uber pode conseguir, encontrei um vídeo no Youtube de um motorista chamado Marlon que registrou todos os custos e os gastos que ele teve durante 1 ano trabalhando em parceria com a Uber.

Por meio do depoimento dele, que conta também com um rico detalhamento acerca das receitas e despesas de um motorista Uber, é possível ter uma ideia muito mais clara sobre esse negócio e se ele atende suas necessidades financeiras. Confira a seguir:

O pagamento pelas viagens que o motorista parceiro fez é depositado 1 vez por semana na conta-corrente ou poupança que escolheu.

Novo serviço UberSELECT com carros mais confortáveis

Em março de 2017, a Uber, lançou no Brasil em 14 cidades estratégicas, o UberSELECT, que junto ao UberX e UberBLACK se torna uma nova opção para o passageiro.

Com o UberSELECT, motoristas que possuem carros considerados mais confortáveis ou de luxo, podem ganhar até 20% mais em suas viagens com a Uber.

O UberSELECT inicialmente está disponível nas cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Vitória, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

Agora que você já sabe como fazer para se tornar um motorista parceiro da Uber, que tal começar a ganhar dinheiro com este serviço? Você é livre para se conectar à plataforma e aceitar viagens solicitadas quando quiser, e o aplicativo funciona 24hs por dia, 7 dias por semana.


Atualizado em 17-03-2017 T 11:04:56+00:00.
Moisés

Autor: Moisés B.

Administração do PegaDesconto

Comente e avalie este post:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 pessoas votaram, avaliação: 5,00 de 5)
Carregando...

Comente...

Notificação
Edilene
Nível 7

o preço é bastante consideravel nessas horas

Clerfogasa
Nível 1

Bem mais barato q o taxi. O atendimento também é muito bom

JOELMA
Nível 9

vejo vantagens e gostaria que aqui em minha cidade ja tivesse operando

Larissa
Nível 3

Com certeza é uma excelente opção para quem perde o emprego de repente, devido a dificuldade de conseguir novo trabalho com carteira assinada hoje em dia.

Fernanda
Nível 6

Um novo modo de ganhar dinheiro do jeito que anda a crise vale muito a pena o rim são os descontos.

wpDiscuz

Compartilhar
Toque para entrar ou cadastrar