Recentemente a Elsys, empresa de tecnologia especializada em equipamentos de telefonia e TV, lançou o próprio dispositivo de streaming de vídeos, jogos e músicas, o Smarty.

Como você já deve saber, streaming (áudio e vídeo via internet) é um recurso de reprodução de vídeos online que deve dominar no futuro, mas no presente já está bastante popular.

E por me interessar pelo assunto, no início de maio acabei adquirindo esse novo gadget da Elsys que custa R$ 399,00.

Este tipo de dispositivo, também conhecido como “TV Box“, é capaz de tornar qualquer televisão em “smart”, adicionando à sua tv mais antiga aplicativos populares como Youtube, Netflix, Amazon Prime Video e muitos outros que você confere no artigo aqui do blog sobre os melhores serviços de streaming de filmes e séries.

Se você se interessou pelo novo TV Box da Elsys, confira minha análise a seguir:

O que vem na embalagem?

O Elsys Smarty é bem compacto, como pode ver na imagem a seguir, e vem numa caixinha junto com uma fonte de alimentação bivolt e controle remoto bluetooth com 2 pilhas.

Controle do Elsys Smarty comparado ao tamanho de uma caneta padrão mostra o quando o aparelho é compacto.

O controle remoto possui uma “pegada” muito confortável e usabilidade relativamente boa. Os botões são emborrachados e parecem de boa qualidade.

Só não gostei muito do posicionamento/layout dos botões de Volume e Voltar, porque estão muito próximos e no início você acaba saindo do filme que está assistindo porque apertou em Voltar quando tentou diminuir o volume.

Tamanho do aparelho comparado com uma caneta.

O cabo da fonte de alimentação é bem extenso, possui 1,60 metros de comprimento.

Já o cabo do HDMI tem pouquíssimos centímetros, mas é por um bom motivo: ele vai manter o aparelho oculto atrás da sua TV ao invés de estar pendurado.

Imagem oficial de divulgação Elsys Smarty 2019. Foto: divulgação/Elsys

Controle remoto do Smarty tem até comandos de voz

O reconhecimento de voz é feito através do controle remoto do Smarty e interpretado pelo Google Assistente, com grande precisão de comandos.

O controle remoto do Smarty parece simples à primeira vista, mas é muito eficiente e atende a todas as necessidades do usuário.

Seguindo a tendência de minimalismo ou simplificação, de todos os fabricantes de Smart TV’s, a Elsys fez o mesmo e adicionou somente os botões essenciais ao controle. O resto das funções, você faz na tela da TV usando as teclas direcionais do controle remoto ou usando o Google Assistant.

Controle remoto do Smarty é simples, mas eficiente.

Além dos botões essenciais como liga/desliga, volume, voltar, OK, home, o controle do Smarty ainda conta com botão de acesso rápido aos aplicativos da Netflix e Globoplay.

Não bastasse isso, também vem com o botão do Assistente de Voz do Google (botão redondo colorido entre os botões de ‘Volume +’ e ‘Volume -‘), que basta apertar e dizer o que você quer procurar ou abrir/acessar.

Por exemplo, basta que você diga “Abrir Fox Play”, que o aplicativo da Fox irá abrir em alguns segundos, eliminando assim a necessidade de acessar a lista de aplicativos e navegar até encontrar o que deseja.

Ainda é possível pesquisar vídeos diretamente no Youtube, games do Google Play etc. E a precisão do reconhecimento de voz é excelente, em meus testes não falhou nenhuma vez!

Aplicativos e recursos do Elsys Smarty

Os aplicativos na tela inicial sugerem filmes e séries populares. Foto: divulgação/Elsys

O TV Box da Elsys é basicamente uma caixinha com sistema operacional Android TV, então as atualizações e melhorias acontecem com frequência e provavelmente você não ficará “na mão” como acontece com a maioria das smart tvs que vem com sistemas próprios e param de fornecer suporte às atualizações depois de alguns anos.

Portanto, todos os aplicativos disponíveis no Smarty são oferecidos e atualizados pelos próprios desenvolvedores, através da distribuição de atualizações gratuitas via Google Play.

Elsys Smarty permite comprar ou alugar filmes diretamente pela TV usando sua conta associada no Google Play Filmes.

Além dos populares aplicativos Google como o Play Música, Play Filmes, Youtube, você também vai encontrar diversos outros como Telecine Play, HBO GO, Fox Play entre outros.

Reproduzindo filme no smarty através do Telecine Play em Full HD.

Como mostro na imagem a seguir, você também poderá baixar ou comprar alguns games através de uma conta Google Play Games, no entanto não achei nada prático jogar através do controle remoto, e pode ser frustrante!

Alguns jogos compatíveis com Android TV também estão disponíveis

E ainda pouquíssimos jogos são compatíveis com o controle remoto, e a maioria exige que você conecte um controle gamer bluetooth para começar a brincar.

Enfim, se você tá querendo jogar na TV, eu sugiro fortemente que compre um videogame para isso :)

Instalando o Elsys Smarty em qualquer TV com HDMI

O Smarty funciona em qualquer TV com entrada HDMI, mesmo que não seja “smartTV” e nem possua conexão sem fio integrada, pois o Smarty vai se conectar diretamente à sua rede sem fio (wifi).

Depois de plugar o Smarty na TV e colocar a fonte de alimentação na tomada, automaticamente o processo de instalação e sincronização do controle remoto com o aparelho se inicia.

Depois de alguns segundos, está quase tudo pronto. Bastando apenas que você selecione a rede sem fio desejada e digite a senha para entrar.

Instalação do Elsys Smarty é muito rápida.

Opcionalmente você pode se conectar à uma conta gratuita do Google que vai permitir instalar novos aplicativos no Smarty, receber atualizações do dispositivo e comprar ou alugar filmes e séries.

Aplicativos de música como Spotify, canais de rádio e notícias também estão disponíveis.
Se você possuir assinatura de TV a cabo ou satélite, pode conectar em aplicativos como o Fox Play e assistir à programação da Fox ao vivo através do Smarty, assim como as séries, documentários Nat Geo e filmes do FX HD ao vivo e gravados.

Somente os aplicativos compatíveis com Android TV estarão disponíveis no Google Play, mesmo assim já há várias opções.

No entanto, mesmo que o aplicativo desejado não esteja disponível para Android TV, ainda podemos tentar usá-lo utilizando a função Chromecast que vem embutida no Smarty.

Como usar apps de vídeo não compatíveis com Android TV?

O “Chromecast integrado” é a solução!

Alguns aplicativos de streaming de vídeos podem não ser compatíveis com o Android TV, que é uma variação do popular sistema operacional para dispositivos móveis Android, do Google.

O que acontece é que o Android TV é relativamente novo ainda, e por isso nem todos os desenvolvedores de aplicativos tiveram tempo de atualizar seus apps para rodar nesse sistema.

O Elsys Smarty também conta com o recurso Chromecast embutido no aparelho.

Esta funcionalidade vai permitir que você “espelhe” conteúdos através do seu smartphone para dentro do Smarty.

O app GloboSat Play não tem compatibilidade com Android TV, mas ainda é possível utilizá-lo através do Chromecast

No exemplo da imagem acima, tentei instalar o Globosat play no tv box, porém a versão atual do app não tem compatibilidade com Android TV ainda.

Como eu sei que o app Globosat Play tem a opção de enviar para o Chromecast, a solução foi simples: instalei o aplicativo no meu smartphone, selecionei o canal desejado e apertei no botão Chromecast para enviar o conteúdo ao Smarty em tempo real. E assim consigo assistir a programação desse aplicativo em qualquer TV!

Fazendo streaming do canal Globonews ao vivo, do Globosat Play instalado no smartphone para dentro do Smarty, via Chromecast!

Pode parecer óbvio para a maioria, mas não custa lembrar que para acessar aplicativos de streaming como o Globosat Play, Telecine Play, Fox Play etc, você precisa ter uma assinatura de TV a cabo/satélite ativa como Net, Sky, OI TV, Vivo TV e outras, para conseguir fazer o login no app.

Especificações técnicas do Elsys Smarty

Aplicativos homologados pela Elsys para o dispositivo Smarty

Ao pesquisar mais afundo, descobri que o fabricante do dispositivo – sem nenhuma surpresa uma empresa chinesa – é a Sei Robotics, e o modelo oficial é SEI103 (ETRI01 no Brasil).

Assim, encontrei também a página oficial da homologação do Elsys Smarty com o Google que contém todas as informações do fabricante, no link e o manual em formato digital para quem tiver curiosidade, disponível para download aqui.

E a seguir todas as especificações técnicas do Elsys Smarty 2019:

Sistema OperacionalAndroid TV 8.0
ChipsetAmlogic S805X (1080p)
CPU (processador)Quad-core 1.2 GHz
GPU (processador de vídeo)ARM Mali-450
Memória RAM1GB
Armazenamento (memória flash)eMMC 8GB
Conexão de internetWi-Fi 802.11 b/g/n (somente 2.4GHz)
Conexão de dispositivosBluetooth 4.2 LE – 2,4GHz
Saída de VídeoHDMI 2.0A, HDCP 2.2
Resolução1080P (tela cheia)
AlimentaçãoDC 5V/1,5A. Consumo máx. 7,5W
Suporte de formatos de vídeos (todos até 1080p e 60FPS)VP9 Profile-2
H.265 HEVC MP-10@L4.1
H.264 AVC HP@L4.2
H.264 MVC
MPEG-4 ASP@L5
WMV/VC-1 SP/MP/AP
AVS-P16(AVS+)
AVS-P2 JiZhun
RealVideo 8/9/10
WebM
CodenameETRI01 (SEI103 / SEI103E)
FabricanteSEI Robotics
Ano de lançamento2019

Um fato interessante que pode convencer qualquer um a confiar na qualidade do Elsys Smarty, é que o próprio Google está desenvolvendo um smart tv box similar chamado Google ADT-2 (ainda em fase de testes), mas deixou a fabricação também a cargo da SEI Robotics!

Isso mostra que a Elsys escolheu o melhor fornecedor/fabricante para desenvolver o seu Smarty.

Perguntas e respostas que podem ajudar a decidir comprar o Elsys Smarty

Para facilitar a sua vida, eu vou tentar responder algumas perguntas a partir de dúvidas que você possa ter quando pensa em adquirir dispositivos para streaming de vídeos/TV. Confira:

O Elsys Smarty é bom? Melhor do que comprar um Chromecast?

SIM, se você procura um dispositivo que faça tudo que o Chromecast é capaz e ainda oferece a possibilidade de assistir vídeos, filmes e séries a partir de aplicativos disponíveis no Google Play sem a necessidade de usar seu smartphone te distraindo durante as transmissões.

Se este é o seu objetivo, recomendo fortemente que compre o Elsys Smarty, porque ele vem com o Android TV e um controle remoto muito eficiente.

Dá para assistir TV ao vivo com o Smarty?

SIM, você pode assistir canais de TV a cabo/satélite ao vivo, com filmes, variedades, séries e eventos esportivos como futebol.

Existem vários aplicativos que você pode instalar no Smarty, que dão acesso a canais de TV ao vivo como GloboPlay (nativo), Fox Play (nativo), Fox Sports (nativo), Premier (nativo) e também consegue reproduzir via função Chromecast o Net Now, Globosat Play e outros.

Elsys Smarty tem Netflix e aluguel de filmes?

SIM, você pode alugar/comprar filmes no Google Play Filmes, e tem Netflix também para ver todas as séries e filmes disponíveis no serviço.

O Smarty é perfeito para isso, porque é 100% homologado para o sistema Android TV, então tudo que é do Google funciona muito bem. A Netflix também está homologada e tem até botão próprio no controle remoto.

Vale a pena comprar o Smarty só para espelhamento de conteúdo?


NÃO, se você está querendo um dispositivo somente para “espelhar” vídeos e outros conteúdos, como a tela do seu notebook na TV.

Neste caso eu sugiro comprar o Chromecast (somente por ser mais barato).

Smarty é bom para jogar games do Google Play?


NÃO, se você quer um dispositivo de streaming de games para jogar seus jogos do Google Play numa tela maior.

neste caso não recomendo o Elsys Smarty, porque apesar do Android TV vir com vários games, nem todos os jogos disponíveis no Google Play são compatíveis.
E jogar usando o controle remoto, não é muito prático. Só vale a pena para jogar alguns games casuais. Se o seu objetivo é esse, sugiro o Nvidia Shield TV associado ao controle Shield.

Para mim, o Elsys Smarty é o melhor TV Box para brasileiros neste momento porque traz muitos recursos, além de ter suporte a aplicativos nacionais como o GloboPlay e Telecine Play que a maioria dos concorrentes não possuem.

Até agora eu tive contato e usei o Amazon Fire TV Stick e Apple TV, no entanto quase todo o conteúdo disponíveis nesses TV Box são estrangeiros e até faltam alguns apps bem populares no Brasil como o Telecine Play, por exemplo.

Enfim, pelo motivo de ser destinado à brasileiros somado ao recurso Chromecast e a força da plataforma Android TV, eu optei pelo Smarty Elsys.

Agora, aproveite para comentar, a seguir, suas experiências com esses tipos de dispositivos e diga qual você usa atualmente.

Leia também:

Assinar
Notificação
30 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon