Uma das vantagens de comprar um computador para jogar é que, diferente de videogames como os novos Xbox e PlayStation, eles tem muitas outras funções. Por outro lado, é necessário pesquisar bastante a prender como escolher notebook gamer. Especialmente se pretende usá-lo para jogar online em qualquer lugar.

Ou seja, com um notebook gamer, você não precisa levar um videogame junto ou só ficar a jogar no celular nas suas horas de lazer. Depois do trabalho ou do estudo, basta descansar um pouco os olhos e já partir para seus games favoritos.

Ainda assim, é importante considerar alguns detalhes. O primeiro deles é se é melhor saber como escolher notebook gamer ou aprender sobre hardware para montar seu próprio desktop gamer.

Notebook Gamer vs Desktop Gamer

Você provavelmente ainda está considerando entre escolher notebook gamer ou montar um PC para jogar em casa. Em geral, podemos afirmar que é mais barato montar um computador. Ele provavelmente também será mais poderoso que um notebook gamer.

No entanto, nem todo mundo tem uma rotina fixa em casa. Se você costuma ficar em lugares diferentes ou viajar bastante a trabalho, um notebook gamer é o mais indicado. Afinal de contas, não adianta economizar dinheiro montando um PC do qual você nem sempre terá acesso.

jogando em notebook gamer

Além disso, o notebook gamer é indicado caso não exista um espaço para colocar um desktop em casa. Assim, você consegue jogar, estudar e trabalhar em qualquer cômodo. Considere todos esses fatores na hora de decidir entre um notebook ou PC gamer.

O computador portátil é a melhor alternativa para você? Então chegou a hora de saber o que considerar ao aprender como escolher um notebook gamer!

O que considerar ao escolher um notebook gamer?

A primeira coisa que você vai precisar entender é que um notebook gamer é bem mais caro que um PC convencional. É bem provável que você precise gastar bem mais e ainda assim ter um notebook de performance inferior a um desktop. Ou seja, não nivele o preço de um notebook gamer com o de um desktop.

O único produto que você pode comparar com o notebook gamer é o próprio notebook gamer. Em segundo lugar, tem de considerar o orçamento que tem disponível e qual o máximo que aceita investir no computador.

Por conta do seu preço, é necessário se planejar com certa antecedência, mesmo que opte pela compra parcelada. O último item a considerar são seus hábitos de jogo.

Quais são seus tipos preferidos de jogo? Costuma encarar jogos expansivos e de mundo aberto como o premiado The Witcher 3? Está aguardando ansiosamente por Cyberpunk 2077 e quer ter um notebook gamer capaz de rodá-lo?

imagem promocional de cyberpunk 2077

Prefere curtir jogos online gratuitos com amigos? Ou está treinando para ser um jogador profissional em jogos como League of Legends, Hearthstone ou Fortnite? Considere os tipos de jogos que costuma jogar com mais frequência!

Quais especificações você deve ficar de olho?

Ao entender seu perfil como jogador, você terá maior noção de quais especificações serão as mais importantes para escolher seu notebook gamer. Veja a seguir quais são as especificações mais importantes e para qual tipo de jogador elas importam mais.

1. Placa de vídeo

É a peça mais importante, independente de como costuma jogar. Claro que você deve ser mais ou menos exigente, de acordo com esse perfil.

Se você é um gamer que quer ter acesso aos principais lançamentos, temos uma notícia ruim para você. Considerando a chegada da nova geração de jogos, você deverá sim investir em notebooks gamers com as melhores placas de vídeo.

Essa é a principal peça que possibilita os efeitos gráficos incríveis que você presencia nos trailers de games como o já citado Cyberpunk 2077 e o já lançado Assassin’s Creed: Valhalla.

Por outro lado, jogos online costumam não ser tão exigentes, principalmente os gratuitos. League of Legends, por exemplo, pode ser jogado até em notebooks que não são gamers. Apesar de existirem exceções, muitos dos jogos online mais famosos rodam perfeitamente, mesmo em notebooks gamers com placas de vídeo mais antigas.

homem jogando em notebook gamer

2. Processador

Mesmo que a placa de vídeo seja muito importante para rodar os gráficos de seus jogos favoritos, um processador ruim não conseguirá rodar basicamente nada. Por padrão, todo notebook gamer já deve vir equipado com um bom processador.

É o processador quem definirá a performance máxima possível dos jogos que você rodar no notebook. Ou seja, ele é essencial não apenas para o funcionamento do computador — afinal de contas, ele É o computador —, mas para te deixar alcançar os tão sonhados 60 FPS ou além.

3. Memória RAM

A memória RAM também é um elemento importante na escolha do seu notebook gamer. É ela quem permite o armazenamento de arquivos temporários, permitindo os acessar mais rapidamente do que se o puxasse direto do HD. Quanto maior a memória RAM, mais elementos podem ser armazenados e acessados pelo computador.

Jogos contém centenas de arquivos, com a maioria deles sendo acessados pelo computador simultaneamente. Ou seja, uma memória RAM alta torna possível jogar de modo fluído. Quando um jogo exige mais memória RAM do que seu notebook gamer tem, ele passa a acessar o restante usando o HD, que é muito mais lento.

Ou seja, quando isso acontece, se torna praticamente impossível jogar. Notebooks gamer de 8GB serão capazes de rodar a maioria dos jogos, mas para rodar títulos “peso-pesado”, será necessário investir em 12GB ou 16GB de memória RAM.

duas placas de memória RAM

4. Armazenamento

Para conseguir jogar seus títulos, você precisa de um bom HD para guardá-los, certo? Como jogos são as aplicações que mais exigem espaço de um computador, é bom considerar um HD de ao menos 1 TB. Por outro lado, se costuma focar em jogos online, talvez queira escolher um notebook gamer equipado com SSD.

Usando uma tecnologia muito mais avançada que o ultrapassado HD, ter um notebook equipado com SSD significa tempos significativamente menores em seus jogos. Até mesmo a inicialização do seu Windows também será muito mais rápida. Por outro lado, o SSD encarece bastante

Por isso, considere um equilíbrio entre boa capacidade e a velocidade de carregamento que um SSD proporciona.

5. Tela

Quando comprar um notebook gamer, se assegure de que sua resolução seja no mínimo 1080p. Essa é o que vai permitir que jogue seus títulos favoritos pelo menos em FullHD. Se estiver com disposição para investir em um notebook gamer para rodar games em 4k, a resolução mínima deve ser de 2160p.

Além disso, é importante se atentar à frequência. Para movimentação mais fluída, o mais interessante é escolher um notebook gamer com tela de 120Hz. Ter essa frequência de tela é especialmente em jogos online movimentados, no qual segundos podem fazer diferença.

Antes de fecharmos: confira nossa lista com os melhores jogos abaixo de R$ 100 para jogar no seu notebook gamer!

Onde comprar notebooks gamer?

Para fecharmos nosso guia sobre como escolher notebook gamer, vale mencionar alguns locais onde pode pesquisar pelos computadores portáteis dedicados a jogos.

Nossa recomendação é que conheça as linhas de notebook 2 A.M Gaming da Nvidia, além das linhas Alienware e G Series da Dell. Ambas são interessantes para quem conhece um pouco sobre hardware, mas quer saber quais marcas são confiáveis.

Costuma jogar no seu notebook? Comente conosco logo abaixo!

Leia também:

Assinar
Notificação
61 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon