Assim como no Instagram e no Facebook, o WhatsApp está pronto para receber propagandas no status. O mensageiro, que hoje conta com mais de um bilhão de usuários no mundo, praticamente não possui formas de monetização. A saída é a propaganda no WhatsApp, mas como isto será feito?

Neste artigo, veja como será a propaganda no WhatsApp e até onde ela irá interferir no seu uso. Mas, se você empreendedor, deseja investir em ads no WhatsApp, no final vamos explicar como fazê-lo.

Propaganda no WhatsApp: qual o objetivo da empresa com isto?

Como você já deve saber, o WhatsApp hoje é um serviço gratuito, mas o planejamento inicial dos criadores do aplicativo era cobrar 1 dólar de cada usuário, depois de um determinado período de utilização. Porém esta cobrança foi definitivamente deixada de lado, após ser adquirido pelo Facebook em 2014, por 22 bilhões de dólares, e se tornou uma de suas principais propriedades do Facebook que não trouxeram retorno financeiro significativo.

Com isto, viu-se a necessidade de mudar este cenário. O Facebook já começou a colocar anúncios no Status, e será o principal modo de monetização da empresa. Os primeiros testes estão sendo feitos para usuários do sistema iOS.

Quatro anos após a aquisição, o Facebook manteve o WhatsApp livre de anúncios, mas a gigante das mídias sociais está agora buscando monetizar a plataforma. A publicidade no principal aplicativo do Facebook gera uma grande parte da receita da empresa, que chegou a US$ 41 bilhões em 2017.

Mas essa decisão do Facebook de exibir propaganda no WhatsApp não deixou todos felizes. O co-fundador do WhatsApp, Brian Acton, que deixou a empresa no início deste ano. Acton causou um rebuliço quando recentemente tuitou #DeleteFacebook no meio do escândalo da Cambridge Analytica.

Mais tarde, outro co-fundador do WhatsApp, Jan Koum, também deixou a empresa, e foi relatado que os dois saíram porque estavam insatisfeitos coma decisão do Facebook em anunciar no aplicativo de mensagens.

Quando o WhatsApp foi lançado, tanto a Koum quanto a Acton disseram que queriam manter a plataforma livre de anúncios. Mais tarde, quando o aplicativo foi adquirido pelo Facebook em 2014, os fundadores haviam enfatizado que manteriam o aplicativo de mensagens livre de anúncios.

No entanto, o Facebook claramente tinha planos diferentes e, em 2018, ambos os fundadores deixaram a empresa em desacordo com Zuckerberg.

Novos recursos do WhatsApp

Com a decisão de realizar propaganda no WhatsApp, o aplicativo lançou novos recursos para a ferramenta, por meio do WhatsApp Business. Dessa forma, será possível um contato mais direto entre empresa e consumidor.

As novidades incluem envio automático de promoções, confirmações de compra e também incorporar botões do WhatsApp em seu próprio site.

Como o WhatsApp adota o sistema de criptografia de ponta a ponta, as estratégias de análise ainda não são muito claras. Mas o Facebook defende que os anúncios são necessários para gerar receita com aplicativos que adotam criptografia.

WhatsApp Business: O canal para anunciar no mensageiro

Os fundadores do WhatsApp lutaram por uma plataforma livre de publicidade. Agora, vários anos depois, o Facebook, como novo proprietário, tem um ponto de vista ligeiramente diferente. Ele quer transformar o aplicativo social em uma oportunidade de publicidade.

Faz sentido para o Facebook transformar o serviço de mensagens em uma oportunidade de negócio. Empresas diferentes poderão usar o WhatsApp para diferentes funções.

Pense nas atualizações de voo de uma companhia aérea. Na Holanda, a KLM é a primeira companhia aérea com uma conta comercial verificada no WhatsApp.

O WhatsApp Business é um aplicativo para empresas otimizado e adaptado às demandas e desejos dos anunciantes. O WhatsApp Status (que pode ser comparado ao Instagram Stories) pode dar aos anunciantes a chance de colocar anúncios entre os status dos amigos.

Como anunciar no WhatsApp?

Os anúncios no WhatsApp podem ser feitos dentro do Facebook. Você pode criar um perfil comercial com informações relevantes para seus clientes, como informações de contato, uma descrição, uma categoria de negócios e muito mais.

Você também pode configurar mensagens automáticas e criar etiquetas personalizadas para organizar conversas.

O WhatsApp Business foi criado pensando no proprietário da pequena empresa. O aplicativo é gratuito para download e está disponível apenas para dispositivos Android.

Ele permite que as empresas interajam facilmente com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Para criar o anúncio, sua conta WhatsApp deve ser conectada à sua página no Facebook e você deve ser o administrador da página. Na área de criação de anúncios, escolha o seu objetivo (mensagens, tráfego ou conversões) e na seção Destino para mensagens, selecione o WhatsApp.

Como outros anúncios feitos pelo Facebook, é preciso escolher o público, orçamento e duração da campanha. Na configuração, escolha as imagens, texto e título do anúncio. Assim que estiver certeza do anúncio, confirme.

O tutorial completo está disponível na própria página do Facebook. Embora o WhatsApp não seja tão rico em recursos quanto o Facebook Messenger para marketing, ele está indo nessa direção.

E você, o que achou da inclusão de propaganda no WhatsApp?

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