Sabe aquele móvel ou sofá que você tem aí na sua casa que está antigo e com uma aparência desgastada? Pois é, você não precisa se livrar dele só porque ele está nessas condições.

A menos, é claro, que os cupins já estejam fazendo a festa no móvel. Mas mesmo assim, com estragos causados por cupons, ainda é possível renovar o móvel removendo a peça danificada quando for possível e aplicando uma solução dedetizadora para exterminar a praga.

Muitos dos móveis antigos que as pessoas ainda têm em casa são de excelentes materiais, muitas vezes feitos com madeira maciça, o que é raro se ver nos móveis atuais. E para que eles voltem aos seus tempos de glória, basta que recebam alguns reparos.

E é pensando nisso que preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para restaurar móveis antigos. Curioso? Então continue acompanhando a seguir!

Economize com uma “demãozinha” de tinta

Muitas vezes tudo o que um móvel antigo precisa é de uma mão de tinta para ficar novo em folha. Caso o móvel seja todo em madeira, basta definir se prefere uma tinta colorida à base de óleo, base água, ou um verniz, que irá valorizar o seu aspecto rústico.

Para auxiliar no processo da pintura, caso você não domine a habilidade, mas mesmo assim deseja fazer você mesmo para economizar ou por prazer no trabalho manual, recomendo que utilize uma dessas pistolas de pintura que pulverizam a tinta sob o objeto. Com a pistola, a pintura fica mais uniforme e você não corre o risco de errar as pinceladas e deixar marcas de pincel na tinta. Existem diversos modelos no mercado, dos mais simples e baratos até os mais “incrementados” como o Paint Zoom, da Polishop, que pode ser visto na foto a seguir.

paint zoom polishop
Pistola Paint Zoom. Foto: reprodução. Fonte: Polishop.

É importante ressaltar que, antes da pintura, é recomendável lixar o móvel para remover a maior quantidade possível da tinta velha, de modo que a nova pintura fique com um aspecto ainda melhor. Além disso, caso o móvel original tenha sido pintado com tinta óleo, é bem possível que se você não lixá-lo antes da aplicação da nova demão a pintura fique enrugada.

Como restaurar a pintura do móvel:

  1. O primeiro passo é comprar as lixas que irão retirar a tinta antiga para a aplicação da tinta nova;
  2. É importante comprar lixas de acordo com o material que esteja reformando, sendo a mais comum a lixa para madeira. Sua abrasividade pode variar, por isso escolha o meio termo, para não riscar demais seu móvel se você não pretende remover totalmente a tinta. Já para remoção completa da tinta até chegar na “madeira pura” será necessária uma lixa mais grossa que deve ser usada sem aplicar muita força para não danificar a madeira ou criar ondulações indesejadas;
  3. Após uma cuidadosa retirada da tinta antiga, você deve limpar bem a superfície em questão, retirando todo o pó que estiver em seu móvel;
  4. Por fim, dilua um pouco a tinta escolhida ou o verniz em água raz na proporção de mais ou menos 20% para a quantidade de tinta que estiver usando, misture bem e procure utilizar pincéis macios, ou siga as instruções do manual no caso de utilização de pistola pulverizadora.

Pronto? Então, mãos à obra!

Sofás – invista em um novo revestimento

É comum que almofadas mais antigas e móveis revestidos com algum tipo de tecido, como cadeiras ou sofás sejam, após alguns anos de uso, vistos como velhos. Mas, em muitos casos, o material que integra seu interior (madeira e metais) está com ótimas condições. Nessas horas, investir em um novo revestimento, além de um aspecto novo, pode te ajudar a não gastar com a compra de móveis.

Procure em sua cidade alguma tapeçaria e faça um orçamento. Geralmente, nessas lojas, além do preço mais em conta, existem centenas de modelos de tecidos em várias cores, bastando que você escolha aquele que se adeque perfeitamente ao seu móvel.

Papéis de parede para móveis!

Isso mesmo, alguns papéis de parede já são autocolantes, o que facilita a aplicação e pode ficar maravilhoso em certos móveis. O papel de parede pode ser utilizado para os detalhes e acabamento, como nas laterais de um armário ou nas portas de um gaveteiro.

Troque os puxadores e dobradiças

Dependendo do material de que são feitas, com o tempo elas tendem a enferrujar ou a ficar desgastadas. Nesse caso, investir em puxadores e dobradiças novas pode dar um aspecto moderno ao seu móvel, já que atualmente existem vários tipos de modelos que podem se adequar perfeitamente ao seu estilo.

Viu só como dar vida nova a móveis antigos é mais fácil do que você imaginava? Além da economia em dinheiro, ao restaurar um móvel antigo você também contribui com a sustentabilidade do planeta. Além, é claro, de deixar sua casa muito mais bonita e charmosa e ter o prazer de contar aos amigos que você mesmo reformou aquele móvel.

E aí, gostou do texto? Aproveite e descubra também se vale a pena comprar móveis pela internet!

Leia também:

Assinar
Notificação
35 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon