Blog

Vai comprar presentes para o Natal? Fique atento com o prazo de entrega!

Com o fim do ano chegando, muitas pessoas recorrem a internet para comprar presentes para o Natal, mas é preciso estar atento aos prazos devido a demanda.


Com o Natal chegando, começa a correria para comprar os presentes. Nos últimos anos, muitos consumidores têm trocado as lojas físicas de suas cidades por lojas virtuais espalhadas por todo o Brasil. Os principais motivos para isso são as melhores condições de preço e descontos oferecidos por esses estabelecimentos online.

artigo-compras-online-de-natalEntretanto, para evitar problemas e atrasos na hora de receber o produto, é preciso ficar atento aos prazos de entrega prometidos pelas empresas. Se você pretende comprar presentes para o Natal em lojas online, não deixe de ler esse post e conferir alguns cuidados a serem tomados e quais são seus principais direitos caso algo saia errado. Acompanhe!

4 cuidados na hora de comprar presentes para o Natal pela internet

Confira alguns cuidados para não ter problemas nas compras em lojas virtuais:

1. Busque referências sobre a empresa

O primeiro passo antes de fazer qualquer compra online é identificar o fornecedor, verificar seu endereço, telefone e CNPJ. Com essas informações em mãos, busque referências da empresa e levante se a mesma é confiável. Para isso, você pode pedir indicações de parentes e amigos que já compraram ou até mesmo pesquisar por referências na internet e junto aos cadastros de reclamações dos PROCON’s.

2. Guarde o comprovante do pedido

Após finalizar sua compra online, imprima ou salve um printscreen da tela. Muitas empresas costumam enviar aos seus clientes e-mails de confirmação do pedido contendo todas as suas informações como o prazo de entrega e modo de envio. Outra dica importante é exigir a Nota Fiscal para garantir a troca ou a devolução caso o produto recebido apresente algum defeito ou não seja como esperado.

3. Leia a política de troca e devolução de produtos

Muito embora haja uma regra geral estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor sobre como deve ser a troca e a devolução de produtos comprados online, é extremamente relevante que você verifique se a empresa cumpre essas regras e não cria obstáculos a elas. Por exemplo, evite comprar produtos de lojas que dificultam a devolução e atrasam na hora de enviar a autorização de re-postagem.

4. Compre com antecedência

No final do ano, as compras pela internet costuma triplicar aumentando muito a demanda das lojas, transportadoras e dos Correios. Por isso, não deixe para comprar em cima da hora achando que a sua mercadoria vai chegar a tempo para o Natal, porque o risco de não chegar é enorme. As empresas devem cumprir os prazos prometidos, mas se o atraso é por culpa dos Correios, não há muito o que fazer a não ser esperar!

Direitos do consumidor no atraso da entrega

Se mesmo com todos os cuidados acima, seu pedido chegar atrasado para o Natal, saiba o que você pode fazer:

1. Exigir a entrega

Se ainda for de seu interesse receber o produto, você pode entrar em contato com a empresa e pressioná-la a entregar sua encomenda o mais rápido possível, mesmo que, para isso, outra forma de envio tenha que ser utilizada e o fornecedor arque com esses custos.

2. Cancelar a compra e ser restituído

Caso o atraso na entrega faça com que você perca o interesse em receber o produto, há a opção de fazer o cancelamento da compra e o valor integral – inclusive o frete – ser restituído com juros e correção monetária.

3. Aceitar outro produto equivalente

O pedido atrasou para ser postado e a empresa alegou que está sem estoque. Nessas situações, caso seja conveniente a você, poderá aceitar outro produto ou prestação da empresa de valor equivalente.

4. Arrepender-se da compra e devolver o produto à empresa

O direito de arrependimento é garantido ao consumidor não só nas entregas com atraso, mas em todas as compras feitas fora do estabelecimento comercial. Recebido o produto, o comprador tem 7 dias para se arrepender da compra e devolver a encomenda sem ter que justificar seus motivos para isso. Os custos com o frete para a devolução serão pagos pela empresa.

Agora que você já acompanhou nossas dicas sobre como comprar presentes para o Natal em lojas online sem dores de cabeça, que tal nos seguir no Facebook para acompanhar outros posts interessantes assuntos interessantes do dia a dia?


Atualizado em 14-12-2016 T 10:51:58+00:00.
Moisés

Autor: Moisés B.

Administração do PegaDesconto

Comente e avalie este post:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 pessoas votaram, avaliação: 5,00 de 5)
Carregando...

Comente...

Notificação
JOELMA
Nível 9

gosto de fazer compras sempre que posso ainda mais com os cupons que encontro aqui no PegaDesconto

Priscila Lima
Nível 4

No natal passado só comprei presente para o meu filho, minha mãe e meu namorido porque a situação tava difícil. Mais gostei muito do post. Parabéns.

ViniSantana
Nível 3

Tão bom fazer comprinhas de Natal…

Plinio
Nível 1

Natal em tempo de crise presentes mais em conta sem gastar muito mas na data certa.

Marcio
Nível 8

natal tempo de presentear …

wpDiscuz

Toque para entrar ou cadastrar

Assine Gratuitamente!

Permita receber gratuitamente no seu e-mail (de 1 a 3x por semana) códigos de cupons de desconto para economizar em compras online e ainda ganhe recompensas e concorra a prêmios de sorteios mensais! 

Nunca compartilhamos seus dados com terceiros. Você pode pedir para remover seu e-mail da base a qualquer momento.

Acesse a caixa de entrada do seu e-mail e CONFIRME sua assinatura gratuita!

Quase pronto...

Aproveite que você compartilhou este conteúdo e siga os perfis sociais do PegaDesconto para ficar por dentro de novos cupons de desconto e promoções.

Compartilhar desconto com um amigo