Fazer compras internacionais já é costume de muitos brasileiros. Além de toda comodidade e praticidade, são oferecidas outras vantagens, como privacidade nas escolhas, preços mais acessíveis, vários tipos de promoções, descontos, e segurança nas transações online. Para mais, o principal benefício nesse tipo de compra é a oferta de muitos produtos que dificilmente são encontrados no Brasil.

Entretanto, é importante ter uma atenção especial para que tudo saia do jeito que você espera, tanto em relação à qualidade quanto ao preço dos produtos.

Ficou interessado? Então continue a leitura deste post e confira quais são os principais cuidados que você deve ter ao realizar uma compra internacional!

1. Tenha cuidado com a pirataria nas compras internacionais

Há muitos sites que vendem mercadorias falsificadas, o famoso “produto pirateado”. O pior é que o comprador só vai descobrir sobre a pirataria depois que o produto chega. Na maioria das vezes, não tem o que fazer, pois reclamar é uma ação quase que inútil nesses casos.

Por isso, é elementar que você tenha muito cuidado ao selecionar os sites. Procure aqueles que são de segurança. Pesquise quais são as melhores opções na internet e peça a sugestão de um amigo. Pode ter certeza que assim será bem mais improvável que você sofra com a pirataria.

2. Verifique a cobrança de impostos

A maioria dos produtos que vêm de outros países, como a China, diretamente para o Brasil recebe uma cobrança de taxa de importação. Apenas livros, revistas, medicamentos e jornais são isentos dessa tributação.

Geralmente, o valor do imposto é calculado de acordo com a soma do preço do produto, do frete escolhido e, por fim, do seguro cobrado pela transportadora.

Por esse motivo, é muito importante que você verifique essa cobrança e faça a conta. Geralmente, o resultado é cerca de 60% de todo o valor pago de início.

3. Informe-se sobre a política de trocas

Quando for realizar uma compra internacional, é válido que você se informe e se certifique em relação à política de troca e a possibilidade de devolução na loja. Prefira locais que aceitam esses termos, caso contrário, você terá que custear todo o processo de reenvio da mercadoria, mesmo se apresentar algum defeito.

4. Analise o frete

Mais um detalhe que você deve se atentar é em relação ao frete. Não é possível confiar totalmente nos prazos estipulados pelas lojas.

Muitas vezes não é por causa do estabelecimento, mas sim porque os produtos ficam muito tempo presos na alfândega (onde se encontra os departamentos responsáveis por fiscalizar as importações e exportações).

Por esse motivo, se você for comprar algo que precise em curto prazo, o indicado é não comprar no exterior. Lembre-se de analisar também o valor que você vai pagar pelo serviço. É possível que não valha à pena, devido a possibilidade de pagar por uma entrega mais rápida e mesmo assim o produto ficar preso.

5. Atente-se em relação a qualidade dos produtos

Ao contrário das importações comuns, as mercadorias compradas em sites do exterior não sofrem com a mesma fiscalização. Isso significa que produtos que precisam de um cuidado maior com a segurança podem não ter passado por nenhum teste no Brasil. Essa situação pode causar itens que estão fora das medidas de segurança nacionais e legais.

Vale mencionar também que as leis de defesa ao consumidor brasileiras não são válidas em sites internacionais.

Isso quer dizer que, se houver algum problema, torna-se difícil recorrer à justiça. Por esse motivo, lembre-se sempre de buscar referências de lojas confiáveis e que possuem produtos de qualidade.

É isso aí, agora você já sabe quais são os principais cuidados ao se realizar uma compra internacional. Não se esqueça de sempre verificar a loja, os termos, o frete, as regras internacionais e os métodos utilizados ao final da compra, okay? Por fim, aproveite as vantagens!

Você já passou por alguma experiência com compras internacionais? Então deixe o seu comentário no post e conte para nós. Até mais!

Leia também:

Assinar
Notificação
26 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon