Quando chega o fim do ano e as confraternizações com a família e os amigos, também é hora de planejar as compras dos presentes de natal. Porém, mesmo com o 13º salário, é preciso ter cuidado para não gastar demais e comprometer o orçamento.

Criança recebendo um presente de Natal. Foto: reprodução/internet.

Para ajudar, preparei este texto com 5 dicas sobre como economizar nas compras de natal. Leia mais!

1. Estabeleça um limite de gastos

O primeiro passo é estabelecer um limite de gastos com as compras. Com uma ideia do valor total disponível, é possível começar a buscar os presentes de natal para cada pessoa, tentando se manter dentro do orçamento. Quando decidir os produtos que serão adquiridos, verifique se eles estão dentro do orçamento e, em caso negativo, procure alternativas.

Para verificar os preços você pode procurar ferramentas online de comparação para analisar os valores, além de visitar lojas do comércio local para conhecer melhor o produto e conhecer as ofertas.

Dessa forma, você consegue fazer um bom planejamento e evita excessos nos gastos, que podem prejudicar o orçamento do final do ano.

2. Busque opções na internet

Procurar opções online traz duas grandes vantagens. A primeira é que, pela internet, é mais comum pesquisar preços, vantagens da aquisição e produtos semelhantes para tentar garantir o melhor custo-benefício.

No ambiente online também é mais difícil cair nas compras impulsivas e, mesmo após a aquisição, em caso de arrependimento as políticas de trocas e devoluções permitem que o cliente devolva o produto em até 7 dias após a entrega — situação não aplicável nas aquisições em lojas físicas, quando se tem contato direto com o produto antes do negócio

Se for comprar na internet, mesmo achando preços variados, verifique os valores do frete e os prazos de entrega: com o volume de vendas no fim de ano, algumas lojas podem solicitar um prazo maior.

Ainda, em algumas situações, mesmo que um produto seja mais barato em outro site, fazer toda a compra em uma empresa apenas pode ajudar a economizar no frete e reduzir os gastos, além de ser possível encontrar promoções de fretes grátis a partir de determinado valor.

3. Pesquise em sites de compra coletiva

Outra opção para ajudar na economia é buscar sites de compra coletiva, como o Peixe Urbano e o Groupon. Eles costumam oferecer ofertas que podem significar uma grande economia para as compras dos presentes de natal.

Nesse tipo de compra, o desconto é vinculado à venda de determinado produto ou serviço para um número mínimo de consumidores. Após a oferta atingir a quantidade de interessados, o cliente tem acesso ao cupom para realizar o negócio. Se isso não acontecer no prazo estipulado, a oferta é cancelada.

4. Utilize cupons de desconto

As principais lojas online costumam ofertar cupons de desconto. Para ter acesso às ofertas, basta se cadastrar nas lojas de seu interesse: as promoções chegam por e-mail.

Tem inclusive lojas famosas oferecendo cupons para os produtos especificados, que ficam com os mesmos preços praticados na Black Friday que aconteceu no fim do mês passado.

Veja alguns exemplos de lojas recomendadas com cupons bem especiais para você comprar presentes de Natal economizando uma grana:

  • Cupons Zattini: a loja está divulgando aqui no PegaDesconto promoções de Natal com 30% de desconto, entre eles roupas, calçados, cosméticos, perfumes e outros produtos de saúde e beleza para homens e mulheres;
A loja de moda unissex Zattini, está divulgando excelente cupom de 30% no site.
  • Cupons de livrarias online: sites que vendem livros pela internet também estão com ótimas ofertas e códigos de cupons, a exemplo de Saraiva, FNAC, Cia dos Livros e Livraria Cultura;
  • Descontos em lojas virtuais de Joias e Relógios: uma opção de presente muito procurada neste período de festas são joias de ouro e prata e relógios. É uma opção para presentear que agrada muito e apresenta milhares de opções para todos os gostos em centenas de lojas virtuais confiáveis com cupons disponíveis;
  • Brinquedos para crianças e bebês: as lojas que oferecem códigos promocionais para compras de brinquedos, roupas infantis e calçados são muitas. Algumas que eu recomendo muito são Bebê Store, ToyMania, Dinda e Boutique Infantil, todas com descontos disponíveis aqui no site.

Também é comum que essas empresas firmem parcerias com sites que centralizam essas ofertas. Com esse serviço, você consegue ver as promoções disponíveis para cada loja e verificar se alguma delas é aplicável aos produtos que deseja.

Ainda é possível encontrar ofertas com frete grátis, descontos para pagamento no boleto bancário ou no cartão à vista, porcentagens ou valores de desconto para compras de alguns departamentos ou acima de um valor mínimo etc. Enfim, são diversas as vantagens que são oferecidas ao consumidor.

5. Não deixe para última hora

Essa dica é fundamental: comprando no último momento você corre o risco de não encontrar o produto disponível ou boas promoções. Nas lojas online, o prazo do frete pode impedir que o presente chegue a tempo para o natal.

Nas lojas físicas, as filas costumam ser extensas e a variedade de produtos mais restrita, devido à grande movimentação e ao volume de vendas nessa época do ano.

Por isso, o ideal é se planejar com cuidado, pesquisar preços antecipadamente e procurar descontos para garantir economia.

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim você ajuda outras pessoas na compra dos presentes de natal!

Leia também:

Assinar
Notificação
17 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon