Muito se engana quem acredita que cultivar plantas em casa tenha apenas um apelo estético ou decorativo. A jardinagem é uma excelente terapia para quem sofre com estresse, ansiedade e depressão, de acordo com médicos do Reino Unido. Além disso, algumas espécies de plantas também ajudam a purificar o ar, perfumam os ambientes e afastam vibrações negativas. E a boa notícia é que existem plantas fáceis de cuidar, para você desfrutar desses benefícios mesmo tendo pouco tempo ou poucos conhecimentos.

Quer trazer um pouquinho da natureza para dentro do seu lar, mas não sabe por onde começar? Então recomendamos que você acompanhe o artigo a seguir. Nele, o PegaDesconto separou 14 plantas fáceis de cuidar para você ter em sua casa ou apartamento mesmo que tenha uma rotina agitada ou não tenha muita habilidade com a jardinagem. Vale a pena conferir!

Plantas fáceis de cuidar em jardim externo

Quem nunca sonhou com um jardim digno de novela do horário nobre? Eles são tão bonitos que só de olhar já nos deixam mais conectados à natureza e relaxados, não é mesmo? É claro que no caso das novelas, eles são fictícios, mas você pode ter um de verdade em sua casa. Basta saber quais espécies de plantas cultivar em seu jardim, veja a seguir!

Cactos e suculentas

cactos e suculentas são plantas fáceis de cuidar e que se adaptam em ambientes internos e externos.
Cactos e suculentas são plantas fáceis de cuidar e que se adaptam em ambientes internos e externos.

Para quem está dando os primeiros passos na jardinagem, os cactos e as suculentas são uma das plantas mais fáceis de cuidar. De vários tipos, cores e tamanhos, eles exigem boa iluminação natural e pouca manutenção, já que são muito resistentes. Só para se ter uma ideia, eles devem ser regados no máximo, 2 vezes na semana.

Além disso, os cactos e as suculentas são versáteis e podem ser cultivados em vasos, terrários ou diretamente nos jardins. Combine diferentes espécies e tenha ambientes mais atrativos, coloridos e alegres.

Clorofito

Clorofito ajuda a purificar o ar
Clorofito ajuda a purificar o ar.

Outra entre as plantas fáceis de cuidar e que possuem potencial de embelezar o seu jardim é a Clorofito. Assim como os cactos e as suculentas, essa espécie também exige pouca água e manutenção e pode ser cultivada em sol pleno ou meia sombra. De fácil crescimento, a Clorofito também ajuda a purificar o ar dos ambientes, o que é ótimo para quem sofre com doenças respiratórias.

Begônia

De acordo com o Feng Shui, a begônia é símbolo de fertilidade
De acordo com o Feng Shui, a Begônia é símbolo de fertilidade.

Já a Begônia é uma das plantas floríferas de fácil cultivo e dependendo do clima da região pode dar flores o ano inteiro. Ela pode ser plantada em vasos e diretamente no solo, em jardins externos, desde que seja um local de meia sombra. Sua grande vantagem é a quantidade de cores que possui, que pode variar entre rosa, vermelha, amarela e branca.

A Begônia também se destaca entre as plantas fáceis de cuidar por não precisar de muita água para se desenvolver. No entanto, as suas regas devem ser regulares, cerca de 2 vezes na semana. Vale a pena ainda ressaltar que segundo as tradições chinesas, a Begônia é símbolo de fertilidade.

Areca Bambu

Areca Bambum é uma das plantas fáceis de cuidar mais populares que existe
Areca Bambum é uma das plantas fáceis de cuidar mais populares que existe.

A Areca Bambu é uma das plantas fáceis de cuidar das mais populares que existe. Suas folhas grandes, verdes e ramificadas embelezam qualquer jardim. Ela é bem resistente, tolera o sol pleno e exige regas regulares. Além disso, possui fácil crescimento e pouca manutenção, que se resumem a retirar as folhas secas e aparar as mudinhas que vão crescendo ao redor.

Zamioculca

A Zamioculca é uma planta originária da África tropical
A Zamioculca é uma planta originária da África Tropical.

A Zamioculca possui folhas graciosas, verdes e resistentes. Apesar de ser normalmente cultivada em vasos, ela também pode ser plantada em jardins externos, em meia sombra ou sol pleno. A espécie é originária da África tropical, possui bom crescimento e requer pouca manutenção com regas de 2 a 3 vezes na semana.

Cróton

O Cróton alcança até 3 metros de altura
O Cróton alcança até 3 metros de altura.

O Cróton é um arbusto exuberante que pode alcançar até 3 metros de altura, quando cultivado em jardins externos, diretamente no solo. De cores variadas e vivas, a planta exige poucos cuidados, como regas de 2 a 3 vezes por semana, no máximo. Por isso, é a espécie mais indicada para iniciantes na jardinagem ou para pessoas que tenham uma rotina muito corrida.

Entretanto, cabe destacar que o cróton é uma planta tóxica e por causa disso, deve ser mantida longe de crianças e de animais de estimação. Apesar desse detalhe, o cróton oferece mais vida e alegria aos jardins.

Alecrim

Além do uso culinário, o Alecrim também serve para decorar a casa
Além do uso culinário, o Alecrim também serve para decorar a casa.

Além das plantas fáceis de cuidar listadas anteriormente, o Alecrim também merece o seu lugar ao sol (literalmente). Amplamente utilizada na culinária, a erva possui folhas pequenas e pontiagudas, que dão um toque de sabor em diversas receitas.

Muito além do uso culinário, o Alecrim também ajuda a decorar e a perfumar os ambientes, pois é um arbusto muito charmoso. De acordo com as crenças populares, acredita-se que o Alecrim afaste energias ruins e ofereça proteção às pessoas. Há quem acredite também que a planta tenha o potencial de atrair prosperidade para o lar.

Versátil, o Alecrim pode ser usado ainda na aromaterapia para tratar distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão. Para ter o seu alecrim sempre bonito, plante-o em um local no jardim que tenha entre 3 e 5 horas de luz solar plena. Nos primeiros meses, recomenda-se manter o solo sempre úmido e quando a planta já estiver desenvolvida, fazer a sua manutenção com regas periódicas de no máximo 3 vezes na semana.

Roseiras

As rosas são símbolos de feminilidade
As rosas são símbolos de feminilidade.

As roseiras também são consideradas plantas fáceis de cuidar, já que preferem o sol pleno e não exigem muitas regas. No inverno ou no verão, o ideal é regar as roseiras no máximo duas vezes na semana, pois suas raízes não admitem solo muito úmido.

Além do perfume maravilhoso, as roseiras também se destacam pelas suas flores coloridas e delicadas, que inclusive são comestíveis. Das flores das roseiras, produz-se óleos essenciais, perfumes e incríveis receitas culinárias.

Plantas fáceis de cuidar em ambientes internos

Quando pensamos em plantas fáceis de cuidar em ambientes internos, logo imaginamos espécies que não dependem de muita luz do sol para sobreviver. De certa forma, esse pensamento não está de todo errado, mas cultivar plantas dentro de casa vai muito além disso.

É preciso saber também quais espécies se adaptam melhor em determinados ambientes e como fazer para que suas flores ou folhas fiquem sempre bonitas, mesmo sem a incidência da luz solar. Veja mais abaixo.

Costela de Adão

A Costela de Adão é uma das plantas fáceis de cuida e queridinha de arquitetos e decoradores
A Costela de Adão é uma das plantas fáceis de cuidar e queridinha de arquitetos e decoradores.

A Costela de Adão é uma planta cujas folhas se assemelham a uma costela, e por isso, tem esse nome. É uma planta ornamental que se destaca na decoração de ambientes, sendo uma das queridinhas de arquitetos e decoradores. Ela pode ser cultivada em vasos sem nenhuma dificuldade, desde que a terra fique sempre úmida.

Ademais, a Costela de Adão requer luz indireta para crescer, sendo mais indicada para salas de estar, sacadas e varandas com pouca insolação (sol da manhã). Outro detalhe é que as suas folhas são de tamanho médio e portanto, precisam de espaço para se desenvolver. Então, nada de mantê-la muito próxima a outras espécies ou em locais muito apertados, viu?

Samambaias

Existem aproximadamente 200 espécies de samambaias diferentes
Existem aproximadamente 200 espécies de samambaias diferentes.

Semelhantemente à Costela de Adão, as Samambaias também são plantas fáceis de cuidar e acrescentam vida a qualquer decoração. De vários tipos e formatos, elas são mais indicadas para varandas e sacadas, onde haja luz solar (indireta) e ventilação abundante.

Para mantê-las sempre bonitas, a recomendação é sempre retirar as folhas secas e manter o substrato úmido, porém, não encharcado. Tenha em mente também que as Samambaias são alvo fáceis de lagartas, principalmente das verdes. Ou seja, periodicamente você vai ter que investir em inseticidas apropriados, utilizando-os conforme recomendação do fabricante.

Violetas

Violetas são graciosas e decoram qualquer cantinho com muito bom gosto
Violetas são graciosas e decoram qualquer cantinho com muito bom gosto.

Delicadas, as violetas são espécies que também podem ser cultivadas em ambientes internos sem nenhuma dificuldade. Aliás, as suas flores singelas, coloridas e perfumadas decoram os ambientes com muita leveza e sofisticação.

As violetas devem ser cultivadas em vasos e em locais bem iluminados, mas longe da incidência solar direta. Nesse sentido, os ambientes ideais para a espécie são salas de estar, varandas e sacadas.

As violetas decoram qualquer cantinho com muito charme, ou seja, não exigem muito espaço disponível para se desenvolverem. Elas ficam muito bem em mesinhas de centro e estantes e exigem poucas regas.

Orquídeas

Estima-se que existam mais 35 mil espécies de orquídeas diferentes na natureza
Estima-se que existam mais 35 mil espécies de orquídeas diferentes na natureza.

Ao contrário do que se imagina, as orquídeas também são plantas fáceis de cuidar, desde que escolhida a espécie certa. Estima-se que existam milhares de orquídeas na natureza, mas apenas 10 tipos são os mais cultivados em casa:

  • Phalaenopsis;
  • Cymbidium;
  • Paphiopedilum;
  • Cattleya;
  • Dendrobium;
  • Vanda;
  • Oncidium;
  • Epidendrum;
  • Ludisia;
  • Maxillaria.

Ambos os tipos de orquídeas listados acima são fáceis de cultivar, gostam de bastante luminosidade, mas longe do sol pleno. Assim como as violetas, são ideais para embelezar ambientes de socialização, como varandas, salas de estar e jantar. Para mantê-las saudáveis, procure regá-las no máximo 3 vezes na semana, mas sem encharcar o solo.

Bambu da Sorte

Bambu da Sorte transmite boas vibrações para os ambientes
Bambu da Sorte transmite boas vibrações para os ambientes.

De acordo com as tradições chinesas, o Bambu da Sorte é um planta que transmite boas vibrações. Seu caule geralmente é torcido para que assuma um determinado formato, o que confere sofisticação e personalidade aos ambientes.

Resistente, a planta exige pouca luz natural para sobreviver e por isso, pode ser inserida em ambientes como banheiros e cozinhas. Sua rega deve ser feita no máximo 3 vezes na semana.

Lavanda

A lavanda é uma das plantas fáceis de cuidar para se ter no quarto
A Lavanda é uma das plantas fáceis de cuidar para se ter no quarto.

Também conhecida como Alfazema, a Lavanda é uma planta de fácil cultivo e boa para se ter no quarto. Isso porque além de bela e delicada, ela também possui princípios ativos que ajudam a relaxar o corpo e a mente, promovendo um sono reparador.

Contudo, esteja atento, pois a Lavanda é uma planta que gosta de ambientes bem iluminados. Portanto, mesmo que você a cultive em seu quarto, mantenha-a perto da janela ou em algum cantinho que receba luz solar direta. Quanto à rega, esta pode ser feita somente quando o solo estiver seco, mais ou menos a cada cinco ou sete dias, dependendo do clima da região.

Onde comprar plantas fáceis de cuidar pela internet e com desconto?

Agora que você já conhece algumas plantas fáceis de cuidar, é hora de saber onde adquirir as melhores espécies para levar um pouquinho da natureza para dentro do seu lar. A boa notícia é que você pode fazer isso de casa ou de onde estiver, pois existem sites especializados na venda de mudas e sementes de diferentes tipos de plantas.

Eles possibilitam que as pessoas convivam com o verde mesmo morando em grandes centros urbanos. Com apenas alguns cliques na tela do seu computador ou celular você deixa a sua casa mais bonita, mais saudável e com boas energias. E com os códigos promocionais do PegaDesconto, você economiza muito em sua compra. Veja onde comprar!

Plantei

Fundada em 2013 pelo empresário Bruno Vieira e pelo biólogo Daniel Barreto, a Plantei é uma loja online que por meio da comercialização de mudas, sementes e acessórios de jardinagem, permite que pessoas de todos os lugares do Brasil tenham contato com a natureza, mesmo morando em centros urbanos.

Aproveite os cupons promocionais para comprar plantas e acessórios na Plantei com muita economia
Aproveite os cupons promocionais para comprar plantas e acessórios na Plantei com muita economia. Crédito: Plantei

Para isso, a Plantei oferece entrega rápida, excelência no atendimento, frete justo e várias formas de pagamento para facilitar a compra de seus clientes. E como se já não bastassem essas vantagens, você ainda conta com os códigos promocionais do PegaDesconto para comprar plantas fáceis de cuidar, vasos e cachepots, fertilizantes, treliça para jardim vertical entre tantos outros produtos do conforto do seu lar. Aproveite!

Mercado Livre

Outro site para comprar plantas fáceis de cuidar em ambientes externos ou internos é o Mercado Livre. O MarketPlace reúne bons fornecedores, garante entrega rápida e possui várias formas de pagamento. De plantas populares a exóticas você encontra por lá, vale a pena dar uma olhada!

E por falar em variedade de pagamentos, saiba o que é e como funcionam os pagamentos e transferências PIX.

Jardim exótico

Assim como a Plantei, o Jardim Exótico é um site especializado na venda de flores, sementes e vasos. Contudo, o seu grande diferencial é oferecer frutíferas em vasos, para serem cultivadas mesmo em locais pequenos.

Aproveite os cupons de desconto do PegaDesconto para comprar no Jardim Exótico pagando bem menos
Aproveite os cupons de desconto do PegaDesconto para comprar no Jardim Exótico pagando bem menos. Crédito: Jardim Exótico.

Há 6 anos no mercado, a empresa surgiu de uma coleção particular de frutíferas raras e exóticas. Desde a sua criação, o Jardim Exótico se ocupa em dividir com amantes e colecionadores as melhores espécies de plantas ornamentais e medicinais. É possível ainda encontrar bonsais e óleos essenciais.

Gostou de saber que o Jardim Exótico pode acrescentar aos seus ambientes mais verde e mais sabor? Então vai adorar saber que graças à parceria da empresa com o PegaDesconto você pode comprar as suas plantas favoritas sem sair de casa e pagando muito menos. Aplique este código promocional em seu carrinho de compras e garanta R$ 40 OFF em pedidos acima de R$ 130. Mas corre que é por tempo limitado!

Dicas para comprar plantas fáceis de cuidar para embelezar a sua casa ou apartamento

Graças à internet, ter um cantinho verde em casa nunca foi tão fácil. Com apenas alguns cliques na tela do seu celular ou computador você garante as melhores espécies para embelezar o seu lar, com comodidade, praticidade e economia. Contudo, é preciso estar atento a algumas dicas antes de fechar o pedido, conforme você confere adiante:

  • Escolha uma loja online de plantas confiável: pesquise a reputação da empresa na internet, avalie o nível de satisfação de outros consumidores com as espécies adquiridas e veja se a loja fornece todos os acessórios e adubos para manter a sua planta bonita e saudável;
  • Avalie os melhores ambientes para cada espécie: antes de efetuar a compra, veja onde deseja colocar a planta, para saber se ela se adapta ao ambiente;
  • Cuidado com o frete: para a compra valer a pena, o frete precisa ser justo. Ele não deve ser abusivo e deve ser feito por empresas especializadas que garantam a entrega das plantas ornamentais em perfeito estado;
  • De olho nos descontos: aproveite os códigos promocionais do PegaDesconto para comprar plantas fáceis de cuidar pela internet e pagando mais barato!

E você, gosta de jardinagem? Tem jardim externo ou planta dentro de casa? Então que tal aproveitar os comentários para compartilhar algumas dicas de cuidados com as plantas com outros leitores do blog?

Leia também:

46 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto