Quando você está comprando uma TV, um dos fatores mais observados e predominantes é a resolução da imagem. O mundo das TVs mudou muito nos últimos anos e existem novas certificações, todas voltadas para ajudar a tecnologia a dar o próximo passo. Todas elas possuem siglas, como HDR e BT.2020, mas o que você precisa entender mesmo é sobre a tecnologia 4K.

As TVs 4K dominaram os cenários nos últimos anos. A Netflix é uma das que mais utiliza a tecnologia, com quase todos os seus novos programas originais sendo exibidos no formato. Porém, a Amazon Video não está muito atrás. Já no lado dos jogos, a resolução já existe no Xbox One S e no PS4 Pro.

Para que você entenda completamente sobre o assunto, no post de hoje faremos um compilado de informações sobre esse formato de vídeo que está revolucionando o modo de assistir TV. Acompanhe!

Afinal, o que é a tecnologia 4K?

O 4K se refere a uma das duas resoluções de alta definição: 3840×2160 pixels ou 4096×2160 pixels. Ele equivale a quatro vezes a resolução do pixel ou duas vezes a resolução da linha (2160p) de 1080p (1920×1080 pixels), que é um dos principais padrões de resolução de alta definição do consumidor atual. As outras resoluções utilizadas atualmente são 720p e 1080p.

Comparação de tamanho de imagem entre as resoluções SD, FULL HD e 4K.

Essa resolução está sendo empregada em uma base crescente na projeção comercial de cinema digital através da opção de 4096×2160 pixels, onde mais e mais filmes são filmados ou masterizados nesse formato.

As duas imagens a seguir representam bem a diferença de resolução FULL HD contra 4K, comparando imagens em nível de pixels, veja:

Imagens são mais profundas, com maior definição.
Comparação entre imagem HD e imagem 4K em um jogo de videogame.

Por que optar por essa tecnologia?

O que torna o 4K — Ultra HD ou UHD — significativo é que, com o uso de tamanhos de tela de TV cada vez maiores, além de projetores de vídeo, esse formato fornece imagens visíveis muito mais detalhadas e menos pixels do que 1080p, que parece ótimo até cerca de 80 polegadas e ainda pode parecer bom em tamanhos de tela maiores. Mas somente o UHD pode oferecer uma imagem ainda melhor para esses tamanhos de tela maiores.

Além disso, ao empregar um painel ou tela de resolução Ultra HD, as imagens 3D visualizadas através dos óculos podem ser exibidas com resolução de 1080p para cada olho. O bônus adicional é que, ao visualizar imagens 2D na mesma TV, a imagem terá uma resolução completa de 4K.

Outra vantagem das TVs 4K é a tecnologia High Dynamic Range, ou apenas HDR, que é capaz de expandir o alcance dos níveis de brilho claro e escuro. Dessa forma, a riqueza das cores das imagens na tela é muito maior se comparada a TVs sem o HDR. Veja uma comparação na imagem abaixo:

Comparativo de tela sem HDR (esquerda) com TV 4K com HDR (direita).

Como escolher uma TV 4K?

Escolher o tipo e tamanho certo de uma TV com a tecnologia UHD é muito importante. Quando você vai à uma loja de eletrônicos ou faz uma busca online, há uma grande variedade de TV para escolher. Por isso, é importante verificar a quantidade de pixels, pois quanto mais pixel melhor, visto que isso proporcionará uma imagem mais suave.

Ao escolher qualquer TV, é sempre apropriado descobrir uma de tamanho apropriado para o cômodo de sua casa. Se você está escolhendo uma TV 4K, é aconselhável se sentar mais perto da sua tela ou aumentar significativamente o tamanho dela. Só então determine se uma TV Ultra HD pode ser ideal para sua situação.

Além do mais, já existem várias formas de adquirir esse tipo de tecnologia de forma acessível como o uso de cupons de desconto. Por isso, antes de efetuar a compra desse produto, busque por alguma empresa que forneça esse tipo de cupom para auxiliar na sua aquisição.

A crescente disponibilidade da tecnologia UHD oferece aos consumidores uma imagem de exibição de vídeo muito melhorada para aplicações de tela maior e pode reduzir a capacidade dos espectadores de ver qualquer estrutura de pixels visível na tela, a menos que você se posicione extremamente perto dela.

Isso significa bordas ainda mais suaves e profundidade — na verdade, quando combinado com taxas de atualização de tela mais rápidas, a tecnologia Ultra HD tem o potencial de fornecer quase tanta profundidade como 3D sem a necessidade de óculos.

Como você pode perceber, a tecnologia 4K está em alta e é capaz de proporcionar vários benefícios e vantagens na hora de você assistir a sua programação preferida na TV.

Gostou do conteúdo desse post? Então leia agora mesmo um artigo com os 6 melhores jogos gratuitos de MMO e estratégia online e continue por dentro de mais assuntos de tecnologia!

Leia também:

Assinar
Notificação
34 Comentários
novos
antigos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PegaDesconto
Left Menu Icon