Quem não gosta de descansar fazendo uma viagem de férias? Sozinho, com a família, amigos ou parceiro, não importa: conhecer novos locais e culturas é sempre uma oportunidade de crescimento pessoal.

No entanto, sabemos que não é uma atividade barata: viajar envolve gastos com alimentação, hospedagem, ingressos para pontos turísticos, guias e muito mais. É por isso que um bom planejamento é essencial para aproveitar o passeio, economizando muito.

Quer saber como fazer uma viagem de férias gastando pouco? Confira nossas dicas neste post!

Compre as passagens com antecedência

Quanto mais tempo você demora para comprar a passagem da viagem de férias, mais cara ela fica. Isso ocorre porque o valor tende a aumentar conforme a data se aproxima. Uma passagem para 15 de setembro, por exemplo, provavelmente estará bem mais barata em maio do que no final de agosto.

Decida com antecedência o seu roteiro e use sites de monitoramento para olhar diversas possibilidades de horários nas principais companhias aéreas. Aproveite também datas como Black Friday e Dia do Consumidor, que costumam ter promoções em passagens, hospedagens e pacotes.

Google Voos monitora o valor das passagens nos dias em que você estipula e também notifica quando uma data próxima oferece desconto ― tudo isso sem cobrar valor adicional e já com as taxas que as companhias costumam incluir.

Você também pode usar cupons de desconto para aproveitar promoções diretamente no site das operadoras de voo, em pacotes de viagem ou em sites, como o Decolar.com.

Verifique o programa de milhagem do seu cartão

Os pontos do seu cartão podem ser trocados por passagens aéreas. Funciona assim: cada vez que você paga sua fatura de crédito, começa a juntar pontos na conta. A validade varia de acordo com cada banco, portanto, é sempre bom dar uma conferida. Cada companhia aérea tem um programa de fidelidade específico:

  • Smiles, da Gol;
  • Multiplus, da LATAM;
  • TudoAzul, da Azul;
  • Amigo, da Avianca.

É só escolher o que mais tem a ver com seu perfil e aderir. Assim, toda vez que você fizer o pagamento da fatura, os pontos vão automaticamente para o programa. Dependendo da quantidade, você pode usar as milhas para complementar o valor da passagem ou para comprá-la pelo preço integral.

Além disso, você pode usar o MaxMilhas: lá, pessoas cadastradas em programas de milhagem colocam suas milhas à venda. Quando você faz uma busca no sistema por uma passagem, ele mostra o valor no site da companhia e com as milhas cadastradas por terceiros. A partir daí, você consegue observar qual valor compensa mais.

Compare as opções de hospedagem

Casas, hotéis, apartamentos e hostels são apenas algumas das opções de hospedagem que você tem disponíveis. Com tantas alternativas, fica difícil escolher onde ficar.

Para facilitar sua vida, leve em conta suas prioridades: conforto, proximidade com pontos turísticos, vida noturna, espaço, tranquilidade. Pense também na quantidade de pessoas que vão participar da viagem de férias. Observe também fotos dos locais e referências de outras pessoas que se hospedaram lá.

Sites como TrivagoBooking.com e Airbnb oferecem preços em conta e segurança ao reservar sua hospedagem. Eles também trazem notas e comentários dados pelos hóspedes. Dê preferência para os locais que ofereçam café da manhã.

Pesquise cupons e promoções na internet

Além de descontos em passagens aéreas, o PegaDesconto tem cupons e promoções em pacotes, hotéis, casas de câmbio, atrações turísticas, locações de transporte e aplicativos para motoristas particulares. É possível economizar consideravelmente em vários aspectos da sua viagem, portanto, fique de olho no site.

Em atrações que exigem ingressos, a compra pela internet ajuda a evitar filas e taxas. Em alguns casos ― contratação de guias de turismo, por exemplo ― é possível conseguir excelentes descontos para grupos.

Estipule um valor máximo de gasto

Conhecendo a média de preços das refeições, atrações turísticas, transportes e outras despesas que você pretende ter durante a viagem, fica mais fácil calcular o gasto diário. Tendo esse valor em mente, estipule o valor máximo de dinheiro que pretende usar por dia ― mas coloque uma porcentagem a mais para cobrir despesas inesperadas.

Se possível, evite usar o cartão de crédito em compras pequenas. A fatura pode vir logo depois que você voltar das férias, quando, provavelmente, o dinheiro estará curto. Além disso, se a viagem for internacional, os valores ainda estarão sujeitos à cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e variação de câmbio.

Pense também nas refeições: faça uma mais reforçada (almoço ou jantar) e pegue leve nas outras. Quando sair para um passeio, se possível, leve lanches na bolsa.

Faça um bom roteiro

Planeje as atrações, pontos turísticos e até festas em que deseja ir em cada dia. Se possível, deixe os passeios em locais próximos para a mesma data, assim, você economiza com transporte e refeições.

Uma forma fácil de montar um roteiro é conversar com amigos que já visitaram o destino. Pergunte sobre os pontos turísticos, entradas, valores e proximidade. Aproveite também o Google Maps para fazer um cálculo da distância entre uma atração e outra.

Calcule qual o melhor caminho e veículo para o transporte do aeroporto até o lugar onde você vai se hospedar. Táxis podem sair com um preço final alto e aplicativos como Uber e Cabify não funcionam nessas áreas. As companhias aéreas costumam ter parcerias com locadoras de carro, dando um bom desconto no valor final.

Por fim, se o transporte público do local funcionar corretamente, não pense duas vezes em optar por ele.

Fique atento às atrações gratuitas do destino

Lugares com muitos pontos turísticos costumam ter atrações gratuitas. Se você gosta de museus, por exemplo, semanalmente há datas em que a entrada ou determinadas exposições são sem custos. Se você for estudante, aproveite também atrações que dão descontos para quem apresenta a carteirinha.

Pergunte para amigos que visitaram a cidade e moradores do local. A internet é uma fonte inesgotável de sugestões de passeios gratuitos e, além de sites como o TripAdvisor, que mostram avaliações e comentários de viajantes do mundo todo, você pode usar o aplicativo Fousquare, que usa o GPS do smartphone para indicar atrações próximas ao local onde você está.

Como você viu, uma viagem de férias exige um bom planejamento prévio, mas todo o esforço vale a pena. Aproveitando passeios gratuitos, descontos, cupons e promoções, é possível economizar muito e aproveitar tudo o que o local de destino tem de melhor. Portanto, se você pretende viajar, comece agora o seu planejamento.

Quem quer fazer uma viagem de férias sabe que tem que reduzir as despesas e, para isso, nada melhor do que aproveitar os descontos! Entre em contato com o PegaDesconto e saiba como economizar usando cupons e pontos!

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
41 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
41
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
PegaDesconto